Popularmente conhecido no universo das startups, o conceito de MVP pode ser aplicado a todos os tipos de negócios e ajudá-los a obter melhores resultados
O que é MVP?
O produto mínimo viável (MVP) significa a versão mais simples de um projeto, aquela que reúne os pontos mais básicos, porém suficientes para que ele seja considerado apto e disponibilizado ao mercado. Ou seja, é a versão que exige menos recursos e desenvolvimento, porém, ainda assim, é viável. Isso significa que não é a versão ideal, mas sim a possível para que o lançamento possa acontecer mais rápido.
A ideia de lançar um produto com uma estrutura mínima de funcionamento e deixar que o mercado diga se é interessante ou não é uma estratégia para ganhar tempo. É muito usado por startups porque, além de lançarem produtos e ideias inovadoras, normalmente são empresas com pouco recurso, que não podem desperdiçar oportunidades. Funciona, mais ou menos, como um teste de viabilidade, no qual, com o mínimo de esforço, é possível fazer testes e melhorar os produtos, o que vai ajudar a entender se é necessário fazer alterações e quais são elas.
MVP e validação de um negócio
Apesar de o fator tempo ser muito importante, isso não significa que as empresas devem lançar algo já com a ideia de fracasso. Ao contrário. Existem diversas etapas que devem ser cumpridas com o objetivo de garantir condições de funcionamento e manutenção para que o produto cumpra com o objetivo de resolver as dores do público-alvo. Outro ponto importante é que o MVP não é bom apenas para validar produtos, mas também serve para serviços.
Algumas características de um MVP são as seguintes: ele sempre nasce de um planejamento estratégico bem elaborado, com ações bem amarradas e que têm ligação direta com as suas definições. Além disso, oferece qualidade mínima para que os clientes tenham interesse no produto ou solução e precisa necessariamente de um processo de feedback para entender se ele agrada ou não e em quais pontos evoluir.
MVP e a estratégia de negócios
Para começar, o MVP pode ser o primeiro passo para que a ideia saia do papel e ganhe vida. O conceito de MVP mostra que adiar o lançamento de uma ideia pode significar perda de recursos ou até mesmo de mercado, pois o concorrente pode lançar o produto antes de você, quando se trata de uma ideia inovadora os riscos de isso ocorrer são bem grandes.
Entre as principais vantagens do MVP está a validação de ideias para entender se o que você imaginou realmente faz sentido para o mercado e, caso não, pode sugerir caminhos para seguir. Além disso, evita o desperdício de tempo, esforços e recursos, e também ajuda a melhor sua chance de sucesso.
Lembre-se sempre: o MVP é muito importante porque, além de ser parte da sua ideia e produto final, precisa ter valor para agradar e convencer o público de que o que você inventou realmente funciona. É uma forma de entregar todo o valor do seu negócio, porém de maneira mais enxuta.
Quer saber mais sobre MVP junto com a Gateware? Preencha o formulário abaixo.