E se eu te disser que o seu emprego dos sonhos pode estar mais perto do que você imagina?
Pode ser um emprego com uma alta remuneração, com horários flexíveis ou que simplesmente te proporcione o status social que você almeja. Independente do que você sonha como profissional, você pode conquistar ainda em 2025.
É claro, nada disso vai simplesmente cair do céu. É necessário ter organização, disciplina e persistência. Mas, como você vai conferir a seguir, o processo até o seu destino final pode ser mais fácil do que parece.
Bora conferir como conquistar o emprego dos sonhos em 2025?
1. Planeje seu futuro
Sabe aquela frase do livro Alice no País das Maravilhas que diz que “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”? Pois bem, ela também se aplica para quando falamos de nossas carreiras.
Por mais óbvio que possa parecer, para alcançar o emprego dos sonhos é necessário, antes de qualquer coisa, entender o que você realmente quer para a sua vida, o que não costuma ser fácil de responder.
Algo que pode ajudar nesse processo, ao invés de pensar em qual seria o emprego perfeito para toda a sua vida, é pensar onde você gostaria de estar daqui 5 anos, ou até mesmo ao final do próximo ano. Pensar dessa forma pode te ajudar a ter mais foco para traçar um objetivo principal no qual você vai se dedicar, além de te permitir traçar metas mais realistas.
E por falar em metas, coloque no papel quais são as metas que precisam ser alcançadas para te levar em direção a esse objetivo. Pense com calma e não se preocupe em levar tempo para concluir esta etapa. Quanto mais detalhes você conseguir colocar em seu planejamento, mais fácil será para seguir em frente.
2. Busque se conhecer
Agora que você já sabe onde quer chegar e o que é preciso para chegar até lá, você precisa olhar para onde está neste momento e o que precisa mudar ou aperfeiçoar para chegar ao destino final. E isso é algo que vai mudar muito de pessoa para pessoa, mas, para facilitar um pouco, vamos trazer algumas dicas mais específicas para alguns perfis.
Se você está começando agora a sua trajetória profissional, é válido buscar entender o que as empresas buscam em um profissional para preencher uma vaga de estágio. Uma pesquisa feita pela Start Carreiras mapeou os interesses de quem contrata estagiários ao analisar mais de 1400 vagas publicadas por 757 grandes empresas brasileiras, e apresentou as 10 habilidades mais requisitadas para esses cargos, que você pode conferir no conteúdo a seguir.
Se ao invés de um estágio, o que você procura é por um emprego como júnior, as exigências serão diferentes, mas a Coordenadora de Recrutamento e Seleção da Gateware, Thatyane Costa, contou como se preparar para uma vaga júnior no mercado da tecnologia. Além disso, no conteúdo a seguir, você pode encontrar outras dicas para conseguir seu primeiro emprego em TI, e como aproveitar as oportunidades nesse momento.
Agora, se você é um profissional SAP, o que você precisa é entender e dominar as principais metodologias que os recrutadores esperam encontrar para preencher as vagas abertas. Isso porque dominar apenas as ferramentas específicas do ERP pode não ser um diferencial tão grande. Para conseguir se preparar para seu objetivo, confira este conteúdo e conheça as metodologias mais valorizadas no recrutamento de profissionais SAP.
Soft Skills
Agora, independente da sua experiência profissional, ou de qual vaga você busca neste momento, as soft skills sempre serão valorizadas.
Essas habilidades, também conhecidas hoje em dia como Power Skills (devido a importância crescente que receberam recentemente nos processos seletivos), são as habilidades comportamentais que fazem parte da personalidade de uma pessoa e são desenvolvidas por meio das experiências pessoais, cultura e vivências de cada um.
Nós fizemos uma lista com as principais hard skills e soft skills que serão procuradas pelos recrutadores em 2025, como você pode conferir no link a seguir.
Além disso, algumas habilidades costumam ser bastante exigidas pelo GW Outsourcing, então se você pretende se juntar a nossa tripulação, confira também quais são as habilidades que mais valorizamos por aqui.
3. Se desenvolva
Sabendo quais são as habilidades mais buscadas pelo mercado e quais ainda precisam ser desenvolvidas por você, chegou a hora de ir atrás disso, não é mesmo?
Diferente do que alguns profissionais costumam pensar e propagar por aí, investir em novas habilidades não precisa ser algo caro. Na verdade, muitas habilidades para quem trabalha com tecnologia podem ser adquiridas até mesmo de graça.
Nós preparamos uma lista com dicas para você que quer conquistar o emprego dos sonhos em 2025, mas precisa de soluções mais acessíveis para se desenvolver.
Além das habilidades tech, muitas empresas procuram por profissionais que sejam capazes de se comunicar em inglês. Como Thatyane contou em uma entrevista recentemente, o inglês é fundamental para a carreira do profissional de TI. Felizmente, hoje já não é mais preciso se inscrever em uma escola de inglês cara e passar dois anos indo para as aulas para aprender a língua. Além de diversos cursos acessíveis e até gratuitos ofertados por diversas escolas, ferramentas como o YouTube e até o ChatGPT podem ser utilizadas para desenvolver sua comunicação.
4. Faça networking
Suas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, são o que de fato definem se você será selecionado ou não para uma vaga. Ainda assim, confiar apenas nelas para ser notado pelos empregadores pode não ser a melhor alternativa para conquistar a vaga dos sonhos.
A Karina Sena, que atua como PMO, é um grande exemplo de como construir bons relacionamentos pode mudar completamente sua trajetória profissional. Principalmente por ser uma das poucas mulheres que buscam ingressar no mundo da TI, ela encontrou muitas dificuldades para conseguir as primeiras oportunidades, e foi em um grupo do Meetup que ela encontrou suporte e conhecimento que a ajudaram nessa jornada. Se você quer conhecer mais sobre essa história de persistência e superação, confira a matéria a seguir.
