As entrevistas de emprego são o momento decisivo na aprovação ou não de um candidato a uma vaga e você deve dar toda a atenção para essa etapa do processo se não quiser desperdiçar uma boa chance.
E a utilização de certas palavras ou expressões podem acabar te comprometendo muito nesse processo.
Em parceria com a nossa equipe de Recrutamento e Seleção, trouxemos uma lista do que você não deve dizer de forma alguma durante uma entrevista de emprego na área de TI.
Evitando esses erros, melhora a sua chance de se destacar entre os outros candidatos e aumentar a possibilidade de conquistar uma vaga.
O que não dizer em uma entrevista de emprego
Quando somos convocados para uma entrevista, é muito comum a gente organizar nossas ideias e argumentos e preparar nossas falas para que elas soem o mais convincente possível. O que é realmente necessário.
Mas além de planejar o que vamos falar na entrevista, também é importante a gente preestabelecer o que não iremos falar. Isso porque existem certas coisas que podem levar suas chances de conquistar a vaga por água abaixo, caso sejam ditas durante esse processo.
A seguir, você pode conferir uma lista do que não dizer em uma entrevista de emprego. Confira:
1. Falta de interesse
Na nossa publicação sobre os Segredos dos Recrutadores, a nossa Tech Recruiter, Mariane Borondi, revelou que um dos pontos que mais leva em consideração ao avaliar um candidato é o quanto ele está interessado na empresa e na vaga. Acredite, os recrutadores sempre notam quando você não está realmente engajado com a oportunidade.
Durante a entrevista evite parecer desinteressado ou desinformado sobre a vaga ou a empresa. Não diga coisas como: “Eu não sei muito sobre a sua empresa. Poderia me contar o que vocês fazem?”, porque vai demonstrar apenas falta de preparo e interesse em conhecer mais sobre a empresa antes de ser convocado para a entrevista.
Ao invés disso, procure se informar sobre a empresa e sobre a oportunidade antes desse momento, e durante a entrevista aproveite para mostrar que fez o dever de casa, além de aproveitar para conhecer mais o ambiente em que você pode ingressar. Durante a conversa, diga algo como: “Eu estava lendo sobre a empresa e fiquei impressionado com o trabalho de vocês. Gostaria de saber mais sobre como posso contribuir para isso.”
Já aproveite também para conferir o nosso conteúdo sobre o que os recrutadores realmente avaliam em um candidato.
2. Excesso de confiança
Não entenda errado, chegar em uma entrevista confiante em si mesmo e no seu potencial é na verdade algo positivo e pode te ajudar a ter um bom desempenho nesse processo.
O problema real é quando essa confiança é exagerada e você acaba por parecer arrogante. Inclusive, esse é um erro comum em muitas entrevistas.
Evite utilizar expressões como: “Eu sou o melhor na minha área”. Tente destacar suas habilidades com exemplos concretos e conquistas passadas.
Repare como o exemplo a seguir continua demonstrando confiança e destacando suas competências sem soar arrogante. “Minha experiência com tal tecnologia me permitiu liderar uma equipe que implementou tal projeto, aumentando a eficiência em tantos por cento”.
Lembre-se que a comunicação é uma soft skill muito importante para quem trabalha com tecnologia, e saber comunicar a parte técnica do seu trabalho de forma clara sem gerar incômodo para quem está te ouvindo.
Se você quer saber mais sobre quais soft skills devem ser aprimoradas para conseguir as melhores oportunidades, confira o conteúdo a seguir.
3. Não minta
Ainda relacionada ao tópico anterior, essa é uma atitude que pode te prejudicar muito durante uma entrevista.
Mentir ou exagerar sobre suas habilidades e experiências é um erro muito grave, principalmente porque os tech recruiters são especialistas em suas áreas e conseguem identificar rapidamente quando um candidato não está sendo honesto.
Nunca exagere ao falar de suas habilidades ou experiências. Ainda que você tenha sorte de não ser descoberto na hora da entrevista, as habilidades que você garantiu que tinha e que eram necessárias para a vaga vão fazer falta no dia a dia da sua função, prejudicando seu desempenho e até mesmo te frustrando por estar ocupando um cargo para o qual você não tem preparo.
