Com a pandemia, os Fundos de Pensão e Fundações de Previdência perceberam a necessidade de atualizar seus procedimentos e contar com novas formas para dar continuidade aos pagamentos dos benefícios dos aposentados e pensionistas.
E um passo importante considerando a dificuldade de deslocamento dos beneficiários até as agências, é o Recadastramento Digital.
Vale ressaltar que os pagamentos são efetuados somente quando as informações dos beneficiários estão atualizadas. E para isso, o LivID, solução desenvolvida pela Bexpo, empresa do grupo Gateware, executa esse processo em poucos minutos e pelo celular do aposentado ou pensionista
O aplicativo, que faz parte da suíte de soluções da Gateware, GW Solution, permite que o beneficiário atualize suas informações pessoais e confirme todos os dados legais necessários para a continuidade do pagamento.
Nesta publicação, você irá conhecer 3 dos benefícios que o uso da funcionalidade de Recadastramento Digital do LivID traz para os Fundos de Pensão e Fundações de Previdência e também poderá acompanhar um passo a passo de como o processo é realizado.
Os benefícios do Recadastramento Digital do LivID
Contar com uma solução desenvolvida especificamente para atender aos desafios do segmento previdenciário gera valor agregado para os serviços das Entidades de Previdência.
Sabemos que desalinhamentos tecnológicos geram custos para essas empresas que, em muitos casos, não possuem fins lucrativos. Por isso, com base em nossa expertise no setor previdenciário, destacamos 3 benefícios que o Recadastramento Digital do LivID pode proporcionar às organizações. Acompanhe.
Mais agilidade no processo de Recadastramento Digital
Com o Recadastramento Digital do LivID, tanto os beneficiários quanto a Entidade de Previdência saem ganhando com a agilidade do processo.
Onde antes era necessária a entrega presencial de documentos pelo aposentado ou pensionista, agora o procedimento pode ser feito em poucos minutos com fotos de documentos e utilizando apenas um smartphone atualizado.
Isso traz agilidade para o processo e diminui o tempo de execução dos funcionários das Entidades de Previdência durante o Recadastramento Digital.
E também valoriza o tempo do aposentado ou pensionista, uma vez que não será mais necessário reorganizar a rotina de algum familiar durante o horário comercial para ajudá-lo no procedimento.
Economia para a Entidade de Previdência
Ao realizar o procedimento com o LivID, a Entidade de Previdência pode realocar estrategicamente recursos para outras áreas, uma vez que a mão de obra enxuta com atendimento pode refletir em redução de encargos trabalhistas.
E esse ponto leva a outro grande benefício: a otimização dos processos.
Otimização dos processos da Entidade de Previdência
Com o procedimento de Recadastramento Digital mais ágil e econômico, a organização também sai ganhando em outra frente: a produtividade.
Quando os colaboradores podem direcionar esforços a outras atividades que geram valor ao negócio, não há mais a necessidade de despender tempo para o atendimento presencial para o Recadastramento Digital. Ou seja, o fluxo de trabalho também é otimizado.
Mas atenção. Ainda será necessário que exista um responsável para a verificação das informações e documentos enviados pelos beneficiários. Entretanto, fica mais fácil para que ele lide com as informações do processo, visto que ficam centralizadas no banco de dados do LivID, em um servidor seguro do Google que respeita todas as normatizações da LGPD.
Além disso, a equipe especializada do LivID realiza treinamentos com os responsáveis pelos procedimentos e está sempre disponível para o suporte no uso da plataforma.
Passo a passo do Recadastramento Digital no LivID
Acompanhe o passo a passo de como realizar o Recadastramento Digital no LivID.
A solução, que faz parte do GW Solution, facilita e agiliza o procedimento, confira:
Passo 1: Faça Login no aplicativo LivID
Após a entidade previdenciária contratante disponibilizar o aplicativo ao participante e informar os dados para acesso, o primeiro passo para iniciar o Recadastramento Digital no LivID é fazer o login na plataforma.
Por questões de segurança, as informações devem ser alteradas pelo usuário após o primeiro login.
Passo 2: Confira suas informações básicas e as atualize se for necessário
Para isso, o beneficiário deve clicar no botão “Iniciar”, que está na seção “Meu Cadastro”
O próximo passo do Recadastramento Digital é revisar as suas informações básicas e atualizá-las, caso seja necessário.
Passo 3: Confirmação do número de dependentes e beneficiários
Na sequência, a próxima etapa do Recadastramento Digital no LivID é confirmar se o participante possui dependentes legais ou beneficiários no imposto de renda.
O aplicativo também faz uma ressalva legal quanto à proibição de dedução de um mesmo dependente por ambos os cônjuges.
Para prosseguir, basta clicar em “Ok”.
Passo 4: Confirmar: se é pessoa politicamente exposta (PPE), nascido ou com cidadania dos EUA e o país de residência
Nessa etapa, o participante precisa confirmar as informações, e, se necessário, preencher os dados solicitados.
Passo 5: Confirmar se recebe benefício do INSS
Caso o participante receba benefício do INSS, os dados serão solicitados para serem enviados para a Entidade de Previdência.
O participante deve inserir o número do benefício e tirar uma foto de um extrato de pagamento recente.
Passo 6: Confirmar o envio das informações
Após finalizar todas as etapas do processo de Recadastro Digital no LivID, o participante precisa apenas confirmar o cadastro das informações e aguardar o retorno da Entidade de Previdência.