As diferenças entre as metodologias ágeis Scrum e Kanban são grandes. Enquanto a Scrum busca realizar sprints organizados em períodos determinados, a Kanban procura manter um fluxo de trabalho contínuo, com foco na visualização do ritmo em que o projeto está se desenvolvendo.
As metodologias ágeis têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, e proporciona muitos resultados!
Segundo uma pesquisa do PMI (Project Management Institute) empresas que passaram a utilizar metodologias ágeis em seus projetos diminuíram em 27% o desperdício financeiro desde 2013.
E as empresas que não se preocupam em utilizar alguma metodologia, como a Scrum ou a Kanban, por exemplo, reportam uma taxa de falha em projetos 50% maior.
Ao analisar esses dados, fica claro que o movimento ágil é um grande responsável pela base do sucesso das empresas.
Porém, antes de aplicar alguma metodologia, é necessário entendê-las para saber qual delas é a mais adequada para a sua empresa e o seu projeto.
Por isso, aqui neste post, iremos explicar quais são as diferenças entre as metodologias Scrum e Kanban, e também mostrar um pouco sobre como funciona o método híbrido entre às duas!
Metodologia Scrum
A metodologia Scrum tem como premissa entregar resultados de valor após a finalização de cada sprint. Com o foco no trabalho sequencial, preza por uma linha de evolução empírica, que traz mais conhecimento sobre o projeto e o cliente a cada sprint.
Ela também visa ser rápida, com etapas que podem durar de 1 a 4 semanas. Todas as datas são explícitas de início e fim.
Essa divisão ajuda a equipe a separar o trabalho em atividades menores e pensar em soluções melhores para o projeto, conforme o desenvolvimento avança.
Normalmente a Scrum é dividida em quatro etapas:
Sprint Planning
Na primeira etapa, são listadas as informações sobre os itens necessários para o desenvolvimento do projeto e, com elas, o Product Backlog é criado.
Sprint Backlog
Aqui são definidas, ponto a ponto, as prioridades nos itens do Backlog. A divisão é feita com uma pontuação atribuída a cada atividade. Quanto maior a importância, demora ou risco, maior a pontuação atribuída à ela.
Sprint Review
Após a finalização das sprints, é feita uma análise sobre o desenvolvimento do projeto, buscando encontrar e listar tudo que foi desenvolvido e quais foram os empecilhos que não permitiram o desenvolvimento de algum item, se for o caso.
Sprint Retrospective
Nesta etapa são feitos questionamentos mais profundos sobre as questões e feedbacks levantados na Sprint Review. Esta é a última etapa da Scrum.
Caso queira entender um pouco melhor sobre como funcionam as sprints de um projeto desenvolvido com a metodologia Scrum, recomendamos a leitura do seguinte post:
https://gateware.com.br/4-etapas-sprints-scrum/
Responsáveis na metodologia Scrum
Além das sprints, outra característica única da metodologia Scrum é a divisão dos responsáveis pelo projeto.
Product Owner (PO)
O Product Owner tem como responsabilidades liderar o time de desenvolvimento para que a solução criada atenda as necessidades do cliente, e também em priorizar os itens do Product Backlog para otimizar o trabalho da equipe.
Scrum Master
O Scrum Master, como já fica claro no nome, é um especialista no desenvolvimento de soluções que utilizam a metodologia Scrum. Sua responsabilidade é manter o time focado no desenvolvimento, seguindo os princípios Scrum.
Time de desenvolvimento
O time de desenvolvimento compreende todos aqueles que irão colocar a mão na massa. Aqui podemos citar os desenvolvedores, engenheiros, designers, etc.
Metodologia Kanban
A metodologia Kanban possui características diferentes da Scrum, uma vez que visa um fluxo de trabalho contínuo com utilização de elementos que facilitam a visualização do que deve ser feito.
Ela é mais adequada quando a sua equipe possui demandas e tamanhos variados, pois facilita a visualização da prioridade de cada uma delas.