Ao invés de dizer que é especialista em uma linguagem de programação que você não tem conhecimento apenas porque a vaga te interessa, seja honesto e destaque áreas em que você está realmente confiante. Destaque as habilidades que você realmente possui e demonstre interesse em desenvolver outras competências que a vaga exige. Você tem uma chance maior de conquistar o recrutador ao dizer algo como: “Minha especialidade é essa e estou continuamente aprimorando minhas habilidades. Por isso eu quero me desenvolver mais nesta competência que é importante para esse trabalho”
4 Não fale mal do emprego anterior
Ainda que a sua saída da última empresa em que trabalhou não tenha sido muito amigável, falar mal da empresa ou das pessoas que trabalhavam com você é com certeza algo que você não deve dizer em uma entrevista de emprego.
Por mais que os recrutadores costumam fazer questionamento sobre sua última experiência, falar sobre ela de uma forma desrespeitosa acaba manchando a sua própria imagem, demonstrando uma certa imaturidade e falta de habilidade para manter relacionamentos profissionais.
Durante uma entrevista de emprego, busque manter uma atitude profissional e positiva para gerar uma boa impressão. Ao invés de falar mal do emprego anterior, foque em seus pontos fortes, habilidades desenvolvidas e como está preparado para enfrentar novos desafios. Isso não apenas reflete sua capacidade de resiliência, mas também sua capacidade de manter um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Substitua as críticas sobre a falta de capacidade de liderança do seu último chefe por uma fala que destaque o seu próprio aprendizado, por exemplo: “Enfrentei alguns desafios com a gestão da equipe e aprendi a importância de desenvolver e praticar uma comunicação eficaz com a equipe”.
5. Não dê respostas vagas
Outro ponto em que muitos candidatos costumam, geralmente por não se prepararem adequadamente para a entrevista, é na hora de responder às perguntas feitas pelo entrevistador.
É natural que o nervosismo atrapalhe em alguns momentos, principalmente quando a vaga é muito importante para os seus objetivos profissionais, mas fornecer apenas respostas curtas, sem muita fundamentação ou detalhes, pode demonstrar que, além de você não estar pronto para a vaga, também não consegue desenvolver suas ideias.
Como já falamos anteriormente, uma boa comunicação é uma skill muito valorizada em qualquer área, e na área da tecnologia não é diferente. Você não precisa elaborar longos monólogos para responder a uma pergunta sobre os projetos em que você trabalhou, mas é importante que você consiga fornecer informações específicas de forma clara e precisa.
Seguindo o exemplo dado acima, de que você foi questionado sobre os projetos em que você atuou, ao invés de apenas mencionar quais foram, você pode fazer uma breve descrição dos desafios que enfrentou, das soluções que implementou e dos resultados que alcançou. Veja um exemplo: “Fui responsável por liderar uma equipe no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de banco de dados, reduzindo o tempo de resposta em 40% e melhorando a segurança dos dados em conformidade com os padrões da indústria”.
Bem melhor do que apenas dizer que já liderou uma equipe, não é mesmo?
Conclusão
A entrevista de emprego é uma oportunidade para mostrar suas habilidades e experiências de maneira positiva, e garantir a conquista da vaga que você almeja.
Trabalhando a sua comunicação e evitando esses erros comuns, você aumenta significativamente suas chances de impressionar os recrutadores.
Agora que você já sabe o que não dizer em uma entrevista de emprego, lembre-se de praticar algumas falas e respostas para chegar mais preparado e confiante na sua próxima entrevista.
Além disso, se você quer conhecer outros cuidados que deve ter em uma entrevista de emprego, confira essa entrevista que a nossa Coordenadora de Recrutamento e Seleção, Thatyane Costa, concedeu à Rádio Jovem Pan.
Confira também outros conteúdos que podem ser muito úteis para você conseguir sua próxima oportunidade de trabalho na área de TI:
- 10 Dicas de Recrutadoras para Entrevista de Emprego na Área Tech
- Segredos dos Recrutadores: o que eles realmente avaliam?
- Principais Hard Skills e Soft Skills para 2023
- LinkedIn: 8 dicas para você montar um perfil campeão
Agora que você já sabe o que não dizer em uma entrevista de emprego e está preparado para concorrer a novas vagas, que tal se candidatar a uma de nossas vagas? Basta preencher o formulário abaixo e as oportunidades mais brilhantes da galáxia estarão em seu e-mail.