Investir em inovação é essencial para toda empresa do segmento da manufatura que deseja se manter competitiva em meio às transformações da Indústria 4.0, e a Gateware tem se destacado na transformação digital do setor.
Você já ouviu dizer que a economia do Brasil está indo na contramão do mundo?
Essa afirmação vem do fato de que o nosso país está cada vez mais dependente da agropecuária e da mineração, e menos da produção tecnológica, o que, para alguns economistas, se trata de uma “volta ao passado”.
Segundo dados do IBGE apresentados em uma matéria de Thais Carrança na BBC, em abril de 2023, a soma de agro e mineração superaram a manufatura no PIB brasileiro pela primeira vez em décadas, no ano de 2021, e essa tendência se manteve no ano seguinte.
É possível afirmar que o Brasil vai na contramão do mundo porque enquanto as exportações mundiais de produtos de alta tecnologia são de 21% e as de média-alta tecnologia de 31%, o percentual de importações no Brasil é de 2% e 13%, respectivamente. Ao mesmo tempo, a agropecuária representa 20% das exportações brasileiras.
De acordo com o economista Paulo Morceiro, essa tendência é um problema porque o país acaba crescendo apenas em áreas de pouco valor. Segundo o economista e pesquisador na Universidade de Joanesburgo, se o Brasil chegar a ter 20% de participação no comércio agrícola no mundo, nós ainda teríamos apenas 0,6% do comércio global. Por outro lado, se aumentássemos nossa participação nas exportações mundiais da indústria da transformação para apenas 1,8%, isso já representaria um total de 1,5% de todo o comércio global.
Esses dados reforçam a relevância que a indústria da manufatura tem na economia e a importância de investir em inovação nesse setor, mais ainda levando em consideração que a quarta revolução industrial-tecnológica já está em curso no mundo e o nosso país pode acabar ficando de fora desse processo.
Evolução da Manufatura
Manufatura é um termo que vem do latim mano (mão) e factura (feitio), e se refere à produção manual de itens para comercialização. Apesar da origem do seu nome, a manufatura pode fazer referência a produtos que vão do artesanato até a alta tecnologia em montagem de elementos de produção industrial.
Isso porque a partir da Revolução Industrial, produtos que antes eram de manufatura artesanal passaram a ser feitos por máquinas, o que aumentou a escala da produção, diminuindo seu tempo e aumentando a possibilidade de alimentar o comércio com eficiência.
O que caracteriza a transformação que a manufatura sofreu nesse período foi o surgimento de um novo tipo de trabalho em série (por etapas) e especializado (cada pessoa com sua função específica), que tornou possível baixar o preço dos produtos e aumentar as vendas.
Toda essa transformação fez com que a manufatura assumisse um papel fundamental na economia do mundo moderno, afinal de contas foi ela que produziu a riqueza que agora se soma ao setor de serviços.
A manufatura industrial, além de um processo de produção, também pode ser vista como um processo de geração de valor, afinal de contas os bens que são produzidos dessa forma são vendidos a um preço mais alto do que os materiais que foram usados em sua produção.
Outras revoluções na indústria
As transformações na indústria não se limitaram a esse período da história e outras grandes transformações também marcaram o setor e ficaram conhecidas como sendo as novas Revoluções Industriais.
- Indústria 2.0: é marcada pela descoberta da eletricidade e pela produção de linha de montagem. Também proporcionou inovações capazes de diminuir o tempo de fabricação dos produtos, além de ser responsável pelo uso do motor a explosão, pelo aparecimento dos corantes sintéticos, pela produção em grande escala de aço e alumínio e pela invenção do telégrafo.
- Indústria 3.0: também ficou conhecida como Revolução Técnico-Científica e Informacional e o seu grande diferencial ficou por conta da automatização dos processos de produção. Com todo o avanço científico que se iniciou na década de 1950, começaram a se destacar as indústrias de alta tecnologia, principalmente nas áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.
