No final de 2023, assinamos o Pacto Global da ONU no Brasil, reafirmando nosso compromisso em adotar práticas comerciais éticas e sustentáveis, sempre buscando por soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes, mas que também gerem um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
A nossa Gestora de Mudanças Organizacionais, Viviane Juraski, e a nossa Diretora de Operações, Niviani Rudek, que estiveram à frente desse processo, nos contaram um pouco sobre o que está por trás da decisão da Gateware de se tornar signatária do Pacto Global da ONU no Brasil e quais são os próximos passos da empresa.
O que é o Pacto Global da ONU no Brasil?
Este é um movimento mundial que visa alinhar operações e estratégias empresariais a princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações pró-agenda 2030.
Os participantes do Pacto Global se comprometem a seguir dez princípios universalmente aceitos em quatro áreas temáticas: direitos humanos, normas trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Os princípios foram derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
A participação da Gateware no Pacto Global da ONU no Brasil
O processo para aderir ao Pacto Global da ONU no Brasil é: a empresa precisa manifestar o desejo de se manter comprometida em seguir o que é proposto e então aguardar pelas análises da ONU que irão confirmar se ela realmente cumpre com os requisitos necessários para se tornar signatária.
E é aí que está o ponto mais importante nesse processo todo. Antes de uma organização decidir que quer fazer parte deste compromisso, é necessário que ela olhe para todos os seus processos e entenda se a forma como ela opera está de acordo com os princípios de direitos humanos e sustentabilidade.
O Pacto Global da ONU no Brasil, no final das contas, nada mais é do que um convite para que as empresas reflitam sobre as próprias ações e se comprometam em adotar medidas que contribuam com os ODS. E, diferente do que muita gente pode acabar pensando, esse convite não se limita a grandes empresas que causam um grande impacto na sociedade e no meio ambiente.
“Toda empresa, independentemente do tamanho, tem uma parcela de responsabilidade. Empresas grandes, consequentemente, têm um alcance maior, mas cada empresa, dentro de sua própria bolha, também tem um alcance e pode contribuir com esses objetivos.”, afirma Viviane Juraski, GMO da Gateware.
A Gateware é uma empresa que sempre esteve na busca por um futuro mais sustentável, se envolvendo ativamente na promoção de práticas ESG, o que fez com que a decisão de aceitar esse compromisso se tornasse um caminho óbvio.
“Nós sabemos que todas as empresas com um papel econômico na sociedade impactam no ecossistema. Diante disto, para nós, ser aceita como participante do Pacto Global da ONU no Brasil tem um propósito que vai ao encontro da razão de existir da Gateware, pois estamos comprometidos a fazer a diferença com performance e criatividade, promovendo a transformação, impactando negócios e pessoas’, aponta Niviani Rudek, nossa Diretora de Operações.
ESG na Gateware
O estímulo às práticas ESG é uma das pautas que sempre esteve em alta na Gateware, seguindo o nosso propósito de impactar positivamente negócios e pessoas com performance e criatividade.
Uma das formas de promover o tema está na contratação de parceiros sustentáveis, que compartilham da mesma visão. Inclusive, quinzenalmente, em nossos canais de comunicação interna, compartilhamos com nossos colaboradores diferentes ações com foco em ESG adotadas pelos nossos parceiros através das “Pílulas ESG”.
E é claro, não nos limitamos a divulgar ações de outras organizações. Nossa nave tem em seu histórico a realização de diversas ações que visam impactar positivamente a nossa sociedade, como o recolhimento de doações para o projeto Mãos Invisíveis e a Associação ECD; apoio ao projeto Rede do Bem, do Hospital Pequeno Príncipe; campanhas de arrecadação de agasalho; além da promoção do WOMAN on TOP, evento que reuniu mulheres para debater o potencial de crescimento das empresas e as oportunidades e desafios para as líderes no mundo corporativo.
Saúde Mental na Gateware
Ainda no aspecto social, aqui na Gateware entendemos a importância do bem-estar no trabalho e zelamos pela saúde mental e física dos nossos colaboradores para proporcionar a eles maior qualidade de vida tanto fora, quanto dentro do trabalho.
O programa de acompanhamento “Buddy Gateware” é um bom exemplo disso. Nele, os novos colaboradores são acompanhados de perto por uma pessoa da área da psicologia e que está pronta para orientá-los e ouvir suas dúvidas, opiniões e sugestões de melhorias.
Além de promover um ambiente leve, também contamos com parceria com psicólogos, para que nossos colaboradores tenham acesso a profissionais especializados e que possam auxiliá-los a cuidar da saúde mental.
Dentre tantas ações, também destacamos o quadro “Para, respira e não pira”, que compartilhamos mensalmente dicas sobre como lidar com situações difíceis, reflexões, exercícios e assuntos em alta, como por exemplo, a Síndrome de Burnout.
Confira a seguir duas entrevistas muito importantes que concedemos sobre Saúde Mental no Trabalho e como as empresas podem ajudar a evitar a Síndrome de Burnout em seus colaboradores.
Diversidade e Inclusão na Gateware
Não podemos também deixar de mencionar que a Gateware é uma empresa que sempre adotou uma postura de inclusão de todas as pessoas em seu quadro de colaboradores, e busca contribuir com a conscientização a respeito da importância da adoção de práticas que estimulem a diversidade dentro das organizações.
Por exemplo, no Gate of Learning, nossa plataforma exclusiva de desenvolvimento e aprendizagem, nossos colaboradores têm acesso a uma trilha de conteúdos inteira focada em Diversidade e Inclusão, onde todos podem entender quais são os princípios seguidos pela Gateware que nos levaram a ser uma empresa compromissada neste tema.
