A Prova de Vida na pandemia se tornou um grande desafio. E apesar de uma sensação coletiva que o desafio estaria passando, a situação voltou a piorar…
O procedimento de Prova de Vida nunca foi simples. Sempre existiram diversos desafios que precisavam e precisam ser superados para que ele seja realizado por toda a parcela da população que recebe benefícios previdenciários.
E os desafios aumentaram – e muito – com a pandemia do Covid-19, que trouxe a necessidade da prática do distanciamento social (ainda mais importante para boa parte dos beneficiários da previdência).
Aqui estamos falando de questões de locomoção para beneficiários com alguma deficiência ou que sofreram algum acidente, questões burocráticas das próprias fundações e instituições, e os problemas decorrentes da pandemia com os riscos de aglomeração.
Contudo, ao perceber a grande dificuldade para a realização da Prova de Vida na pandemia a Gateware decidiu adquirir a Bexpo e seu produto LivID.
Esta é uma solução digital para a realização da Prova de Vida, ela utiliza inteligência artificial e machine learning para garantir a segurança e autenticidade do procedimento.
Segundo o arquiteto de software da Gateware, Adilson Cruz, o LivID, a solução de Prova de Vida que a empresa oferece, garante comodidade, consistindo em uma alternativa fácil e inovadora para o procedimento da Prova de Vida na pandemia.
Adilson explica que: “O próprio segurado tira a foto e apresenta as informações, sem sair de casa e na hora que quiser – o que facilita ainda o apoio por parte de familiares que trabalham fora”,
Outro grande problema para a Prova de Vida na pandemia é a suspensão do procedimento, que gera prejuízos para as instituições e fundações de previdência.
O LivID contribui para evitar atrasos, inclusive em atendimentos reativos de emergência, com assistência mais efetiva, indicador trazido por fundações que utilizam o LivID.
“Se a comunicação flui muito bem de parte da instituição, quando conta com o LivID disponível nas plataformas, haverá um direcionamento para que o participante faça download do app, realize a Prova de Vida e consiga manter o seu benefício durante o ano e a cada campanha em que o procedimento é exigido do participante.”
“Mas, mesmo que a comunicação não flua como o esperado, porque um aposentado não está interagindo com a rede para saber que está na hora de realizar a Prova de Vida e tem o benefício cortado, há a possibilidade de resolver a questão de forma rápida, resgatando e reativando o acesso ao rendimento”, pontua Adilson.
O LivID também permite que o procedimento seja realizado em ciclos mais frequentes garantem mais informações para as fundações de previdência. “O segurado gerencia essas questões com um pouco mais de frequência. Mas, por outro lado, se o sistema não for ágil, as provas se tornam onerosas e tendem a atrasar”, explica.
Por sua vez, se a pessoa se encontra acamada ou em cadeira de rodas, a agilidade do LivID garante que esse segurado não precise se locomover ou que a fundação não precise desprender recursos para realizar a Prova de Vida na residência do beneficiário.
“O atendimento, nesses casos, vai chegar em duas pontas: na garantia do fluxo de caixa da instituição, porque não está pagando o que não precisa, e na resolução da situação de um pensionista que não pode se locomover e precisa dessa comodidade.”
Evitar aglomeração por causa de doenças contagiosas se tornou necessário
Como já comentamos, a Prova de Vida voltou a ser restringida novamente, e não somente por causa do Covid-19.
A nova variante da influenza também está causando grandes problemas para a saúde pública no Brasil, por isso, soluções como o LivID se tornam cada vez mais indispensáveis.
“Em estados com temperaturas extremas, com muito frio ou calor, e umidade, a aglomeração pode contribuir para trazer problemas relacionados ao clima, isso sem contar no contágio com a Covid-19”, enfatiza.
Portanto, trazer a funcionalidade da tecnologia para o lado humano contribui com a segurança física das pessoas.
Essa é a principal característica positiva desta solução oferecida pela Gateware: segurança na Prova de Vida na pandemia.
Porém, os benefícios são praticamente incontáveis e eles chegam até a aumentar a segurança dos dados sensíveis que os beneficiários disponibilizam para as fundações de previdência.
Maior cuidado com a LGPD
O LivID conta com diversas ferramentas para aumentar a segurança das informações envolvidas no processo de Prova de Vida.
A primeira delas é para o lado da fundação, onde todos os dados enviados pelos beneficiários são rastreáveis pela instituição e dessa forma o atendente da instituição confere todas as informações na íntegra podendo identificar qualquer tentativa de fraude utilizando os dados de algum beneficiário.
A segunda ferramenta que aumenta a confiabilidade das informações, e por consequência, a adequação à LGPD se encontra no sistema antifraudes de imagens, pois todas as imagens enviadas pelo beneficiário são criptografadas e ficam salvas em um banco de dados impossível de ser fraudado.
Além disso, também há uma validação de checagem de óbitos e checagem em documentações e informações disponibilizadas pelo governo, trazendo mais fidelidade às informações coletadas pelo LivID.
Prova de Vida na pandemia fácil e rápida
A facilidade no procedimento da Prova de Vida trazida pelo LivID é uma de suas principais características, e também uma muito necessária para o público de terceira idade.
Confira o passo a passo para realizar a Prova de Vida na pandemia com o LivID:
1. Confirme se é possível realizar a Prova de Vida de forma digital
2. Faça o download do aplicativo e entre com seu CPF e senha fornecido pela fundação
3. Na tela principal, clique em “Toque para iniciar”
4. Tire uma selfie nítida e centralizada
5. Selecione e tire uma foto do documento desejado para a realização da Prova de Vida
6. Tire uma selfie com o documento em mãos
7. Após finalizar o processo, clique em “Prosseguir”
O procedimento é finalizado pelo aplicativo com o reconhecimento facial e as informações são enviadas para a fundação!
Confira esta entrevista na qual uma beneficiária fala sobre como o LivID facilitou o processo de Prova de Vida na pandemia:
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais: