Já falamos por aqui sobre como o Reconhecimento Facial se tornou uma parte do nosso dia a dia, nos últimos anos, sem a gente nem mesmo se dar conta disso. Na verdade, essa tecnologia se encaixou tão bem em tantas situações diferentes que acabou por superar muitas objeções que existiam a respeito da sua aplicação.
E se o Reconhecimento Facial, em um período de cerca de 10 anos, conseguiu ir de reprovável a essencial, é porque a tecnologia realmente tem a capacidade de trazer muitos benefícios para a nossa vida.
Além das diferentes aplicações, que você pode conferir no outro conteúdo sobre o tema, vamos falar agora sobre quais são as vantagens do Reconhecimento Facial que foram responsáveis por essa tecnologia se popularizar tanto.
Confira a seguir:
1. O que é a tecnologia de Reconhecimento Facial? |
2. Como o Reconhecimento Facial funciona? |
3. Vantagens do Reconhecimento Facial |
4. Como a tecnologia reforça a segurança? |
O que é a tecnologia de Reconhecimento Facial?
Para entendermos como essa tecnologia pode ter tanto impacto nas nossas vidas, precisamos primeiro compreender como é o seu funcionamento.
Apesar de parecer complexa, a tecnologia de Reconhecimento Facial é, basicamente, um método de identificação que utiliza características únicas do rosto para realizar algum tipo de autenticação.
As características que podem ser analisadas por esses sistemas não se limitam ao formato do rosto, mas também detalhes mais minuciosos como rugas, textura da pele e padrões de vasos sanguíneos.
Ao traduzir todos esses dados em algoritmos, o Reconhecimento Facial cria uma assinatura digital para cada indivíduo.
Como o Reconhecimento Facial funciona?
O processo de autenticação através da biometria facial começa com a captura de uma imagem do rosto, que é desmembrada em uma série de pontos e padrões, criando uma espécie de “impressão facial”. Esta impressão é comparada com bancos de dados que já estavam previamente armazenados, permitindo uma correspondência precisa e praticamente instantânea.
Existem diversos tipos de biometria facial que podem ser utilizados nesse processo, como:
- Análise de Forma Facial: um processo que avalia a geometria do rosto, incluindo distância entre olhos, largura da boca e formato do nariz.
- Análise de Textura: que faz uma análise de detalhes como cicatrizes, rugas e outras características únicas da pele.
- Biometria Facial 3D: que utiliza sensores para criar um modelo tridimensional do rosto, oferecendo uma precisão excepcional.
- Biometria de Íris: que é uma técnica eficaz e segura que analisa padrões na íris dos usuários do sistema.
- Biometria de Retina: onde são avaliados os padrões na retina, proporcionando uma camada extra de segurança.
- Biometria de Voz: um procedimento que realiza uma combinação entre o Reconhecimento Facial com a análise da voz para autenticação multifatorial.
Enfim, são diversas as possibilidades para realizar a autenticação da biometria facial de uma pessoa.
Vantagens do Reconhecimento Facial
Agora que ficou claro como a tecnologia realmente funciona, fica mais fácil visualizarmos quais são as vantagens do Reconhecimento Facial.
Os últimos anos trouxeram diversos avanços tecnológicos, e entre esses avanços está a capacidade do algoritmos de Reconhecimento Facial em termos de precisão e desempenho, que foi o responsável por fazer a tecnologia se tornar mais eficaz e confiável, de modo que seja mais atraente para as mais diferentes aplicações.
E foram nas aplicações cotidianas, como desbloqueio de smartphones e sistemas de segurança de acessos, que a tecnologia conseguiu gerar familiaridade entre as pessoas, o que também levou a uma maior aceitação e adoção.
Ao redor do mundo, as empresas agora investem no Reconhecimento Facial para proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes, já que a tecnologia possibilita a entrega de serviços mais convenientes e personalizados para os usuários.
Conveniência encontrada, por exemplo, no seu uso para realizar autenticação em sistemas de pagamento, tanto em lojas físicas quanto em plataformas online, permitindo transações seguras e sem contato.
A seguir, você pode conferir algumas das vantagens do Reconhecimento Facial que fazem com que a tecnologia se torne mais popular a cada dia:
- Maior eficiência: a principal característica do Reconhecimento Facial é que ele é uma tecnologia que realiza seus procedimentos de maneira muito rápida e precisa. Em ambientes corporativos, por exemplo, esse sistema é capaz de automatizar processos como registro de presença e controle de acesso, economizando horas de trabalho manual. Já em locais públicos, como aeroportos, acelera os procedimentos de segurança, reduzindo filas e melhorando a eficiência operacional.