Fluxo de trabalho na metodologia Kanban
A metodologia Kanban faz o uso de quadros de organização das demandas, chamado quadro Kanban, onde o trabalho é dividido por colunas. As mais utilizadas são: atividades, em andamento, aguardando retorno/revisão, canceladas e finalizadas.
Porém, o que é interessante nesta metodologia é não haver um padrão que deve ser seguido na questão de quais colunas são utilizadas.
A metodologia Kanban visa ser adaptável ao time que está utilizando. O ideal é que as colunas utilizadas pela equipe sejam aquelas que atendam às respectivas necessidades.
Com este fluxo de organização no trabalho, fica fácil identificar o quanto o time consegue entregar e quais são os gargalos na operação, proporcionando mais informações de qualidade para os líderes das equipes.
Também podem ser atribuídos limites de trabalho para cada coluna, com a intenção de diminuir o trabalho excessivo da equipe e também para identificar a necessidade de apoio em alguma etapa do desenvolvimento.
Este é um exemplo de quadro Kanban:
Responsáveis na metodologia Kanban
Na metodologia Kanban, não há a necessidade de divisão de cargos específica, diferente da Scrum.
A metodologia serve para a visualização do fluxo de trabalho e otimização da entrega das atividades.
Scrum vs Kanban
As diferenças entre as metodologias são claras e este tópico tem como objetivo resumi-las.
Acompanhe a tabela:
Scrum | Kanban |
Utiliza sprints | Foco no fluxo de trabalho com elementos visuais |
Reuniões frequentes e necessárias | Reuniões não são necessárias |
Há necessidade de definição de cargos | Não há necessidade de definição de cargos |
Mudanças no meio das sprints são inviáveis | Mudança podem ser feitas a qualquer momento |
As atividades são pré-determinadas e priorizadas antes do início das sprints | As atividades são realizadas através de uma coluna de afazeres ou “to-dos” |
Metodologia ágil mais estruturada | Metodologia ágil mais flexível |
Scrumban: a metodologia híbrida entre Scrum e Kanban
Apesar de suas diferenças, as duas metodologias possuem muitas aplicações e utilidades para o desenvolvimento de soluções ou para qualquer tipo de projeto.
Por isso, a utilização de uma metodologia híbrida entre as duas pode ser uma boa ideia. A Scrumban tem como objetivo trazer o melhor dos dois mundos ao aplicar o conceito das duas metodologias para alavancar os resultados dos projetos.
Ela também é utilizada quando equipes estão transicionando entre a Scrum para a Kanban.
O que a Scrumban utiliza da Kanban
- Visualização do fluxo de trabalho;
- Sistema de separação das atividades em colunas;
- A não definição de cargos específicos.
O que a Scrumban utiliza da Scrum
- A estrutura;
- As sprints que podem passar a se chamar iterations;
- Daily meetings e eventos Scrum como Planning, Backlog, etc;
- Pode definir cargos específicos.
No final, quais elementos de cada metodologia serão utilizados fica a critério da equipe e dos responsáveis pelo projeto.
Porém, unir as duas metodologias pode ser benéfico, visto que cada uma pode cobrir os pontos fracos da outra.
Conclusão
As metodologias ágeis são uma grande ferramenta para o desenvolvimento de projetos em qualquer área e, aqui neste post, você conheceu um pouco mais sobre duas das mais utilizadas e as suas diferenças.
No geral, para a utilização de metodologias ágeis, é importante identificar quais são as necessidades para o projeto e da equipe envolvida. Assim, a probabilidade do projeto ser desenvolvido de forma otimizada é maior.
E caso você queira aprofundar mais no assunto das metodologias ágeis, recomendamos o seguinte post:
Já ouviu falar na metodologia Lean Inception?
Quer saber mais sobre como as metodologias ágeis podem ajudar os projetos na sua empresa? Preencha o formulário abaixo!