Power skills são habilidades indispensáveis e estão presentes em times de alta performance.
Apesar de ser um termo novo, recrutadores analisam e consideram essas competências como diferenciais em processos de seleção.
Mas afinal, quais habilidades são consideradas Power skills?
Podemos destacar:
- Criatividade
- Empatia
- Comunicação assertiva
Agora você deve estar se perguntando: essas não são Soft skills?
Bom, também são consideradas. Continue com a gente e entenda porque existe a distinção entre esses dois termos.
Diferença entre Soft skills e Power skills
Habilidades comportamentais têm sido cada vez mais consideradas como essenciais para o mercado de trabalho.
Uma pesquisa realizada pela IBM em 2016 e 2018 mediu a importância de cada tipo de aptidão para CEOs ao redor do mundo nesses anos.
Foi constatado que a importância com as habilidades comportamentais cresceu exponencialmente, colocando a capacidade de ser flexível, ágil e adaptável como a primeira colocada.
Porém, o que torna a discussão realmente interessante é a perspectiva sobre essas competências versus as competências técnicas.
O termo Soft skills (habilidades suaves), quando usado em comparação ao termo Hard skills (habilidades duras ou difíceis), não faz jus à importância das aptidões comportamentais e emocionais.
Portanto, renomear determinadas Soft skills como Power skills foi o movimento realizado para enfatizar tais competências. Além disso, adicionou uma nova nuância às habilidades antes consideradas Soft skills para se tornarem Power skills.
Ou seja, o que torna uma Soft skill uma Power skill é a capacidade de transformar habilidades comportamentais em valor agregado no dia a dia.
O que são Power skills
As Power skills são, como um todo, práticas comportamentais e emocionais adquiridas por meio de experiências variadas e que nem sempre são ligadas ao trabalho.
E, segundo a pesquisa realizada pela IBM, líderes mundiais reconhecem que são as habilidades do futuro.
Isso porque, cada vez mais as atividades técnicas no dia a dia se tornam automatizadas e, em contrapartida, demandas que requerem um toque humanizado se destacam pela importância.
Dessa forma, chegamos a um ponto onde as Power skills se tornaram os diferenciais necessários para se sobressair e ser um excelente profissional.
Exemplos de Power Skills
Dentre as Power skills, é possível destacar algumas e mostrar como elas fazem a diferença no mundo corporativo.
Curiosidade e Criatividade
Uma das habilidades em alta é a curiosidade. Profissionais curiosos são capazes de resolver mais problemas, entendem os porquês e melhoram ofertas e serviços do negócio.
Essa Power skill tem destaque por ser presente em profissionais que se preocupam em questionar e entender a fundo tudo que for necessário para o crescimento.
E a criatividade complementa a curiosidade, pois está atrelada a resolução de problemas, trazendo novos pontos de vista com foco na inovação.
Comunicação assertiva
Incontáveis falhas se dão devido às falhas de comunicação. Por isso, compreender e ser compreendido está na essência dos negócios.
Profissionais que estabelecem diálogos produtivos, onde todos os envolvidos contribuem para que os objetivos sejam alcançados, são indispensáveis para as empresas que almejam alavancar resultados constantemente.
Empatia
A capacidade de entender o outro e se colocar no lugar norteia ações estratégicas dentro e fora da empresa.
Um bom processo de comunicação passa pela identificação entre os interlocutores. E a criatividade e curiosidade são habilidades acentuadas pela colaboração, que funcionam muito melhor em relações empáticas.
Essas são algumas Power skills importantes, mas a lista pode ir mais longe. Dentre elas, podemos destacar:
- Inteligência emocional;
- Colaboração;
- Adaptabilidade;
- Fluência intercultural;
- Autogestão;
- Gestão de tempo;
- Entre outros.
Dica de Ouro para Desenvolver Power skills
Palestras, cursos, eventos e treinamentos até podem ajudar a desenvolver Power skills, mas o real aprimoramento dessas habilidades parte de cada um.
Compreender quais são as nossas competências inatas, o que nossa história agregou para nossas capacidades e a prática deliberada a longo prazo é o que impulsiona o crescimento das Power skills.
Veja a dica de ouro que separamos para mostrar como você pode desenvolver qualquer Power skill, principalmente àquelas que já estão atreladas à sua história de vida.
Auto imersão
O primeiro passo é a auto imersão. Reflita sobre tudo que já fez em sua vida para entender como suas experiências agregaram para a pessoa que você se tornou.
Por exemplo: muitas vezes, é comum pessoas que inatamente são tímidas se forçarem a desenvolver um grande talento com comunicação.
Sem sombra de dúvidas, essa habilidade pode ser desenvolvida, mas não precisa ser o ponto forte dessas pessoas.
Compreender em quais áreas estão seus interesses e talentos é um ponto inicial para desenvolver Power skills de altíssimo valor.
E dentro de sua auto imersão, não se limite às experiências de trabalho. Lembre-se: tudo que vivemos constrói nossa percepção do mundo.
Treinamento deliberado
O segundo passo é começar um processo de treinamento deliberado, com foco no desenvolvimento específico da Power skill que identificou como possibilidade no processo de auto imersão.
Para isso, o processo irá variar dependendo da habilidade, mas o foco em treinar com um objetivo em mente sempre se mantém.
Como por exemplo, aproveitar interações para praticar a empatia ativamente ou gravar vídeos para tornar a comunicação mais assertiva.
Loop de feedbacks
Para que o processo seja efetivo, é importante entrar em um “loop” de feedbacks e contar com aqueles que estão à sua volta para ajudar nessa jornada.
Pergunte às pessoas do seu convívio como se sentem sobre a sua forma de se comunicar, níveis de empatia ou outros fatores que fazem a diferença para as suas Power skills.
Esse é um procedimento comum para habilidades técnicas, mas pouco utilizado para melhorar capacidades comportamentais e emocionais.
Isso pode proporcionar vantagens e mostrará pontos que, mesmo por meio da auto imersão, você pode não encontrar.
Dessa forma, você também poderá ajudar outras pessoas a desenvolverem Power skills.
Conclusão
Agora sim você sabe o que são Power skills, qual é a sua importância e conheceu algumas dicas de ouro para desenvolvê-las.
Falando em desenvolvimento, já parou para pensar em como se preparar para novas oportunidades e alavancar a carreira? Vale a pena conferir esses conteúdos abaixo:
- Hard skills e Soft skills | Exemplos das mais importantes
- Entrevista de Emprego | 3 Dicas Essenciais de Recrutadoras
E para você ficar ligado nas oportunidades aqui da Gateware e receber nossas vagas semanais por e-mail, basta preencher o formulário abaixo.