Texto de Lucia Teles
A Tecnologia no Agronegócio está sendo cada vez mais utilizada, promovendo crescimento nos resultados e na produtividade de todo o trabalho. Porém, também chegou a hora de treinar e capacitar as pessoas envolvidas no procedimento para que o crescimento não pare.
Drones, predição guiada por satélites, sementes, fertilizantes e máquinas de última geração, além de softwares que trazem crescimentos exponenciais para as grandes empresas do agronegócio brasileiro. Definitivamente, a Tecnologia no Agronegócio não para de crescer e agora pede mais tecnologias focadas em pessoas.
Como um empresário do setor pode preparar a sua equipe para lidar com as novas Tecnologias no Agronegócio?
É aí que os gestores de mudanças (GMOs), entram com a expertise para coordenar a inovação na companhia, de forma harmonizada visando evitar conflitos. Afinal, são investimentos milionários para a implementação ERPs como, por exemplo, o SAP S/4HANA, e também melhorias que requerem adaptação da recepção.
Adaptação da equipe para novas Tecnologias no Agronegócio
A tecnologia é 30% do que vai acontecer e os outros 70% dependem do lado humano que vai utilizar os softwares e equipamentos. A Tecnologia no Agronegócio é a chave que traz a mudança para as empresas do setor, porém os responsáveis por girá-la são os colaboradores da empresa.
E a adaptação da equipe para a mudança e a vontade de fazer depende muito da mentalidade na qual ela já está inserida, se ela já estiver pronta para os desafios, fica muito mais fácil.
Após essa abertura na empresa, fica mais fácil para o GMO entender sobre o fit cultural da empresa e todas as suas particularidades. A sinergia com o cliente é a primeira coisa que deve ser conquistada para um bom trabalho, porque cada empresa precisa de um serviço único – o que funcionou em uma empresa pode não funcionar em outra.
A implementação da tecnologia e a gestão da mudança é feita de acordo com o perfil de cada empresa, conforme os seus, valores, região, histórico e maturidade.
Quebrar a resistência às mudanças é algo que precisa ser feito em parceria com a área de RH do agronegócio.
O investimento em Tecnologia no Agronegócio está cada vez maior, mas nem sempre o setor de RH recebe o mesmo aporte de investimentos, fazendo com que o trabalho do GMO próximo a ele seja estratégico no estabelecimento de conexões, em busca de um melhor ritmo no desenvolvimento dos colaboradores. Se a empresa deseja aportar mais tecnologia, é necessário ter um time melhor preparado para um ambiente de negócios competitivo.
A característica do agronegócio que mais influenciam a Gestão de Mudanças, é a necessidade de também se investir no RH, para ser um setor com mais predição e poder na empresa, tendo a possibilidade de transformar, capacitar e elevar os funcionários da empresa.
Em processos para adaptar os funcionários à novas Tecnologias no Agronegócio, é extremamente necessário que os líderes da empresa entendam que os GMOs estão lá para ajudar. Buscamos ter uma linguagem próxima ao seu universo, a fim de descomplicar a tecnologia e extrair o que há de melhor para ajudar na realidade da empresa.
A ideia é que estejamos lado a lado com o executivo e os colaboradores quebrando paradigmas, ultrapassando barreiras e casando propósitos.
Atuação dos GMOs da Gateware no Agronegócio
No momento nossos GMOs estão participando de um projeto para a implementação de SAP S/4HANA e perceberam o quanto a mudança impactará os colaboradores.
Para os nossos profissionais, é de suma importância que o cliente participe ativamente da mudança e treinamento e cabe aos profissionais da Gateware apresentar e reforçar os motivos de desejar a mudança, fazer uma boa leitura de seu cenário e manter uma atitude de acolhimento e reciprocidade.
Pavimentar o caminho sem solavancos, mas de maneira que se compreenda o benefício do que está sendo feito no final do dia é nosso objetivo. Essas empresas, especialmente as que estão implementando ou almejam implementar um novo sistema, estão cada vez mais aprofundadas com a Tecnologia no Agronegócio em um ambiente de crescimento que vai além das projeções estipuladas.
Por isso, a decisão da mudança deve ser pautada, conforme os próprios líderes reconhecem, pela sustentabilidade que o processo garante a longo prazo em um segmento bastante pragmático quanto a resultados como é o do agronegócio.
Confira nosso case de sucesso atuando na implementação de Tecnologia no Agronegócio
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais:
- Safra Agri Business
- Blog Jornal da Mulher
- Notícias Agrícolas
- Jornal Dia a Dia
- Terra e negócios
- Sucesso no Campo
- Abime Brasil
- Dia Rural
- News total br
- Portal ABC Paulista
- O Debate
- Portal do Alto Tietê
- Portal Notícias Diárias
- Notícias Interativas
- Agro Revenda
- Jornal Dia a Dia
- Terra Negócios
Quer saber um pouco mais sobre como a Gateware pode potencializar o resultados dos seus projetos de Tecnologia no Agronegócio? Preencha o formulário abaixo!