Executar ações que transformam a experiência do cliente com a sua marca é um passo essencial para impulsionar bons resultados
Você já ouvir falar em: era da experiência do cliente? Esse conceito tem ganhado força nos últimos anos em que as empresas começaram a colocar o cliente no centro de importantes ações de engajamento.
Para construir uma boa reputação no mercado e conseguir clientes fiéis, é preciso garantir que eles terão uma boa experiência ao adquirirem um serviço ou produto seu. Em um mercado tão competitivo como o atual, qualquer experiência ruim com uma marca pode minar relações comerciais e também abalar a sua imagem no mercado, pois experiências negativas, em geral, são amplamente divulgadas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Conquist, a maior causa que leva os clientes a desistirem de comprar de uma marca é o atendimento ruim. Ou seja, um atendimento ineficiente pode, definitivamente, arruinar o seu negócio.
Por isso, selecionamos algumas dicas para você transformar a experiência do cliente e garantir uma jornada de sucesso dele com a sua marca.
5 dicas para transformar a experiência do cliente
1. Ouça seu cliente
Para garantir que você tenha a melhor solução para o cliente é preciso entender qual o problema dele. Ouça seu cliente para entender o que o motiva e vá além, preste atenção nisso com um olhar empático. Tire um tempo para entender, por exemplo, quais são as reclamações deles em relação ao que você oferece para que consiga resolver os problemas de forma efetiva.
2. Resolver problemas é o básico, vá além
O básico em um bom atendimento é resolver o problema que o cliente traz. Para transformar a experiência do cliente e torná-la positiva é preciso ir além e surpreender. Coloque-o sempre em primeiro lugar. Faça isso avaliando os pontos de contato dele com a sua marca, o foco sempre deve ser em oferecer a ele uma experiência melhor, ou seja, ele vem antes do seu produto.
3. Não prometa o que você não pode cumprir
Na hora de fazer uma venda, usar a estratégia de prometer muito mais do que você é realmente capaz de entregar pode ser um grande tiro no pé. Isso porque você criará expectativas no cliente em relação ao que está oferecendo e, quando não conseguir cumprir, a experiência dele será extremamente negativa. Isso pode prejudicar de vez sua relação comercial com aquele consumidor e o resultado aparecerá negativamente em seu fechamento financeiro. O principal diferencial para oferecer uma boa experiência é justamente cumprir o que foi prometido, entregando o que o cliente adquiriu.
4. Mapeie a jornada do cliente
Além de entender quais são os comportamentos que motivam seu público, é preciso analisar qual a jornada que ele percorre antes, durante e depois do contato com você. Entenda o que o levou a adquirir o seu produto ou serviço e porque ele continua utilizando. Crie formas de receber feedbacks, como questionários ou pesquisas, para entender o nível de satisfação e o que pode ser melhorado na jornada. Lembre-se: ouvir seu cliente é a melhor forma de transformar a experiência dele em algo memorável.
5. Garanta um atendimento humanizado
Humanizar o atendimento é importante para valorizar as relações com os seus clientes. É possível, de forma estratégica, conciliar tecnologia e um bom relacionamento com o cliente. Garanta que a equipe que cuida do cliente terá autonomia para buscar as melhores soluções para ele, de forma humana e atenta.
Investir em uma experiência de sucesso durante a jornada do seu cliente é garantir que ele estará satisfeito com o atendimento prestado. Em um mercado extremamente competitivo isso mostra-se essencial.
Oferecer uma boa experiência vai ajudar não só a fidelizar esse cliente como também a torná-lo um embaixador da sua marca, que irá indicar a sua empresa para amigos, familiares e também em redes sociais. Tudo isso deixará o seu negócio mais atrativo para o consumidor e o diferenciará da concorrência.
Na Gateware, estamos sempre buscando a melhor experiência para nossos clientes. Para saber mais sobre nossos serviços e produto preencha o formulário abaixo.