- Indústria 4.0: está em curso atualmente e tem como principais características a comunicação de máquinas com outras máquinas, a inteligência artificial, a robótica, a internet das coisas e a computação em nuvem, inovações que estão transformando diversos processos produtivos e aumentado a eficiência das operações.
Manufatura 4.0
Embora o fenômeno da Indústria 4.0 não esteja restrito ao setor de manufatura, ele é justamente um dos que mais tem passado por mudanças significativas nos seus processos de produção por conta dessa revolução.
Por essa transformação promover o surgimento de fábricas inteligentes que utilizam máquinas que se comunicam entre si, ela também recebeu o nome de Manufatura Avançada, ou simplesmente Manufatura 4.0.
Essa abordagem proporciona maior eficiência operacional, por permitir a automação e a digitalização de processos além de tomada de decisões melhor informadas, identificação de áreas de melhoria e antecipação de problemas antes que eles se tornem críticos, já que a coleta e análise de dados é feita em tempo real.
Isso sem contar que essa automação permite reduzir custos operacionais, contribuindo para o aumento da margem de lucro das empresas; proporciona maior flexibilidade, já que esses sistemas são adaptáveis e permitem responder rapidamente a mudanças nas demandas do mercado; é mais sustentável, já que Manufatura 4.0 pode ser implementada de forma a otimizar o uso de recursos e reduzir o impacto ambiental, além de aumentar a competitividade das empresas já que as organizações que investem na Manufatura Avançada estão melhor posicionadas para competir no mercado global, se destacando pela eficiência, inovação e capacidade de atender às demandas específicas dos clientes.
Confira algumas das principais inovações da Manufatura 4.0:
IA
A Inteligência Artificial (IA) está em ascensão em diversos setores, transformando a rotina de profissionais das mais diferentes áreas, e na manufatura não é diferente.
Na Manufatura Avançada, essa tecnologia é utilizada para analisar dados operacionais em tempo real, identificando padrões e otimizando automaticamente os processos de produção, o que leva a uma maior eficiência e redução de custos.
Além disso, os algoritmos de IA são capazes de prever falhas em equipamentos antes que ocorram, permitindo a implementação de estratégias de manutenção preditiva, reduzindo o tempo de inatividade não planejado e prolongando a vida útil dos ativos.
O LivID é uma das soluções da Gateware que podem contribuir muito com as indústrias.
Nosso sistema de Reconhecimento Facial conta com um algoritmo de Inteligência Artificial de ponta que proporciona maior segurança no controle de acesso das fábricas, facilitando a identificação de usuários e o rastreamento de dados.
Big Data
Big data é a ciência que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes. A coleta e armazenamento desses dados permite extrair insights valiosos, melhorar a tomada de decisões e otimizar a produção.
Outro ponto importante é que a análise de Big Data proporciona visibilidade total da cadeia de suprimentos, permitindo uma gestão mais eficaz dos estoques, previsão de demanda e sincronização de operações.
A Electrolux é uma das empresas que investiram muito nesse tipo de tecnologia.
A implementação da ferramenta MES (Manufacturing Execution System) proporciona à fabricante, uma maior visibilidade da performance da produção, possibilitando um acompanhamento mais preciso da fabricação de algum produto da marca, em qualquer uma de suas linhas de montagem.
A atuação de uma PMO do GW Outsourcing nesse projeto fez com que o Lux MES fosse implementado com sucesso, sendo entregue com muita qualidade, mantendo o cost-book dentro do investimento previsto e ainda possibilitando que novas oportunidades fossem encontradas.
Você pode conferir esse case de sucesso, em detalhes, no link a seguir:
IIOT
IIOT é a sigla para Industrial Internet of Things, ou Internet Industrial das Coisas, e envolve a interconexão de dispositivos e máquinas industriais. Sensores e dispositivos conectados coletam dados em tempo real, permitindo o monitoramento e controle remotos das operações.
A IIoT facilita a gestão de ativos, monitorando o desempenho e a condição de máquinas e equipamentos. Isso contribui para a manutenção preditiva e a redução de falhas inesperadas.
