Você já sabe quais são as principais Tendências da Gestão de Mudanças que os GMOs estão de olho para 2024?
Como já falamos por aqui em outro post, a Gestão de Mudanças é uma disciplina estratégica para ajudar com que as organizações se mantenham ativas e competitivas no mercado.
Ela envolve um conjunto de ações e práticas pautadas em metodologias comprovadas pelo mercado, que busca entender e apoiar o lado humano nas transformações organizacionais, já que as mudanças só alcançam o impacto desejado se forem adotadas por todos os envolvidos no processo. Por isso, na Gestão de Mudanças, todos os colaboradores fazem parte de uma estratégia, desde a alta liderança até os integrantes de cada equipe.
E se o intuito da Gestão de Mudanças Organizacionais é justamente de promover maior precisão para as organizações durante as transformações, que muitas vezes ocorrem para acompanhar as mudanças que estão acontecendo no mercado, é natural também que a própria Gestão de Mudanças esteja em constante desenvolvimento.
Por isso, trouxemos para você as principais tendências da Gestão de Mudanças para o ano de 2024.
Mas antes de conhecer as principais tendências, você sabe qual o momento certo de implementar a Gestão de Mudanças Organizacionais? Acesse o conteúdo abaixo e entenda.
Principais tendências da Gestão de Mudanças
A 12ª edição do estudo das Melhores Práticas na Gestão de Mudanças, divulgado pela Prosci, trouxe insights importantes que trazem novas perspectivas para as disciplinas.
Por mais que quando a gente fale de tendências seja natural pensarmos que teremos muitas novidades, inovações e muita coisa sendo feita de formas diferentes, muitas das atuais tendências da Gestão de Mudanças continuam sendo as mesmas práticas que já vinham sendo adotadas há algum tempo. O que muda é a percepção que os Gestores de Mudança estão tendo a respeito dessas práticas atualmente, levando eles a darem um pouco mais de atenção a elas.
Confira a seguir quais são as principais tendências da Gestão de Mudanças para 2024 segundo o estudo.
1. Mobilizar patrocínio ativo e visível
Contar com um líder positivo que guia ativamente a organização por meio da mudança e participa de maneira visível ao longo do ciclo de vida da mudança continua sendo o principal contribuinte para o sucesso de um projeto.
Os participantes da pesquisa citaram a importância do sponsor com maior frequência do que qualquer outro fator, e utilizaram bastante as palavras-chave «ativo e visível» para descrevê-lo. Patrocínio ativo e visível significa que o patrocinador do projeto:
- Apoia a mudança ao dar atenção consistente a ela e à necessidade da Gestão de Mudança
- É um defensor da mudança, liderando e motivando outros na organização
- Toma decisões eficazes e influentes em relação à mudança, incluindo alinhar prioridades entre outros líderes na organização
- Mantém comunicação direta com as equipes de Gestão de Projetos e de Gestão de Mudanças, e permanece acessível durante a mudança
- Influencia os pares para manter o apoio e participar de uma coalizão de patrocínio
2. Aplicar uma abordagem estruturada de Gestão de Mudanças
Uma abordagem intencional e definida para gerenciar a mudança fornece a estrutura necessária para manter o rumo certo. Ela designa tempo adequado para atividades significativas e permite identificar e abordar lacunas ao longo do ciclo de vida do projeto. Utilizar uma abordagem formal também torna os processos repetíveis para a aplicação consistente da Gestão de Mudanças em mais iniciativas em uma organização. Palavras-chave que surgiram quando os participantes descreveram esta melhor prática incluem:
- Estabelecida
- Customizável
- Dimensionável
- Clara e bem planejada
- Fácil de implementar em várias mudanças
- Fácil de aplicar em todas as fases do projeto
3. Envolvimento com os funcionários da linha de frente
Aqui na Gateware, nós entendemos que o que faz um projeto dar certo é compreender o lado humano da mudança e pensar nas pessoas como a parte mais estratégica da adoção da tecnologia, ao invés de pensar na tecnologia por si só. Por isso, em nossa metodologia, nossos GMOs estão próximos da liderança e dos funcionários envolvidos diretamente na implementação do projeto, o que vem proporcionando grandes resultados para os nossos clientes e se tornou também uma das principais tendências da Gestão de Mudanças, conforme aponta o estudo da Prosci.
Na 12ª edição do estudo, o envolvimento com as pessoas na linha de frente da organização avança para a terceira posição entre as melhores práticas mais citadas, superando as comunicações frequentes e abertas para a quarta posição.
A Gestão de Mudanças é aplicada para ajudar os funcionários a compreender por que a mudança é necessária e para capacitá-los a fazer a transição com sucesso. Dado esse objetivo, fica claro porque o envolvimento e a participação dos funcionários são identificados como um dos principais contribuintes para o sucesso. Táticas para aumentar o envolvimento incluem:
- Destacar «O que há para mim?»
- Identificar e construir relacionamentos com grupos impactados
- Assegurar que grupos impactados recebam o nível apropriado de treinamento
- Envolvimento dos funcionários na identificação e planejamento de uma solução proposta e estado futuro
E por falar em impactos, aproveite para entender como os GMOs lidam com tamanho desafio.
Participar de atividades de reforço e sustentação com os funcionários da linha de frente é uma etapa crítica no processo de Gestão de Mudanças. Ainda assim, organizações que já estão saturadas de mudanças muitas vezes negligenciam essas atividades e consideram erroneamente que uma mudança está completa no momento do go-live.
Abordar inadequadamente as atividades de reforço e sustentação tem um impacto negativo no resultado da mudança. Conforme os dados do estudo mostram, os participantes que alocaram recursos para atividades de reforço, incluindo o envolvimento com os funcionários impactados, tinham mais probabilidade de alcançar os objetivos do projeto do que aqueles que não o fizeram.
