Como o GMO envolve os stakeholders

A gestão eficaz de mudanças organizacionais é um grande desafio que as empresas que buscam se adaptar às novas demandas do mercado e às inovações tecnológicas precisam enfrentar. 

Os Gestores de Mudanças Organizacionais (GMOs) são profissionais que trabalham para proporcionar os melhores resultados possíveis em projetos estratégicos, atuando ativamente ao lado da liderança e também próximos aos colaboradores que de fato irão utilizar as tecnologias que serão implementadas.

A seguir, vamos conferir algumas estratégias que um GMO pode utilizar para conquistar uma participação efetiva dos stakeholders em projetos de mudança, como a implementação de sistemas complexos, como o SAP S/4HANA.


Entendendo a importância dos stakeholders

Os stakeholders de um projeto podem incluir desde a alta liderança até os colaboradores que executam tarefas diárias. 

Cada stakeholder tem um papel único na implementação de mudanças, trazendo diferentes perspectivas e necessidades, e o sucesso do projeto depende profundamente do entendimento de cada um dos envolvidos.

Cada grupo ou indivíduo tem expectativas, medos e necessidades únicas que podem causar impactos no andamento do projeto. Por conta disso, o GMO começa seu trabalho com um mapeamento detalhado dos stakeholders, identificando seus interesses, influência e potenciais resistências.

Esta primeira análise ajuda a customizar estratégias de engajamento que se alinhem com as motivações de cada grupo de stakeholders.


Comunicação estratégica

A comunicação é a espinha dorsal da Gestão de Mudanças. Logo, o GMO precisa desenvolver um plano de comunicação que aborde as necessidades de informação de diferentes stakeholders. Isso inclui uma comunicação clara e objetiva, para que todos os stakeholders entendam o porquê das mudanças, o que será mudado, como será feito, e o que se espera de cada um. Realizam feedbacks contínuos, para estabelecer canais de comunicação bidirecional onde os stakeholders possam expressar suas preocupações, o que não só ajuda a mitigar resistências mas também valoriza suas contribuições e atualizações regulares, buscando manter todos informados sobre o progresso e as adaptações do projeto, reforçando a transparência e a confiança no processo.


Treinamento e capacitação

Mudanças organizacionais requerem frequentemente o desenvolvimento ou aprimoramento  de novas habilidades, ou ajustes nos métodos de trabalho que já estão sendo utilizados. 

Os GMOs constantemente organizam sessões de treinamento e workshops não apenas para educar os stakeholders sobre novas ferramentas e processos, mas também para reforçar seu papel na realização da visão da mudança. 

Isso pode ser tanto treinamentos personalizados, em que as sessões são ajustadas conforme os diferentes níveis de habilidade e funções dentro da organização, como também simulações e workshops, que permitem que os stakeholders experimentem as novas práticas em um ambiente controlado antes da implementação completa.


Monitoramento e ajuste

O trabalho de um GMO não termina com o lançamento da mudança, por isso, a adaptação contínua é um ponto que precisa ser sempre considerado pelo GMO, que deve monitorar o impacto da mudança continuamente e estar pronto para fazer ajustes, quando necessário.

Esse monitoramento envolve tanto as avaliações periódicas, onde o foco está no progresso em relação aos objetivos do projeto, quanto as sessões de feedback, que já comentamos, onde são organizadas reuniões para discutir o que está funcionando e o que não está, adaptando estratégias conforme necessário para melhor atender às necessidades da organização e de seus stakeholders.


Cases de Sucesso

Os GMOs da Gateware já estiveram envolvidos na Gestão de Mudanças de projetos estratégicos em diversas empresas no Brasil. Confira alguns deles, a seguir.


Business Agility

Na Taurus, uma das maiores fabricantes bélicas do mundo, a Gateware introduziu novas formas de trabalhar e promoveu conhecimento empírico sobre a capacidade de entrega das equipes de tecnologia, resultando em maior colaboração e novos modelos de trabalho.

Gateware - GW


Implementação SAP

Outro grande projeto que o GW Value Strategy já esteve envolvido foi a Gestão de Mudanças na implementação do sistema SAP, em empresas como a Lavoro, onde nossa equipe de GMOs geriu a mudança e o projeto de implementação do SAP S/4HANA, alcançando maior transparência das informações e tomadas de decisão rápidas e eficazes.


Gateware - GW


Transformação Digital

Como a Gateware é expert em Transformação Digital, também já fomos procurados pela Coplacana, a maior cooperativa de produtores de cana-de-açúcar do Brasil, para realizar a Gestão de Mudanças em um plano ambicioso que envolve a implementação do SAP S/4HANA, Clover e Projeto de Transformação Cultural.



Conclusão

A habilidade de um GMO para envolver efetivamente os stakeholders faz toda a diferença na adoção bem-sucedida e sustentável das mudanças organizacionais.

Envolver os stakeholders em um processo de mudança é uma tarefa complexa que requer um planejamento cuidadoso, comunicação eficaz, treinamento adequado, engajamento ativo e monitoramento constante. 

Com essas estratégias, um GMO pode aumentar muito as chances de sucesso do projeto, fazendo com que as mudanças sejam não apenas implementadas, mas também plenamente adotadas e sustentadas ao longo do tempo, além de facilitar uma transição suave e aumentar significativamente as chances de sucesso.

Ao priorizar esses elementos, as organizações podem não apenas implementar mudanças eficazes, mas também cultivar uma cultura de adaptação e inovação contínua.


Agora que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?


E se você tiver interesse em entender melhor sobre como funciona o trabalho de Gestão de Mudanças do GW Value Strategy, preencha o formulário abaixo. Ficaremos felizes em ajudar!

[acf field="codigo_html_do_formulario"]
Facebook
Twitter
LinkedIn