Apesar de possuírem funções e objetivos diferentes, o Scrum Master e o Project Manager são frequentemente comparados.
Enquanto o Scrum Master é o responsável por guiar um time – ou organização – em direção a processos ágeis de trabalho, o Project Manager cuida de aspectos lógicos do que foi planejado (custos, prazos e escopo).
Nesta publicação, explicaremos as principais funções, semelhanças e diferenças desses profissionais, além de mostrar em quais circunstâncias eles atuam em conjunto.
Vamos lá?!
O que é um Scrum Master
O Scrum Master atua com foco em três pontos em um projeto ou organização:
- Pessoas;
- Processos;
- Ferramentas.
Sua atuação segue os princípios do manifesto ágil, para garantir que o ambiente de desenvolvimento do projeto seja propício à criatividade e segurança psicológica de todos os envolvidos.
Quanto às pessoas, atua como facilitador nas trocas interpessoais do projeto ou empresa, desde as interações entre o Product Owner e o time de operação, até a troca entre os Stakeholders e o próprio Product Owner.
Também é o encarregado por assegurar que as cerimônias do Scrum serão seguidas. Para isso, atua como um embaixador das boas práticas da metodologia, sempre alerta para solucionar problemas que podem danificar a produtividade do time.
Por último e não menos importante, é quem fornece as ferramentas necessárias para que a equipe alcance os resultados desejados.
Vale ressaltar que o Scrum Master não gerencia projetos, mas sim aprimora continuamente a agilidade dos times para entregar valor ao cliente.
Funções do Scrum Master
De acordo com o Guia do Scrum, o Scrum Master é definido como um “líder-servo”.
Por isso, suas funções estão intrinsecamente conectadas para poder proporcionar o melhor ambiente possível a todos os envolvidos no projeto ou organização.
Com relação às funções do Scrum Master, o Guia do Scrum faz a seguinte menção:
- Guiar o time de Scrum na criação de itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa;
- Compreender e praticar a agilidade;
- Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários;
- Treinar o Time de Desenvolvimento em autogerenciamento e interdisciplinaridade;
- Ensinar e liderar o Time de Desenvolvimento na criação de produtos de alto valor;
- Remover impedimentos para o progresso do Time de Desenvolvimento;
- Liderar e treinar a organização na adoção do Scrum;
- Planejar implementações Scrum na organização;
- Ajudar funcionários e partes interessadas a compreender e tornar aplicável o Scrum e o desenvolvimento de produtos empíricos.
Aqui foram apresentados alguns termos diferentes e, para entender tudo sobre o Scrum, aproveite para acessar essa publicação:
O que é um Project Manager
O Project Manager é o principal responsável pelo projeto, do início ao fim, sendo o encarregado pela supervisão das tarefas, comunicação com os Stakeholders e foco na entrega dentro do prazo, custo e escopo definidos inicialmente.
Além disso, também é responsável por antever possíveis empecilhos no projeto para que eles não se tornem um problema no futuro.
No dia a dia, faz interações entre o time e atua como um líder para guiar a equipe aos resultados desejados.
Funções do Project Manager
Enquanto o Scrum Master possui funções pré-determinadas em um projeto, segundo o guia do Scrum. O Project Manager trabalha com mais versatilidade.
Suas funções podem variar de acordo com as necessidades de um projeto, podendo até mesmo executar tarefas de um Scrum Master em um projeto que utiliza o framework Scrum.
Mas, de maneira geral, essas são as funções de um Project Manager:
- Definir o escopo do projeto;
- Planejar o alvo do projeto;
- Preparar o calendário de demandas para a equipe;
- Juntar os requerimentos do projeto;
- Preparar o custo do projeto;
- Assegurar a qualidade;
- Mitigar riscos;
- Monitorar o planejamento;
- Coletar feedback dos usuários;
- Gerir a relação entre os clientes e stakeholders;
- Finalizar o projeto.
