Autor: Niviani Rudek
A excelência em nossas entregas é uma das nossas grandes motivações. Guiados por esse alto padrão, criamos uma metodologia de gestão de projetos nossa, denominada MIG. Por meio dela, buscamos, entre outras coisas, preparar o sponsor, garantindo uma atuação de sucesso dele dentro do projeto.
O que é um sponsor de projeto?
Todo o processo de mudança provocado por um projeto precisa de um patrocinador, uma pessoa com poder e respaldo para demandar, acompanhar e intervir quando necessário. Este é o sponsor.
Quanto maior a credibilidade do patrocinador frente ao corpo funcional, maior será o reflexo sobre o patrocínio para impulsionar o processo de mudança.
Todo patrocinador sabe quais são suas responsabilidades e sobretudo como exercer com competência essa responsabilidade de modo a atender os objetivos planejados? Infelizmente não!
Algumas organizações com pouco ou nenhuma cultura de gestão de projetos, acabam por subestimar a importância da preparação do sponsor, limitando a um colaborador de cargo de liderança, o qual será acionado eventualmente, e, quando abordado, ficará suscetível a influência do “mensageiro”.
Dessa forma, e pressionado a tomar uma decisão, optará pela solução mais conveniente, para se livrar da pendência, e com isso poder focar em outros interesses, que concorrem em prioridade com o projeto.
Dados do relatório The Pulse of the Profession (edição 2014), produzidos pelo PMI, demonstram que somente 41% dos projetos que não contam com patrocínio explícito e ativo são bem-sucedidos.
A MIG (Metodologia Implantação Gateware), voltada à Gestão de Mudança, foi idealizada para, de modo muito prático, preparar o SPONSOR dentro da fase PRÉ-SUASÃO, otimizando o tempo dedicado ao projeto, garantindo sua efetividade e assegurando assim o engajamento necessário para potencializar os resultados previstos para o investimento.
Para saber mais sobre a nossa metodologia e como ela pode impulsionar o sucesso do seu negócio, preencha o formulário abaixo.
KNOW TOO: Implementação do SAP S/4HANA somada ao GMO resulta na transformação digital e organizacional da Lavoro |