A metodologia Scrum e a metodologia Kanban podem ser grandes aliadas no home office. Veja, neste artigo, como elas podem ajudar
Autora: Janaisa Busanello
Gestora Técnica de Projetos na Gateware
Com o início da pandemia, muitas organizações foram pegas de surpresa. Primeiramente, porque não estavam adaptadas digitalmente e foram “obrigadas” a aderir à transformação digital.
Em segundo lugar, não sabiam como seria implantar o modelo home office de uma forma tão rápida e nem como conseguiriam fazer a gestão de seus colaboradores de maneira assertiva.
Na Gateware, não tivemos grandes dificuldade, pois já trabalhávamos com home office em alguns dias da semana, então, tecnologicamente falando, já estávamos adaptados.
Além disso, outra ferramenta de gestão de equipes que utilizamos é a Metodologia Ágil – Scrum, que proporciona um maior controle de produtividade, bem como das atividades a serem desenvolvidas e entregues nos projetos nos quais estamos alocados.
Para mim, o uso da metodologia trouxe mais segurança no home office e na execução das atividades, bem como no acompanhamento das atividades de outros colaboradores. Contextualizando, em um parâmetro geral, o Scrum pode ser utilizado em:
- Produtos, serviços ou quaisquer outros resultados que poderão ser fornecidos aos stakeholders;
- Projetos de qualquer complexidade;
- Portfólio, programas e/ou projetos em qualquer indústria;
Além de ser utilizado em produtos, projetos e portfólio, existem princípios, processos e aspectos, que podemos incluir em nosso cotidiano. Alguns exemplos disso são: a auto-organização, colaboração e consciência das atividades que estão sob nossa responsabilidade e são também alguns princípios do Scrum.
Para monitoramento dessas atividades e para entrega de valor, podemos utilizar sistemas de gerenciamento de tarefas, os quais permitem um controle mais transparente e assertivo do seu trabalho. Neste ponto, podemos destacar três aspectos em que é possível incluir o Scrum: produtividade pessoal, produtividade da equipe e ferramentas de apoio.
Essas ferramentas de apoio auxiliam o dia a dia incluindo prioridades para seu backlog, trazendo mais clareza no que deverá ser entregue e movendo as atividades quando são concluídas. Por meio de um Kanban, você possui uma gestão visual ágil e fácil de interpretar/gerenciar.
Home office e o modelo de Kanban
Já as Sprints são períodos disponíveis para que você possa realizar as atividades do seu backlog. Lembrando que não é necessário seguir todas as regras da metodologia ágil, o importante é você entender o conceito e adaptar ao seu modelo de negócio.
Para finalizar, deixo algumas dicas: mantenha a atenção redobrada aos horários, tenha paciência com interrupções que não estão sob seu controle, utilize ferramentas de apoio e busque sempre o equilíbrio. Dentre todos os métodos de gerenciamento, o modelo ágil é o mais simples de entender e customizar conforme a necessidade de cada um.
LEA MAS: A importância de investir na saúde mental dos colaboradores no home office |