Semelhanças e diferenças entre o Scrum Master e Project Manager
Por mais que sejam atuações diferentes, o Scrum Master e o Project Manager atuam em ambientes semelhantes, principalmente no quesito liderança e relacionamento.
Dessa forma, as principais similaridades entre as duas funções estão nas soft skills necessárias, que são:
- Liderança: essa é uma habilidade importante para ambos, porém são exercidas de formas diferentes. Para os Project Managers, essa competência está relacionada com a motivação, convencimento e influência de pessoas durante o projeto, sendo mais firme e assertivo. Enquanto para os Scrum Masters, a liderança possui o foco em servir todos da equipe para desempenharem seus melhores níveis, com foco na implementação dos procedimentos do Scrum e crescimento da empresa no pensamento ágil.
- Organização: para executarem as suas funções com excelência, tanto os Scrum Masters, quanto os Project Managers, necessitam ser bem organizados para balancear o trabalho e a vida pessoal, mas também para entender as prioridades do projeto e organização.
- Comunicação: esta habilidade é indispensável para que o diálogo com os stakeholders, clientes, membros do time, usuários e fornecedores seja eficaz.
Dessa forma, podemos concluir que há uma correlação entre as duas atuações, mas seus objetivos, valores e formas de atuar diferem.
Em resumo, a principal diferença está nos tipos de projetos em que atuam. Os Scrum Masters se limitam a participarem de projetos que utilizam a metodologia Scrum. Já os Project Managers podem atuar em uma gama diferente de projetos, visto que não estão limitados à atuação com um framework específico.
Atuação conjunta de Scrum Masters e Project Managers
Por mais que existam diferenças, no dia a dia os projetos não necessariamente utilizam apenas uma metodologia.
Existem modalidades híbridas entre os mais diversos frameworks, sejam tradicionais, como o Waterfall, ou mesmo ágeis, como o Kanban.
Nesses casos, principalmente quando falamos de metodologias híbridas entre Waterfall e Scrum, a presença de Scrum Masters e Project Managers em conjunto é uma possibilidade.
Isso porque, a junção de determinados elementos de cada metodologia podem ser benéficos ao desenvolvimento de soluções inovadoras com valor agregado aos negócios.
A rigidez do escopo, prazo e custo trazidas pela Waterfall fazem parte dos desafios dos Stakeholders, e as cerimônias do Scrum, como as Sprints e Dailys, aumentam a qualidade do produto criado pela equipe.
Assim, fica evidente o quanto a presença dos dois tipos de profissionais pode ser favorável para um projeto.
Quando pensamos dessa maneira, percebemos que a gestão de projetos não é imutável e difere a depender da necessidade de cada negócio.
E é exatamente assim que atuamos no GW Labs, nossa Fábrica de Softwares Multiplataforma.
Compreendemos a necessidade de cada organização para utilizar a metodologia mais adequada à realidade, com foco na solução dos problemas e no desenvolvimento de soluções com valor agregado aos negócios.
Conclusão
Apesar da confusão comum, a atuação dos Scrum Masters é diferente dos Project Managers. Existem convergências, mas, no final do dia, os objetivos e formas de atuar no dia a dia são diferentes.
Nessa publicação você entendeu mais sobre como funciona a rotina desses profissionais e quais são os valores que norteiam seus trabalhos.
Além disso, também conheceu em quais circunstâncias esses profissionais podem atuar em conjunto para trazer os melhores resultados para os negócios.
Se metodologias de gestão de projetos te interessam, recomendamos algumas publicações:
- Metodologia Waterfall vs Agile: quais as diferenças
- Scrum vs Kanban: quais as diferenças
- Design Sprint x Lean Inception: diferenças e aplicações
Agora, se você quer entender mais sobre como uma Fábrica de Softwares Multiplataforma, que entende como cada um desses profissionais podem gerar valor agregado, preencha o formulário abaixo! Ficaremos felizes em explicar tudo 🙂