Alguns dos destaques que recebemos recentemente foi por termos metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres, por promovermos a diversidade racial, por adotarmos uma postura de acolhimento de mães e por entender a necessidade de oferecer mais oportunidades de contratação para pessoas LGBTQIA+.
Ainda sobre o tema, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre Vagas Afirmativas, Diversidade e Inclusão na Gateware:
Desenvolvimento pessoal e profissional
E já que falamos do Gate of Learning, também é importante mencionarmos que aqui na Gateware estamos sempre em busca de proporcionar oportunidades para que os nossos colaboradores consigam se aperfeiçoar. Foi a partir dessa perspectiva que criamos algumas trilhas de desenvolvimento, como o GW Way.
O GW Way é uma jornada de formação que busca desenvolver as habilidades emocionais e comunicativas dos tripulantes, de uma forma descontraída e leve para todos. Aqui vão alguns exemplos de temas trabalhados:
- Inteligência emocional e mudança de mindset
- Comunicação eficaz
- Acredite, você pode!
- Seja estratégico
- Alta performance
- Metas bem-formuladas
- Gestão do tempo
- Comunicação assertiva
- Comunicação não violenta
- Comunicação influente – Carisma e reciprocidade
- Comunicação influente – Empatia e liderança
- Criatividade
- Qual é o seu propósito de vida?
Como a Gateware pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Como dito anteriormente, o ponto mais importante nesse processo de adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil é olhar para dentro da organização e analisar o que já está sendo feito para entender se as ações adotadas pela empresa estão de acordo com o que se espera.
O fator decisivo na nossa escolha em nos tornarmos signatários foi que ao olhar para o que fazemos hoje percebemos que a forma como atuamos, com cada uma das soluções que oferecemos, está alinhada à Agenda 2030.
“Uma das ações que fizemos internamente foi junto ao time do LivID, nosso aplicativo que realiza a Prova de Vida Online. Nós olhamos juntos para os 17 ODS para entender com quais objetivos nosso sistema contribui direta ou indiretamente, e entendemos que os objetivos 8, 12 e 16 tinham a ver com o que a gente faz aqui.”, explicou Viviane.
De acordo com ela, o aplicativo que faz parte do GW Solution contribui da seguinte forma:
- Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: busca fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguro e financeiro para todos. O LivID faz isso a partir do momento em que firmamos parcerias com as fundações de previdência privada e possibilitamos que os participantes tenham acesso ao seu benefício com maior facilidade.
- Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis: busca apoiar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo. A realização da Prova de Vida Online com o LivID evita deslocamentos desnecessários e reduz o uso e impressão de papéis, por exemplo.
- Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: busca reduzir a corrupção e o suborno em todas as suas formas e desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis. A utilização do sistema de Reconhecimento Facial do LivID contribui na redução de fraudes em que pessoas se passam por outras para receber o benefício.
“Quando a gente olha para dentro de casa e analisa essas ações, a gente vê que já existe um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Não foi a partir do momento que a gente aderiu ao Pacto Global da ONU no Brasil que a gente criou essa frente de trabalho. Essa contribuição já existe e o que a gente busca ao nos comprometermos com o Pacto é mensurar e contabilizar isso para os objetivos 2030.”
Além do LivID, em todas as nossas soluções, nós conseguimos identificar formas de contribuir, como no nosso serviço de Gestão de Mudanças Organizacionais, que faz parte do GW Value Strategy:
“Dentro de um projeto de mudança, a gente sempre se depara com impactos organizacionais e nesse momento a gente pode olhar e entender se os impactos minimizados no projeto também podem contribuir com os ODS.”, afirma Viviane, que entende que sempre há espaço para pensar as estratégias da empresa visando a agenda 2030. Até mesmo a simples atitude de adotar processos digitais em nossos negócios pode contribuir com o meio ambiente, ao reduzir o uso de papéis e de deslocamentos desnecessários. “Na medida que pudermos fazer algo para contribuir com o desenvolvimento sustentável, esse trabalho será feito, dentro do nosso alcance, dentro das nossas possibilidades e dentro da nossa forma de negócio. Ao assinar que está comprometido com o Pacto Global da ONU no Brasil e com os princípios de direitos humanos, você acaba olhando com mais profundidade para a sua estratégia e passa a buscar tornar a sua empresa melhor, seja para quem trabalha nela seja para os parceiros, fornecedores e clientes.”
Conclusão
Aderir ao Pacto Global da ONU no Brasil nos ajudou a refletir sobre as ações que fazemos hoje e a procurar formas de melhorar ainda mais e ampliar o alcance dessa forma de pensar, como conclui Viviane Juraski:
“O principal aprendizado foi entender que a gente realmente faz parte de um todo. Muitas empresas podem se sentir pequenas e achar que a sua contribuição não é relevante, mas se dentro do seu universo ela faz a sua parte e outras empresas “pequenas” também fazem a sua parte, isso ganha uma proporção tão ampla quanto ações de grandes empresas. No lugar em que estamos, a gente tem um potencial de ação que muitas vezes a gente não vê, e precisamos olhar para as nossas estratégias com uma lente que nos permita identificar o que fazemos hoje que pode ser melhorado.”
Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse:
- Gateware fortalece compromisso sustentável ao assinar Pacto Global da ONU
- 6 coisas que os tripulantes mais gostam na Gateware
- Vagas Afirmativas, Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho
- Expertise da Gateware em projetos de Transformação Digital
Se você quer ficar por dentro sobre tudo o que acontece na nossa nave, preencha o formulário abaixo e receba nossas novidades em seu e-mail.