Entenda o que é hunting e como ele tem sido uma ferramenta para as equipes de RH na hora de recrutar talentos para as empresas
Encontrar o profissional ideal para uma vaga nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando o cargo exige qualificações muito específicas e técnicas. Nestas ocasiões, muitas vezes, as equipes da área de recursos humanos não podem apenas aguardar os candidatos interessados pela vaga e precisam adotar táticas de recrutamento.
O que significa hunting?
O chamado hunting, que significa caçando em português, refere-se ao trabalho do profissional que faz a busca por talentos que combinem e adequem-se ao perfil das vagas. O trabalho de hunting é tão importante porque aumenta as chances de que o talento certo seja recrutado, resultando no sucesso da contratação e assegurando uma equipe de grande desempenho.
Diferente dos processos tradicionais de recrutamento e seleção, nos quais os candidatos interessados inscrevem-se para o processo seletivo, no hunting é o profissional quem vai atrás do candidato, ganhando um papel ativo dentro do processo.
Ou seja, neste caso é a equipe de RH que encontra e faz a abordagem ao possível candidato, sempre levando em conta suas características profissionais e pessoais. Como o candidato pode ou não estar buscando uma nova oportunidade, é preciso que o profissional apresente os detalhes da vaga, além do valor da remuneração e benefícios, apresentando uma proposta competitiva.
Trata-se de um trabalho complexo e extremamente estratégico, que abrange ações específicas, como: buscar, analisar, abordar e negociar com o profissional. Dessa forma, deve ser encarado como um investimento que precisa ser previamente planejado. Muitas vezes as empresas buscam esse tipo de recrutamento por conta de uma situação de emergência, quando precisam preencher uma vaga muito específica de forma rápida, o que não é o ideal.
Vantagens do hunting
A principal vantagem do hunting é a assertividade na contratação, o que garante melhor investimento e diminui as chances de rotatividade dentro da equipe. Outros benefícios são a busca e seleção de profissionais qualificados e a otimização do tempo no processo de seleção. Isso porque o profissional responsável pelo processo de hunting costuma ser mais direto na busca pelo candidato certo, eliminando o tempo gasto com análise de currículos, por exemplo.
Outro ponto sobre o hunting está relacionado aos cargos de alta gestão, já que encontrar profissionais para esses cargos é uma das tarefas mais difíceis para o RH. Para esse tipo de atuação, são exigidas características específicas dos candidatos e com o hunting fica mais fácil localizar essas pessoas.
Na Gateware, realizamos o trabalho de hunting e, por meio da nossa suíte GW Outsourcingv, selecionamos profissionais para atuar em vários segmentos de negócios. Avaliamos aspectos técnicos e comportamentais para encontrar um candidato que esteja alinhado aos valores e estratégias do contratante. Dessa forma, garantimos os melhores profissionais, que vão acompanhar a sua empresa a longo prazo, se desenvolvendo profissionalmente e pessoalmente.
Ficou com alguma dúvida sobre hunting e o processo de outsourcing? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.