Assim como o Meetup, o LinkedIn é outra rede que pode te ajudar a fazer bons contatos no mercado de trabalho. Se você for ativo na plataforma, com certeza vai chamar a atenção de outros profissionais e recrutadores, criando boas oportunidades para criar novas conexões.
Se você quer aprender a utilizar o LinkedIn da melhor maneira possível, confira esse conteúdo com dicas valiosas para montar um perfil campeão.
5. Chame a atenção dos recrutadores
Embora o networking seja excelente para receber indicações, existem outras formas de se destacar e ser notado por recrutadores das empresas em que você busca trabalhar, principalmente se você seguir as dicas anteriores para criar um perfil de destaque no LinkedIn.
Além da rede social, é possível chamar a atenção dos recrutadores de outras maneiras, como você pode conferir, em detalhes, no conteúdo a seguir.
A partir do momento em que você conseguiu atrair a atenção dos recrutadores e recebeu uma oportunidade de mostrar seu trabalho e suas competências, não dá pra colocar tudo a perder com um currículo mal feito, não é mesmo? Então confira a seguir como fazer um currículo e um GitHub infalíveis, caso você seja um desenvolvedor.
Aproveite também para conferir algumas falhas comuns nos currículos de alguns profissionais e se certificar de que o seu currículo não será reprovado por conta desses erros.
6. Chegue preparado na entrevista
Depois de todas essas etapas, você estará muito perto de conquistar o emprego dos sonhos. O momento decisivo é justamente onde muitos candidatos colocam tudo a perder, que é na entrevista de emprego.
É aqui que os recrutadores realmente têm a oportunidade de te conhecer de verdade, para além do que está no currículo e nas redes sociais, então é preciso se preparar bem para causar uma boa impressão e sair na frente dos demais candidatos.
Aqui em nosso blog, você pode encontrar diversos conteúdos que vão te ajudar a superar o nervosismo e confirmar que é a pessoa certa para a vaga que está se candidatando. Confira algumas dessas dicas a seguir.
O que os recrutadores avaliam?
Em meio a tantas perguntas que são feitas durante a entrevista, muitos profissionais já se perguntaram o que os recrutadores realmente estão avaliando neste momento.
As recrutadoras da Gateware abriram o jogo e contaram o que elas realmente estão observando em um candidato enquanto conversam com ele. Não deixe de conferir.
E já que elas revelaram o que procuram encontrar em um candidato, é importante entender também o que faz alguém ser reprovado nessa etapa. Bora conferir?
Os erros que fazem um profissional ser reprovado em um processo seletivo, às vezes, nem é percebido por ele, por isso vale a pena ver também quais são as maiores gafes que alguns candidatos entrevistados por elas já cometeram em entrevistas de emprego.
Quer uma dica bônus, então leia também este conteúdo sobre o que não dizer de maneira nenhuma durante a sua entrevista para o emprego dos sonhos.
Como responder às principais perguntas?
Existem algumas perguntas que costumam ser padrões, ainda assim, muitos candidatos, mesmo os que já passaram por diversas entrevistas, não sabem bem como responder. E isso já nos primeiros minutos de conversa, como quando o recrutador pede para o candidato se apresentar. Já travou na hora de fazer sobre si, alguma vez? Então confira essas dicas para se apresentar na próxima vez.
Outra pergunta, que não é tão comum, mas é feita em alguns momentos, é para o candidato responder o por que deveria ser contratado. Essa pergunta é bem difícil que não tem uma única resposta que pode ser replicada sempre. Então confira algumas formas de responder ao recrutador.
Agora, uma pergunta que é comum, é ao final da entrevista o entrevistador perguntar se o candidato tem alguma dúvida. Pode não parecer, mas essa pergunta é também uma forma de avaliar o profissional, e sua resposta diz muito sobre seu interesse na vaga. No conteúdo a seguir, você pode conferir 10 perguntas para fazer ao recrutador ao final da entrevista.
Quer se preparar para outras perguntas que também são comuns nas entrevistas de emprego? Então confira o conteúdo a seguir.
Como se destacar na entrevista de emprego?
Se você chegar na entrevista ciente dos pontos mencionados anteriormente, com certeza já estará à frente da maioria dos demais candidatos, mas se você quer se destacar ainda mais, deixando claro que está acima da média dos profissionais do mercado, confira essas dicas.
Se você é um profissional mais experiente, algo que você provavelmente vai querer fazer é demonstrar que é uma autoridade na sua área, o que não costuma ser fácil de fazer, pelo menos sem parecer arrogante. Mas as dicas desse conteúdo vão te ajudar com isso.
Como você já deve ter percebido, através dos conteúdos anteriores, a sua postura na entrevista de emprego é um dos fatores mais importantes para conseguir a aprovação. Na reportagem a seguir, nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção dá mais detalhes sobre a importância das habilidades de comunicação, alinhamento entre experiências anteriores e os requisitos da vaga, além da capacidade de questionar e entender o papel da empresa no desenvolvimento de sua carreira.
Para finalizar sua preparação para a entrevista de emprego, confira essas 11 dicas das nossas recrutadoras, caso seja candidato a uma vaga tech.
7. Acompanhe a Gateware para encontrar o emprego dos sonhos
Após todas essas etapas, você com certeza estará preparado para conquistar o emprego dos sonhos.
Quer outra boa notícia? Essa vaga que você busca pode estar aqui na Gateware mesmo. Portanto, acompanhe sempre o nosso Portal de Vagas para ficar por dentro de todas as nossas oportunidades.
Inclusive, todas as semanas encaminhamos novas vagas por e-mail.
Quer receber nossas oportunidades? Então preencha o formulário a seguir.