ERP
Os sistemas ERP integram dados de diferentes áreas da empresa, como finanças, estoque, produção e vendas. Isso proporciona uma visão unificada e em tempo real das operações.
Os ERP automatizam tarefas administrativas, melhorando a eficiência e a precisão na gestão de recursos humanos, finanças e outras áreas, permitindo que as empresas se concentrem mais nas atividades principais.
Um dos ERPs mais utilizados na Manufatura Avançada é o SAP, que foi o escolhido para atender ao crescimento da Enaex Britanite. No projeto de implementação do ERP, a Gateware foi escolhida para fazer a gestão estratégica.
A atuação do GW Value Strategy nesse projeto proporcionou aceleração do ROI; segurança durante a transição do sistema; maior agilidade na curva de aprendizado dos colaboradores no uso da ferramenta e muito mais.
Faça o download desse case de sucesso e entenda como a Gateware ajudou a Enaex Britanite a alcançar seus objetivos estratégicos com o projeto de implementação do SAP.
Integração de Tecnologias
Nenhuma dessas tecnologias costuma ser utilizada por conta própria. Outro detalhe importante sobre a Manufatura 4.0 é que ela busca criar um ecossistema digital, onde essas tecnologias se complementam. A IIoT fornece dados em tempo real, a IA os analisa, o Big Data processa e armazena, enquanto os sistemas ERP integram e coordenam as operações.
A integração dessas tecnologias fornece às empresas uma base sólida para tomar decisões mais informadas e estratégicas, impulsionando a agilidade e a competitividade.
Nosso compromisso com o setor de manufatura
Há mais de 20 anos no mercado, nossa expertise em proporcionar soluções em tecnologia nos possibilitou ganhar a confiança de diversas empresas do segmento da manufatura industrial, como AB InBev, Ambev, Arauco, Berneck, Electrolux, Enaex Britanite, Gerdau, Grupo Boticário, Volvo, Votorantim, entre outras.
Temos um compromisso firmado com a inovação e a evolução do setor manufatureiro nacional, e nossas Suítes de Serviços concentram esforços e competência técnica na entrega de valor e otimização do negócio, de modo que os clientes possam colher resultados lucrativos.
O GW Value Strategy é a nossa solução focada em Gestão de Projetos (PMO) e Gestão de Mudanças (GMO). As nossas entregas de PMO e GMO focam na cultura de cada organização, na visibilidade dos processos, no engajamento dos envolvidos e valor agregado ao negócio.
Já o GW Outsourcing tem o foco na alocação de profissionais de TI altamente qualificados para atender as mais variadas demandas de uma empresa. Nosso Recruiting Center pode encontrar o perfil profissional que a sua empresa tanto necessita, com prazos compatíveis, sempre levando em consideração os valores e fundamentos de cada companhia.
O GW Solution é a nossa solução de Reconhecimento Facial e Prova de Vida Digital que combina Inteligência Artificial com Machine Learning para proporcionar maior segurança e comodidade em diversos processos, como o controle de acessos, a identificação de usuários e o rastreamento de dados.
Por fim, o GW Labs, nossa Fábrica de Softwares Multiplataforma, consiste em uma estrutura que define atividades, fluxos de trabalho, papéis, responsabilidades e artefatos para o desenvolvimento ágil de projetos de software.
Conclusão
O setor de manufatura tem uma importância indiscutível na economia global e é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento do nosso país também.
Com todas as mudanças que a Indústria 4.0 está proporcionando no setor, as empresas que buscam se manter competitivas e aproveitar o momento para expandir suas operações, precisam investir em tecnologia que proporcione melhores resultados para os negócios, e a Gateware é com certeza a parceira ideal para ajudar nesse processo.
Agora que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Expertise da Gateware em projetos de Transformação Digital
- Conheça como a Gateware faz a diferença no Brasil
- Confiança: Conheça a Opinião dos Clientes da Gateware
- Gateware entrega soluções que aumentam o valor agregado e lucratividade nos clientes
Se você deseja receber mais informações em seu e-mail sobre a atuação da Gateware e como ela pode ajudar o seu negócio, preencha o formulário abaixo.