Confira o que as Tech Recruiters da Gateware confirmaram ser o que mais reprova em processos seletivos e se prepare para a tão sonhada entrevista de emprego.
Receber um “não” para uma vaga de emprego é sempre frustrante, certo?
A resposta negativa pode ter diversos motivos que vão variar de acordo com o momento da empresa, com as necessidades da vaga e, principalmente, com o comportamento do candidato durante o processo seletivo.
Nós conversamos com as Tech Recruiters do GW Outsourcing para saber quais são os principais motivos que levam à eliminação de um candidato e trouxemos os pontos que você mais deve prestar atenção para não perder aquela oportunidade que você tanto busca.
Erros mais comuns em processos seletivos
Se você quer entender o que pode ter te prejudicado em uma seleção ou simplesmente se preparar melhor para as próximas oportunidades, continue a leitura e entenda o que mais reprova em processos seletivos, de acordo com as nossas recrutadoras.
Desinteresse no processo seletivo
Para Letícia Cristina, Tech Recruiter da Gateware, uma das piores atitudes que um candidato pode ter em um processo seletivo é uma má postura comportamental, não apenas durante a entrevista mas em todo o processo seletivo.
“Respostas curtas e simples podem indicar que a pessoa está desinteressada na conversa ou entediado, o que contará certamente como ponto negativo”, garante a recrutadora, que também revelou que desde o primeiro contato realizado com o candidato até a hora da entrevista, o interesse dele está sendo avaliado.
A recrutadora Laura Muller faz coro à colega, coloca a postura do profissional como o que mais reprova em processos seletivos e compartilha algumas dicas para evitar perder uma vaga para esse motivo:
“É importante sempre pesquisar um pouco mais sobre a empresa que irá fazer a entrevista, demonstrar um interesse significativo na vaga que está concorrendo, e sempre ler e reler sobre os requisitos que a vaga solicita.”
Para chegar melhor preparado para a entrevista e ficar mais perto de conquistar a vaga que você está buscando, confira 10 dicas de recrutadoras para a entrevista de emprego.
Falta de qualificação profissional
É muito importante que todo profissional, independente da área de atuação ou experiência, saiba se valorizar. Mas é preciso cuidado para não acabar superestimando as próprias competências também.
Na percepção da Tech Recruiter Mariane Borondi, o que mais reprova em processos seletivos é a falta de qualificação do profissional para a vaga que ele aplica.
“É muito comum que profissionais de nível Júnior se candidatem para vagas de nível Sênior ou pessoas de outras áreas (que não são da TI) se candidatarem em vagas vagamente parecidas com as que trabalham, por exemplo, um Engenheiro Civil se candidatar em uma vaga de Engenheiro de Dados. Não tem absolutamente nada a ver, mas por ter «Engenheiro» no título do cargo, o profissional acredita que se encaixará”, afirma a Recrutadora.
Além do bom senso na hora de aplicar para uma vaga, caso seja selecionado, o candidato deve mostrar que realmente tem domínio sobre o que será exigido dele e está preparado para encarar os desafios.
De acordo com Edna Medina, Recrutadora da Gateware, os últimos candidatos que foram reprovados em um processo seletivo com ela foram por questões de conhecimento técnico.
Uma dica que a recrutadora deixa, mesmo para quem já sabe que tem as competências necessárias para dar conta do cargo é se preparar melhor para a entrevista, estudando um pouco mais sobre o cliente e as tecnologias utilizadas, para conseguir expressar melhor isso durante a entrevista.
Você acha difícil convencer os recrutadores de que você é mesmo a pessoa certa para a vaga? Acesse o conteúdo abaixo e entenda como chamar a atenção dos recrutadores.
Postura comportamental inadequada
Você com certeza já sabe que a primeira impressão é a que fica, e em uma entrevista de emprego, a forma como você se comporta tem um peso ainda maior.
Outro fator que a Edna destaca por eliminar muitos candidatos são os comportamentos inadequados durante o processo seletivo, como falta de pontualidade, linguagem inapropriada, falta de ética ou má apresentação pessoal.
E se você acha que por estar se candidatando para uma vaga em uma empresa que tem uma cultura mais descontraída pode relaxar em relação à sua linguagem, tome cuidado. O ideal é sempre manter o profissionalismo quando for falar algo. Para a Laura Muller, o uso exagerado de gírias também tende a ser uma característica que faz os candidatos perderem pontos.
Para não cometer o erro de dizer algo que possa comprometer as suas chances de conseguir o emprego que deseja, acesse o conteúdo abaixo e confira o que não dizer em uma entrevista de emprego.
O que mais reprova em processos seletivos?
Além desses pontos que destacamos, Edna Medina ainda listou outros fatores que podem resultar na eliminação de um candidato.
Confira a seguir a lista com os aspectos que mais reprovam durante processos seletivos:
- Incompatibilidade cultural: a falta de alinhamento com os valores, cultura e ética da empresa pode ser um motivo para a reprovação, já que as empresas buscam profissionais que se integrem bem à equipe.
- Má comunicação: uma comunicação ineficaz, incluindo a incapacidade de articular claramente suas ideias durante a entrevista, pode prejudicar a impressão do candidato.
- Falta de adaptabilidade: a incapacidade de se adaptar a novas situações ou demonstrar flexibilidade pode ser um fator de reprovação, especialmente em ambientes de trabalho dinâmicos.
- Histórico profissional questionável: um histórico profissional que levanta dúvidas sobre a integridade, ética ou capacidade de trabalho em equipe pode ser motivo para reprovação.
- Atitude negativa: uma atitude negativa, falta de entusiasmo ou demonstração de desinteresse durante o processo seletivo pode influenciar negativamente a decisão dos recrutadores.
- Falta de clareza em objetivos profissionais: se o candidato não consegue articular seus objetivos profissionais ou não consegue mostrar como a posição se alinha com seus planos de carreira, isso pode ser considerado um ponto fraco.
- Referências negativas: referências ruins de empregos anteriores podem impactar a decisão dos recrutadores.
Cuidados na hora da entrevista
Nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção, Thatyane Costa, foi convidada pela Jovem Pan para dar algumas dicas para os profissionais de tecnologia montarem o currículo perfeito para chamar a atenção de recrutadores e ainda contar como o profissional deve se portar na entrevista para conquistar a vaga dos sonhos.
Confira:
Conclusão
Como dissemos no início, existem diversos fatores que podem levar a uma reprovação de um candidato, mas seguindo as dicas das nossas recrutadoras as suas chances de conquistar o emprego dos sonhos vão aumentar muito.
Agora que você já sabe o que mais reprova em processos seletivos, confira esses outros conteúdos que podem ser do seu interesse
- Segredos dos Recrutadores: o que eles realmente avaliam?
- Como se preparar para uma vaga Junior
- Power Skills: o que são e 3 passos para desenvolve-las
- Como fazer um Currículo Infalível | Dicas práticas
Está interessado em fazer parte da nossa nave? Acesse o nosso Portal de Vagas para conferir as oportunidades que temos no momento ou preencha o formulário abaixo para receber nossas vagas de emprego por e-mail toda semana.