Fazer negócios no mundo digital exigiu que as equipes se reposicionassem para obter sucesso. Saiba mais no post
Autor: Elvis Gomes de Matos
Diretor de Negócios LATAM | Gateware
Primeiro, agradeço a atenção de todos e quero dizer que a ideia aqui não é “lacrar” nenhum pressuposto radical. Mas, sim, compartilhar algumas experiências e visões.
Pois bem, vamos lá!
Nunca se falou tanto em mundo digital e também nunca foram tão fortes os estímulos de mudança – no mundo dos negócios – visando à transformação digital. O mundo digital transformou a maneira de agir das pessoas em quase todas as esferas da vida e isso inclui a forma de comprar, trabalhar e fazer negócio. Agora, munido de bastante informação, o consumidor faz suas escolhas – e também muda de ideia – em apenas alguns cliques.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 97% dos internautas buscam informações online antes de realizarem uma compra.
Além disso, a chegada da pandemia do coronavírus – momento tão singular e cabível de grandes reflexões – acabou acelerando ainda mais a busca por mudanças e, consequentemente, para a transformação digital.
No âmbito dos negócios, várias empresas se viram em uma situação de inércia, sem saber o que fazer ou como reagir diante desse momento inesperado para o mercado, que impactou enormemente a forma, até então “tradicional”, de se fazer negócios. A necessidade direcionou o senso de urgência de pessoas, lideranças e empresas para iniciativas e alternativas de se buscar novas formas de negociar, tendo como principal caminho o mundo digital.
Se por um lado o avanço da tecnologia tem desafiado as empresas, por outro também trouxe potenciais soluções. Nesse sentido, algumas iniciativas passam necessariamente por áreas mais sensíveis, como é o caso do front de negócios: vendas e marketing. Nesta realidade, uma maior interação, ou até mesmo a união dessas duas áreas tão essenciais para um negócio, tornou-se algo relevante. Esse é um ponto diferente de outros tempos, quando as duas áreas atuavam nem sempre próximas e alinhadas.
Algumas características desse desalinhamento permeiam ou denotam as divergências de expectativas para uma melhor convergência de negócios. Mesmo com as “boas intenções” de ambas as áreas, nem sempre era possível praticar ações alinhadas para o melhor resultado planejado. Destaco aqui alguns pontos abordados por especialistas nesse aspecto: cultura corporativa, processo de comunicação, ausência de uma estratégia de dados unificada, ou seja, base de informações diferentes, prejudicavam esse alinhamento.
Negócios no mundo digital
Assim, dentro da expectativa de avanço dos negócios para o mundo digital, estamos diante de uma oportunidade altamente conveniente para uma junção do trabalho entre os times de marketing e vendas. Ambos são responsáveis pela conversão e pela conquista de novos clientes, sendo essas duas frentes necessariamente as primeiras áreas a serem trabalhadas para essa adaptabilidade.
As formas tradicionais de vendas e marketing certamente precisam se reformular para uma melhor, mais rápida e necessária adaptação ao novo modelo de se fazer negócio e ganhar visibilidade de marca. Consequentemente, é necessário unir forças para aumentar a assertividade, melhorar resultados, consolidar a marca, gerar novos negócios e fortalecer a relação com os clientes.
Sendo assim, acredito que o ponto mais crucial dessa mudança na forma tradicional de fazer negócio é investir em estratégias digitais.
De acordo como uma pesquisa da Microsoft, realizada em 2017, 96% dos clientes consideram o atendimento ao cliente um ponto decisivo para se manterem fiéis a uma marca. Nesse sentido, uma das necessidades das empresas é oferecer um atendimento humanizado, mesmo que a venda se dê por meio de plataformas virtuais.
Adotar estratégias digitais, combinando inbound sales e marketing digital, é uma das melhores alternativas para produzir conteúdos relevantes, atrair leads qualificados e permitir que os vendedores façam contato com quem tem mais chances de ser convertido em cliente.
O time de marketing, já inserido nessa jornada digital, busca, com métodos mais eficientes e voltados para uma melhor qualificação, absorver e compartilhar conhecimentos com a equipe de vendas. Dessa forma, explicam como os leads foram identificados, atraídos e “captados”, promovendo uma visão mais clara e abrangente, para que a equipe de vendas possa dar continuidade ao processo, atingindo as expectativas de vendas e trabalhando para a satisfação dos clientes.
Além disso, o marketing também pode amparar os times de vendas compartilhando conhecimento e munindo os vendedores de informação para um melhor entendimento sobre o mundo digital.
Para contribuir e aumentar a eficácia e eficiência na interação entre vendas e marketing, é possível recorrer a uma consultoria de Gestão de Mudanças, que poderá apoiar e intermediar essa aproximação e o alinhamento de expectativas.
Por fim, enxergo este momento como uma oportunidade para reajustar os posicionamentos das duas equipes e iniciar uma parceria entre as áreas (marketing e vendas), assegurando o bom andamento dos dois times. Dessa forma, a empresa conseguirá agir de acordo com as necessidades atuais e poderá reagir para obter uma melhor correspondência de negócios, com resultados positivos para as pessoas e clientes.
A Gateware pode ajudar na Gestão de Mudanças (GMO) e Transformação Digital da sua empresa, preencha o formulário abaixo para conhecer nossos serviços.
LEA MAS: Produção de conteúdo como estratégia de construção e fortalecimento de marca e vendas |