- Precisão e rapidez na autenticação: justamente por ser tão eficiente, o Reconhecimento Facial possibilita a realização de diversos tipos de autenticação de forma quase instantânea. Além disso, sua precisão elimina o risco de falsa identificação, fazendo com que a tecnologia seja uma opção mais segura e confiável para autenticação em diversos cenários, desde desbloquear smartphones até acessar dados mais sensíveis.
- Melhor experiência para o usuário: já imaginou fazer compras em uma loja onde os vendedores conhecem suas preferências e podem oferecer recomendações personalizadas, ou em hotéis, onde você é recebido pelo seu nome e suas preferências são ajustadas automaticamente? Uma das vantagens do Reconhecimento Facial está justamente em criar uma experiência mais agradável e satisfatória para os consumidores, mesmo fora do ambiente virtual, onde já nos acostumamos a ter nossas preferências identificadas pelos algoritmos.
- Monitoramento nas empresas: o Reconhecimento Facial também oferece uma maneira mais prática para as empresas monitorarem a presença dos funcionários. Além de registrar o horário de entrada e saída, a tecnologia pode ser integrada a sistemas de segurança para garantir que apenas pessoal autorizado acesse áreas restritas, reforçando a segurança física e de dados.
- Ausência de contato físico: um abraço ou um aperto de mão é sempre bem-vindo, mas alguns tipos de contato podem ser poupados através do uso de sistemas de Reconhecimento, que se tornou uma grande preocupação a partir da pandemia de 2020. Utilizando a tecnologia, não há necessidade de tocar em superfícies compartilhadas, como cartões ou telas, o que reduz o risco de propagação de germes. Isso não apenas cria um ambiente mais seguro para os usuários, mas também aumenta a confiança na utilização de tecnologia em ambientes públicos.
Essas são apenas algumas das vantagens do Reconhecimento Facial, e cada uma delas demonstra não apenas a eficácia da tecnologia em diversos setores, mas também sua capacidade de transformar a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.
A versatilidade e precisão dessa tecnologia fazem dela uma ferramenta essencial em um mundo cada vez mais digital e orientado pela tecnologia.
Confira também:
Como a tecnologia reforça a segurança?
Outra das vantagens do Reconhecimento Facial está na segurança que ele proporciona.
Quando falamos de segurança física, podemos ver que essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em locais com acesso restrito, seja substituindo ou complementando outros sistemas como cartões de acesso. Realizando todo aquele processo de autenticação através da biometria facial, que comentamos anteriormente, esse sistema garante que apenas pessoas que estão autorizadas entrem em áreas sensíveis, reduzindo muito o risco de intrusões.
Já no mundo digital, as vantagens do Reconhecimento Facial estão concentradas principalmente na prevenção de fraudes. Além de impedir o acesso indevido a dispositivos como smartphones, a tecnologia também ajuda a prevenir fraudes financeiras, detectando identidades falsas e validando ou invalidando transações a partir da identificação biométrica.
Conclusão
O Reconhecimento Facial é uma tecnologia que está revolucionando a forma como entendemos e aplicamos segurança e automação.
A capacidade que a tecnologia tem de analisar minuciosamente características faciais únicas e autenticar com precisão não apenas reforça sistemas de controle de acesso, mas também ajuda prevenir fraudes em transações financeiras, protegendo tanto empresas quanto consumidores. Sem contar os impactos positivos que o Reconhecimento Facial traz para a experiência dos usuários.
Um exemplo prático de segurança e comodidade que essa tecnologia pode trazer para seus usuários é o LivID, nosso aplicativo de Reconhecimento Facial, que tem ajudado diversos aposentados e pensionistas em todo o Brasil a realizar os procedimentos de Prova de Vida e Atualização Cadastral de maneira muito mais rápida, fácil e segura.
No vídeo a seguir, você pode conferir uma entrevista com o nosso Arquiteto de Softwares, Adilson Cruz, em que ele explica, em mais detalhes, como funciona o aplicativo.
Confira também mais alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
- Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial são seguros?
- Como o Reconhecimento Facial virou parte do cotidiano
- Reconhecimento Facial: Como Funciona e Aplicações
Se você quer conhecer mais sobre o LivID e como ele proporciona maior segurança e proteção aos seus usuários através do seu sistema de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial, preencha o formulário abaixo e receba mais informações no seu e-mail.