Projetos estratégicos sempre são desafiadores para os colaboradores, porque tanto o crescimento quanto às mudanças geram algum tipo de desconforto. Mas, são com projetos aliados à Gestão de Mudanças que os negócios se expandem e aumentam seu valor de mercado.
Por isso, a presença de um profissional especializado na Gestão de Mudanças é uma grande aliada para projetos estratégicos de todos os patamares e essencial para objetivos maiores.
Nesta publicação, explicaremos como a vaidade dos colaboradores pode ser trabalhada positivamente pela liderança e quais são os impactos negativos, caso o comportamento não seja reconhecido e entre como fator degradante na Gestão de Mudanças.
O que é Gestão de Mudanças – GMO
A Gestão de Mudanças tem como objetivo estratégico tratar e preparar o lado humano para que a adoção das mudanças seja harmoniosa e sem atritos.
Existem diversas boas práticas para compreender que as mudanças são feitas para as pessoas e é necessária uma análise profunda de como são afetadas.
Os gestores de mudança atuam como uma visão imparcial na implementação dos projetos e conseguem ser assertivos para determinar quais são os pontos de atenção e qual é o caminho de ação ideal para lidar com as novidades introduzidas.
Com este horizonte, são bons ouvintes ao levantar as necessidades de cada projeto, analisam o clima e trazem insights valiosos para as lideranças da empresa, em especial ao sponsor.
Além disso, parte da eficácia da Gestão de Mudanças vem dos treinamentos realizados com time envolvido no projeto. Em decorrência, as competências são disseminadas aos demais colaboradores junto aos usuários chaves, conhecidos pelo protagonismo na adoção da mudança e pela mentalidade de crescimento corporativo.
Como a vaidade se manifesta no ambiente corporativo
Niviani Rudek, nossa COO, pontua que 65% dos desafios relativos às mudanças estão diretamente relacionados com as pessoas.
Por isso, é necessário entender como a vaidade se manifesta, para tratá-la da melhor forma possível e alcançar bons resultados com qualquer projeto.
Cada sentimento pode surgir em diversas funções, em qualquer cargo e costuma se manifestar em colaboradores que precisam de aprovação constante sobre o seu trabalho.
No ambiente profissional, essas pessoas manifestam incômodos com o sucesso de seus colegas e podem ocasionar competições desleais.
Os vaidosos também sentem que estão sempre certos e, quando a vaidade sobrepõe o desenvolvimento pessoal e da equipe, é afetado negativamente.
Características dos vaidosos
Algumas características da vaidade são mais comuns e enxergá-las facilita o reconhecimento.
- Arrogância: consideram os outros à sua volta inferiores e se acham mais importantes do que realmente são. Consideram os outros como inferiores, sobretudo intelectualmente.
- Narcisismo: essa a característica cria a necessidade constante de validação e falta de empatia, além de gerar noção equivocada de superioridade.
- Megalomania: é uma característica mais grave, por se tratar de um transtorno. Mas quando presente, cria fantasias delirantes de poder e relevância em conjunto com uma autoestima desproporcional.
Esses dados são do Instituto Brasileiro de Coaching, com métodos comprovados por pesquisa da UFRJ.
Como aproveitar características dos vaidosos
Iniciar este tópico com a frase de Elon Musk sobre como a performance e desempenho dos colaboradores melhora quando sabem o objetivo para qual estão trabalhando, representa uma ótima forma de lidar com indivíduos vaidosos.
Criar um senso de importância nas atividades do vaidoso traz à tona a ambição que, quando controlada, é uma ótima característica no mundo corporativo.
Outra característica dos vaidosos que pode ser benéfica é a vontade de competir, desde que a liderança seja firme e ouvinte para encaminhar a equipe aos melhores resultados.
E para que a liderança consiga ser firme e ouvinte, o primeiro valor que deve ser estabelecido é a comunicação clara e objetiva, com feedbacks recorrentes.
Dessa forma, o colaborador vaidoso estará apto a ouvir sobre seus pontos negativos e positivos de forma construtiva e terá mais chances de enxergar a realidade de seu trabalho, não sendo tomado pelo narcisismo e arrogância.
Os impactos de uma liderança vaidosa
Qualidades como o poder de persuasão e autoconfiança parecem ser perfeitas para líderes e costumam estar presentes em indivíduos vaidosos.
Porém, quando em excesso, podem ser danosas às organizações, ainda mais em cargos de liderança.
Líderes vaidosos criam gestões centralizadoras, diminuindo a confiança, a produtividade e a motivação do time, pois constroem uma barreira para a inovação.
Profissionais vaidosos não possuem senso de equipe, buscam o topo sozinhos e deixam de considerar que também precisam se desenvolver.
É importante destacar que, novamente, a ambição não é necessariamente ruim. É apenas necessário que ela seja direcionada para que não desvalorize o trabalho da equipe e alcance o sucesso profissional.
Como a Gestão de Mudanças lida com a vaidade
Gestores de Mudança são especialistas na compreensão do clima e conseguem identificar quando indivíduos vaidosos estão causando empecilhos nas entregas.
Não há receita pronta e cada projeto é um desafio diferente. Em todo caso, quando existe a preocupação em promover treinamentos que capacitem as pessoas, de modo que cada um entenda qual é seu papel durante a mudança, fica mais simples lidar com as adversidades que possam ocorrer.
Além disso, na Gestão de Mudanças, os sponsors recebem feedbacks imparciais de uma visão externa, que os auxiliam na tomada de decisões assertivas e estratégicas para o negócio. São informações valiosas e que se transformam em diferenciais competitivos.
Por fim, saber lidar com a validade é apenas uma das inúmeras fontes de oportunidades que a Gestão de Mudança pode proporcionar. Quem identifica crescimento independentemente da situação, está um passo à frente nas entregas de alto valor agregado.
Conclusão
Nessa publicação você conheceu um pouco mais sobre como a vaidade pode estar arruinando o clima da sua empresa.
Também entendeu que a característica não precisa ser vista como negativa, se for direcionada pelos líderes para impulsionar resultados.
A Gestão de Mudanças é complexa e necessita de um especialista com habilidades para entender o lado humano das organizações. Afinal, por trás de todo CNPJ existem vários CPS com sonhos, ambições, frustrações, vocações e conquistas.
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