Por meio de nosso Engagement Circle, encontramos o talento ideal para cada negócio
Você já ouviu falar em Engagement Circle (no português “Círculo de Engajamento”)? Esse conceito permeia cinco elos e serve para engajar colaboradores, independentemente de cargo ou empresa/negócio.
Aqui na Gateware, nós o utilizamos para encontrar os talentos ideais para nossos clientes, por meio da suíte GW Outsourcing. Utilizamos o Engagement Circle para adequar os perfis profissionais ao fit cultural de cada organização e atuamos para garantir que a pessoa contratada se mantenha sempre motivada.
Quer saber mais sobre Engagement Circle e como ele é aplicado no GW Outsourcing e em nosso dia a dia? Continue a leitura!
Os cinco elos do Engagement Circle
O primeiro elo do Engagament Circle é o conhecimento, fundamental para que as pessoas possam realizar suas tarefas de forma correta e produtiva. Nesse contexto, todo tipo de conhecimento é válido: científico, técnico e empírico, o qual é adquirido por meio de experiências pessoais. Conhecer todas as circunstâncias, possibilidades e expectativas de determinado projeto, por exemplo, aumenta as chances de êxito.
O segundo elo do Engagement Circle é a comunicação. Comunicar-se de forma clara, objetiva e honesta pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso de um projeto – e até mesmo de um negócio. Como exigir que os colaboradores façam o desejado se a eles não foi explicado corretamente o que precisa ser feito?
O terceiro elo do Engagement Circle tem tudo a ver com o segundo, é a compreensão. Uma narrativa bem planejada e argumentada permite que toda a estratégia se consolide, contando com o apoio daqueles que ouviram e realmente entenderam a “missão”, o que gera mais motivação para executar o proposto.
Já o quarto elo do Engagement Circle exige um pouquinho mais de esforço por parte dos responsáveis por gerar esse engajamento, que é o convencimento. Este elo só se implementa quando os indivíduos compreendem bem o projeto/ação e gera aderência, ponto fundamental para a consolidação do engajamento.
Por fim, o quinto e último elo do Engagement Circle conecta-se aos demais e representa o ponto prático e fundamental para o engajamento: comprometimento. Após conhecer, entender e se convencer, o colaborador pode, enfim, atuar com eficiência, produtividade e qualidade. Um excelente acréscimo para qualquer time, não é?
GW Outsourcing e o Engagement Circle
Hoje, o desejo dos colaboradores de entender como será sua experiência em uma organização está cada vez maior. As pessoas procuram e investigam intensamente uma organização antes de se aplicar a uma vaga, assim como as empresas buscam saber o máximo possível de informação sobre os candidatos para não “perderem tempo” com entrevistas que não dão em nada.
É por isso que, segundo nossa Gerente de RH, Karla Kristina da Silva, durante o processo seletivo da Gateware, realizamos uma entrevista baseada em competência: “Nós analisamos a cultura e o propósito da empresa versus os interesses e propósitos candidato. Assim, refletimos muito mais nossos interesses em comum”, diz.
E não pensamos apenas no processo de seleção! Temos um time totalmente focado em people e constantemente entramos em contato com os colaboradores terceiros para entender se a identificação com a empresa é real e se ele está bem adaptado ao ritmo de trabalho e aos colegas. “Com essa forma de pensar e atuar, por meio do Engagement Circle, garantimos satisfação para ambas as partes e sensação de pertencimento ao colaborador, o que gera, por consequência, maior engajamento, menos conflitos e melhores resultados para o negócio, com redução de turnover”, finaliza.
Buscando o talento ideal para o setor de T.I. da sua empresa? Conheça mais sobre a suíte GW Outsourcing. Somos especialistas em Alocação e Hunting de profissionais de tecnologia, com alto nível de assertividade.