Waterfall é uma das principais metodologias utilizadas na gestão de projetos
Aqui na Gateware, em nossa suíte GW Labs, utilizamos diversas metodologias nas soluções que desenvolvemos, pois atuamos em projetos de diferentes níveis de complexidade e expectativas. Nossa expertise adquirida em projetos críticos, visando inovação em processos, atende a inúmeras exigências e requisitos de qualidade, performance, prazo e impacto de execução.
Dito isto, hoje vamos falar um pouco sobre a metodologia Waterfall, uma das mais utilizadas no mercado. Quer saber por que a Gateware utiliza esse método e quais são suas características e benefícios? Continue lendo!
Ideal para projetos menores
Todo projeto é um projeto, independentemente de seu tamanho. Isso significa que, aqui na Gateware, nós levamos a sério toda e qualquer missão que nos é dada, trabalhando e buscando as melhores ferramentas para executar um trabalho de excelência.
A metodologia Waterfall é ideal para projetos menores que demandam menos custos, com etapas, prazos e resultados estipulados. Esses projetos costumam ser mais íntimos, com contato mais frequente entre a equipe e o cliente, e o mapeamento feito durante aumenta a confiança do cliente e, por fim, o valor agregado do produto.
Quando são necessárias etapas pré-definidas
Os clientes costumam ter dúvidas sobre as etapas de implementação do projeto, e não é por menos, visto que é algo muito importante e pode mudar a estrutura da empresa. Nesses casos, a metodologia Waterfall é ideal, pois trabalha com processos sequenciais, ou seja, um estágio avança apenas quando o anterior tenha finalizado.
É um dos modelos mais fáceis de gerenciar, além de contar com prazos e custos mais previsíveis. Oferecer um resultado claro para o cliente, com tudo bem documentado, é uma prioridade para a Gateware, afinal, trabalhamos para deixar nossas pessoas – clientes e colaboradores – o mais satisfeitas possível.
Para deixar a equipe alinhada
Já falamos que, entre as vantagens da metodologia Waterfall, estão tarefas e uma linha do tempo bem definidas, possibilitando o entendimento completo das fases do planejamento de implantação. Isso gera uma das grandes evoluções da metodologia: deixar a equipe mais alinhada.
Isso vale tanto para as expectativas do cliente quanto para as da própria equipe, que consegue entregar um produto que agrada a todos, gerando sentimento de pertencimento e satisfação pelo trabalho realizado. Waterfall traz uma visão ampla sobre a gestão e o resultado, e isso é algo que une qualquer equipe, não é?
Possibilidade de realizar testes na última etapa
Outra especificidade da metodologia Waterfall é que ela permite testes no fim do projeto. Nesta fase, são realizados todos os testes definidos, como usabilidade, unitários, integrados, estresse e carga, para evitar que a solução avance com erros, pois isso prejudicaria todo o andamento do projeto e do desenvolvimento do software. Caso o projeto seja mais curto e simples, realizar teste no fim pode ser mais interessante e assertivo.
Deve-se sempre usar a metodologia Waterfall?
Pela nossa experiência e por tudo o que mostramos aqui nesse texto, a resposta é: depende. A escolha da metodologia vai variar de acordo com o perfil do projeto e do cliente, dos recursos e do tempo disponíveis. É preciso analisar os pontos acima, os benefícios e as desvantagens, e inseri-los na realidade do projeto. A expertise da Gateware pode te ajudar – e muito – nessa tarefa!
Como você pôde ver, são inúmeros os benefícios da metodologia Waterfall, e é por isso que a Gateware a utiliza em seus projetos. Também trabalhamos com outras metodologias e, para cada projeto, analisamos o que se encaixa melhor. Nosso objeto é gerar valor agregado entregando soluções estratégicas e lucrativas aos clientes, e para isso, não medimos esforços!
Caso queira saber mais sobre a Waterfall e outras metodologias que utilizamos aqui na Gateware, preencha o formulário abaixo que logo entramos em contato!
LEA MAS: Metodologia de implementação e sua importância no planejamento estratégico |