Existem diversos métodos de criação de produtos hoje em dia. Porém, um deles, visa entregar um Produto Mínimo Viável com a capacitação das empresas e pessoas. Mas agora você deve estar se perguntando: O que é Lean Inception?
O Lean Inception é um método de criação de produtos que, por processos criativos de capacitação organizados dentro de uma semana, encontra as propriedades do projeto, engaja a equipe envolvida, deixa mais palpável a ideia do projeto e traça um cronograma realístico a partir do conceito proposto para o produto.
Só quem atua na criação de produtos sabe que a tarefa não é fácil e que, em muitos momentos, diversos desafios são encontrados. O fato de existirem diferentes caminhos que podem ser seguidos é um bom exemplo. É nessa hora que a metodologia Lean Inception faz a diferença.
Paulo Caroli, consultor da ThoughtWorks e cofundador da AgileBrazil, com mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento de software, criou esse método visando formas de facilitar o processo de criação de produtos. Quer saber mais sobre? Continue a leitura!
O impacto no alinhamento de pessoas e processos
Durante o processo de criação de um produto, é fundamental que os envolvidos estejam alinhados, visto que o sucesso do projeto depende da coesão da equipe.
O Lean Inception trabalha justamente nisso, capacitando empresas e pessoas para ser possível a construção de um Produto Mínimo Viável (MVP).
O MVP é uma versão mais simples de um produto, a qual possui apenas as funções essenciais e já agrega valor para o negócio além de ser utilizável pelo usuário final.
Utilizando este método e fazendo a construção do produto utilizando o MVP o número de funcionalidades inúteis no produto final diminui muito, salvando dinheiro e tempo da empresa.
Essa metodologia surgiu da união de dois métodos, o RUP (Processo Unificado Rational), criado pela Rational Software Corporation nos anos 90, e o Lean Startup, modelo de negócio que prega uma startup “enxuta” e sustentável.
Workshop de Lean Inception
Para executar o Lean Inception de forma eficiente nos processos, é preciso seguir uma série de atividades criativas demonstradas e realizadas durante um workshop, organizado, geralmente, em uma semana.
Neste workshop, são realizadas tarefas voltadas ao planejamento de estratégias, criação de objetivos e definições para o produto a ser criado.
Com estes encontros, é possível delimitar as prioridades do projeto, engajar as pessoas envolvidas, obter uma visão clara do produto e traçar programas de entrega realísticos e de acordo com o conceito proposto.
E este procedimento visa ser rápido e produtivo para que o MVP saia do papel o quanto antes e o valor do produto já possa começar a ser avaliado tanto pela empresa quanto pelos usuários finais que irão utilizar o produto.
GW Labs e o Lean Inception
Aqui na Gateware, a metodologia Lean Inception faz parte da nossa criação e reformulação de produtos digitais.
Utilizamos o método em nossa suíte de desenvolvimento de softwares GW Labs para criar projetos consistentes e alinhar nossa equipe especializada.
Por meio de reuniões colaborativas, alinhamos o entendimento das diferentes áreas envolvidas no projeto e trocamos experiências e informações sobre diversas técnicas de aprimoramento, além de determinarmos a jornada do produto.
Para nós, planejamento e organização são fundamentais. É por meio desses pontos que entregamos sempre o melhor para nossos clientes.
E nisso, o Lean Inception – junto com outras metodologias utilizadas, como Design Thinking, Design Sprint e Transformação Ágil – tem muito a contribuir.
Para conhecer mais sobre o GW Labs confira esta entrevista feita no programa empresários de sucesso com nosso CEO Francisco Ferreira.
Quer saber mais sobre como utilizamos a metodologia Lean Inception em nossa Fábrica de Softwares – GW Labs? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.