Você pode conferir um grande exemplo de como a Gestão de Mudanças Organizacionais pode impulsionar a colaboração e a criatividade, quando trabalhada dessa forma, ao acessar o case de sucesso da nossa atuação na Taurus.
4. Comunicação frequente e aberta
Os Gestores de Mudanças frequentemente precisam lidar com a concepção equivocada de que a Gestão de Mudanças é «apenas comunicação». Embora a Gestão de Mudanças seja muito mais do que isso, uma comunicação eficaz é essencial para alcançar o sucesso com a mudança.
Além da frequência, os participantes citaram esses fatores como importantes para o sucesso:
- Cadência
- Consistência
- Transparência
- Múltiplos canais de comunicação
- Remetentes preferenciais
Um dos maiores desafios da Gestão de Mudanças, que exige do GMO um excelente trabalho de comunicação com os envolvidos, é a resistência. No conteúdo a seguir, você pode conferir, em detalhes, como lidar com ela.
5. Engajamento e integração com a Gestão de Projetos
No GW Value Strategy, desenvolvemos uma metodologia própria que combina competências da Gestão de Projetos com a Gestão Humana da Mudança, levando em consideração as características e os desafios específicos de cada projeto e o FIT cultural de cada organização. Isso porque entendemos que as duas competências devem andar juntas para fazer com que as organizações alcancem os melhores resultados possíveis com a implementação de seus projetos estratégicos. E essa integração entre as duas áreas também é outra das tendências da Gestão de Mudanças que vamos observar se tornando mais comum em 2024, como aponta a pesquisa da Prosci.
De acordo com as informações do estudo, quase três quartos de todos os entrevistados integram de alguma forma o trabalho de Gestão de Projetos e o trabalho de Gestão de Mudanças.
Exemplos específicos de integração incluem:
- Adicionar atividades de Gestão de Mudanças ao plano do projeto
- Trabalhar em colaboração com a equipe do projeto
- Alinhar planos e datas de mudança com planos e datas do projeto
- Combinar ou atribuir responsabilidades e papéis
- Fornecer treinamento de gerenciamento de mudanças à equipe do projeto
Cada vez mais, as organizações percebem o valor de integrar a Gestão de Projetos e a Gestão de Mudanças. E os participantes da pesquisa que integraram essas duas disciplinas tiveram uma probabilidade maior de atender ou superar os objetivos do projeto do que aqueles que não integraram.
A Lavoro, especialista na comercialização de sementes, defensivos e fertilizantes, teve que enfrentar um grande desafio de implementar o SAP S/4HANA em meio a pandemia, e a atuação do GMO e do PMO da Gateware em conjunto fez toda a diferença para que o projeto se tornasse um case de sucesso, que você pode conferir, em detalhes, no link abaixo.
6. Dedicar recursos à Gestão de Mudanças
Outro ponto importante que a pesquisa destaca é que o projeto precisa de recursos e financiamento dedicados para realizar o trabalho de Gestão de Mudanças. Isso significa ter acesso a:
- Financiamento e recursos suficientes
- Recursos dedicados com experiência em Gestão de Mudanças
- Uma equipe ou comunidade de mudanças composta por indivíduos flexíveis, ambiciosos, decisivos e colaborativos
Como um participante da pesquisa mencionou, «Se não é o trabalho de alguém, então não é o trabalho de ninguém». Para alcançar os benefícios da Gestão de Mudanças, alguém deve ser responsável por isso e ter acesso a uma quantidade apropriada de financiamento.
Os dados revelam uma correlação positiva e significativa entre ter um recurso dedicado (pessoa) e a eficácia geral da Gestão de Mudanças. Participantes com recursos dedicados tinham significativamente mais probabilidade de alcançar uma eficácia boa ou excelente na Gestão de Mudanças do que aqueles sem um recurso dedicado.
7. Envolver-se e apoiar os gestores de pessoas
A última das tendências da Gestão de Mudanças que a pesquisa traz também está relacionada ao envolvimento com outras áreas, mais especificamente, com a área de Gestão de Pessoas.
Os Gestores de Pessoas podem se tornar os maiores aliados dos GMOs em tempos de transformação, pois estão mais próximos dos funcionários impactados pela mudança. Os participantes da pesquisa explicam esse principal contribuinte da seguinte forma:
- Enfatizando a comunicação sobre a mudança e os papéis dos gestores na mudança
- Realizando reuniões individuais, reuniões de equipe e sessões de alinhamento
- Concentrando-se na construção de consciência, incluindo como a mudança os afetará, as razões comerciais para a mudança e a necessidade de gerenciamento da mudança
- Fornecendo materiais, ferramentas e apoio que ajudarão os gestores a entender e navegar pela mudança
- Envolver e envolver os gestores durante as fases iniciais da mudança e ao longo do ciclo de vida do projeto
Conclusão
O que você achou dessa lista? Teve alguma tendência da Gestão de Mudanças para 2024 que te surpreendeu?
Se você quer continuar por dentro desse universo, assine nossa newsletter e não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog que podem ser do seu interesse, como:
- Conheça as vantagens de unir Gestão de Projetos (PMO) com Gestão de Mudanças (GMO)
- Como lidar com riscos na Gestão de Mudanças
- A importância dos Rituais de Cultura em Projetos Estratégicos
- Como o GMO lida com os impactos organizacionais?
Se você gostou de conhecer as tendências da Gestão de Mudanças para 2024 e quer receber mais conteúdos sobre Gestão de Mudanças como esse no seu e-mail, preencha o formulário abaixo.