A Prova de Vida é um procedimento rotineiro e fundamental para que aposentados e pensionistas recebam mensalmente seus benefícios. Ao utilizar os dados pessoaais do participante – como, por exemplo, nome, documentos, fotos e localização – é possível realizar o processo de maneira simples, rápida e segura.
Quando falamos em segurança, é importante reforçar não apenas o aspecto tecnológico, mas também o jurídico. Contar com uma solução que respeita as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, é essencial para todas as etapas do procedimento de Prova de Vida.
O LivID, nosso aplicativo que realiza a Prova de Vida e Recadastramento Digital, foi desenvolvido de acordo com as diretrizes de segurança das lojas de aplicativo Play Store e App Store, o que demonstra proteção nas informações coletadas e armazenadas pelo app.
Dentre as diretrizes da LGPD, é disponibilizado um e-mail para atendimento e possibilidade do descadastramento das informações na plataforma, assim que o aposentado ou pensionista solicitar.
O que é a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada em 2018 e entrou em vigor em agosto de 2020. Ela foi criada para fomentar um cenário de segurança jurídica com normas e práticas padronizadas quanto ao gerenciamento e uso de dados pessoais e sensíveis.
Dados pessoais são todos aqueles que identificam um indivíduo, de forma direta ou não.
Exemplos de dados pessoais:
- Nome;
- RG;
- CPF;
- Gênero;
- Data e local de nascimento;
- Telefone;
- Endereço residencial;
- Localização via GPS;
- Retrato em fotografia.
Enquanto dados sensíveis são aqueles que exigem ainda mais cuidado em seu tratamento.
Exemplos de dados sensíveis:
- Origem racial ou étnica;
- Convicções religiosas ou filosóficas;
- Opiniões políticas;
- Filiação sindical;
- Questões genéticas, biométricas e sobre a saúde ou vida sexual de uma pessoa.
Desde o início de sua vigência até julho de 2021, já ajuizou mais de mil ações, segundo matéria do Jornal Metrópoles.
Uma cada oito dessas ações se deram por vazamentos de dados pessoais. Isso mostra ainda mais o quanto essas informações precisam ser protegidas e tratadas com softwares de referência e profissionais preparados para lidar com a LGPD.
Dados pessoais envolvidos no processo de Prova de Vida Digital com o LivID
O LivID é uma solução desenvolvida pela Bexpo, empresa do grupo Gateware, que permite a realização da Prova de Vida pelo celular de um aposentado ou pensionista.
E, naturalmente, este procedimento lida com dados pessoais e possivelmente sensíveis como a origem racial ou étnica do beneficiário.
Por isso, decidimos listar nesta publicação quais são os dados necessários para a realização da Prova de Vida por meio do LivID e também mostrar como a solução da Gateware está nos padrões da LGPD.
Nome
O nome do aposentado ou pensionista é uma das primeiras informações solicitadas pelo aplicativo e é indispensável para que o LivID consiga realizar a Prova de Vida.
Isso porque, além de ser necessário para a identificação do beneficiário na plataforma do aplicativo, também é uma informação necessária para que a solução faça a consulta de óbito em todo o território nacional para diminuir as chances de fraude.
RG e CPF
O CPF é necessário para que o assistido acesse o LivID. Em consequência, o armazenamento tanto do RG quanto do CPF ficam criptografados em nosso banco de dados, de acordo com as diretrizes da LGPD.
Uma foto do RG ou CNH é necessária para que o procedimento da Prova de Vida seja realizado. Você verá mais sobre isso no tópico seguinte.
Vale ressaltar que elas também são armazenadas com tecnologias de criptografia, para que os dados evidenciados pela foto não sejam utilizados com má-fé e não sofram riscos de vazamento.
Data e local de nascimento
Essas são informações que não aparentam risco perante hackers. Porém, as unir com o nome completo, RG e CPF, podem gerar acesso a diversos outros dados, sensíveis ou não.
Localização via GPS
O beneficiário deve permitir que o aplicativo consulte a localização enquanto usa o LivID.
Isso porque o aplicativo cruza essas informações com outras bases de dados para aumentar a confiabilidade dos dados obtidos durante o procedimento da Prova de Vida.
Essas são algumas das informações e dados indispensáveis para a realização da Prova de Vida por meio do LivID.
A aplicação desenvolvida pela Bexpo já possui mais de 96 mil assistidos e os feedbacks da mudança no procedimento da Prova de Vida continuam incríveis.
Confira a entrevista realizada pela Band TV sobre como o LivID facilitou a realização da Prova de Vida:
Como realizar a Prova de Vida com o LivID
Para você conhecer como os dados que citamos são utilizados para a Prova de Vida no LivID, criamos um passo a passo prático.
O procedimento é simples e pode ser feito com apenas um minuto!
1. O aposentado ou pensionista deve realizar login na plataforma
Primeiro o aposentado ou pensionista deve fazer login na plataforma utilizando o CPF e a senha gerada pela fundação.
Nesta etapa já observamos a importância da segurança dos dados, visto que o CPF é indispensável para o acesso da plataforma.
2. Fotografar o rosto
O próximo passo é fotografar o próprio rosto. É importante que o participante não esteja utilizando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra a face.
Aqui estamos falando de uma imagem que pode identificar o aposentado ou pensionista, por isso é importantíssima a criptografia de todos os arquivos armazenados para a realização e comprovação da Prova de Vida.
3. Fotografar o documento
Na terceira etapa, o beneficiário deve fotografar seu RG ou CNH.
Novamente estamos falando do uso de dados pessoais. Assim como na foto do rosto do aposentado ou pensionista, o uso da criptografia nos arquivos é indispensável.
4. Fotografar o rosto enquanto segura o documento
Na quarta etapa, o assistido deve fotografar o rosto enquanto segura o documento desejado, RG ou CNH.
E assim como nas etapas anteriores, por se tratar do uso e armazenamento de dois ou mais dados pessoais, não é possível a realização da etapa sem a criptografia do arquivo fotográfico.
5. Enviar feedback para o aplicativo e a fundação
Na quinta etapa, o procedimento de Prova de Vida já foi finalizado, e será mostrada uma tela onde o aposentado ou pensionista pode deixar um feedback para o procedimento.
Ela é muito importante para que o aplicativo continue com atendimento de excelência a todos os beneficiários das instituições e fundações que utilizam o LivID.
6. Acompanhar via chat no aplicativo
Após finalizar o procedimento de Prova de Vida e relatar a experiência, o beneficiário pode acompanhar o status do procedimento diretamente com um funcionário da fundação ou instituição.
Esta conversa também possui os dados criptografados, assim como todos no aplicativo, pois pode trazer dados pessoais ou até mesmo sensíveis do assistido.
Conclusão
Nos preocupamos com a segurança dos dados necessários para a realização da Prova de Vida pelo LivID.
É de extrema importância, tanto para a fundação ou instituição, quanto para o beneficiário, ter certeza de que os dados envolvidos estão sendo tratados e armazenados de forma correta.
Além disso, a solução também disponibiliza o e-mail atendimento@bexpo.com.br para eventuais dúvidas quanto ao tratamento dos dados e para o descadastramento das informações, caso seja da vontade do beneficiário.
Quer saber um pouco mais sobre o LivID e como ele facilita a realização da Prova de Vida enquanto cuida de todos os dados com base na LGPD? Basta preencher o formulário abaixo e enviaremos mais informações para você.