Skip to content
  • faleconosco@gateware.com.br
  • +55 41 3180-0019
Submit your resume here
Linkedin Instagram Facebook Youtube Twitter Icon-tiktok Telegram
Search
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
RECEIVE OUR NEWSLETTER

Home Gateware / Insights / Investir em inovação não é um bicho de sete cabeças

Investir em inovação não é um bicho de sete cabeças

  • 4 de December de 2020
  • Insights
  • nabile

Com uma boa equipe, parceiros e as ferramentas certas é possível investir em inovação e se diferenciar no mercado 

 

Inovação: essa é a palavra da vez, que tem norteado ações, projetos e iniciativas de empresas em todo o Brasil. Afinal, com uma ampla oferta de produtos e serviços em mercados cada vez mais tecnológicos e competitivos, é preciso se diferenciar. Isso deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade para os empresários e empreendedores e, até mesmo, um fator decisivo para a própria sobrevivência no mercado.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria com CEOs de empresas de diferentes portes do país indicou que para 31% deles o grau de inovação da indústria deverá ser alto ou muito alto nos próximos cinco anos, especialmente por necessidade. Além disso, 96% deles consideram a inovação uma parte estratégica de suas empresas. Um estudo da empresa Accenture de 2018 realizado com 148 executivos do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia também mostrou que, para 60% dos entrevistados, seus negócios podem desaparecer se não forem feitos investimentos em novas tecnologias e inovação.

Em meio a essa necessidade, as companhias, porém, enfrentam um cenário de crescente instabilidade e desconfiança, decorrente de fatores políticos e econômicos que impedem a retomada do crescimento e travam a realização de investimentos estrangeiros. As empresas locais são pressionadas a se tornarem mais produtivas e a implantarem a cultura da inovação para seguirem crescendo. Dessa maneira, têm pouca margem para errar, precisam direcionar suas ações rapidamente e devem mostrar resultados. E como fica o executivo nesse processo?

O que podemos perceber é que, neste momento crucial, muitos executivos passam a ter medo. Eles sabem da importância dos projetos inovadores, mas também entendem que há um risco inerente, especialmente com grandes quantias financeiras envolvidas no processo. Assumir sozinho grandes projetos é um grande risco. Para se proteger disso, alguns passos são muito importantes.

Primeiramente, ele precisa estar bem assessorado e preparado para conseguir colocar o que planeja em prática. O executivo deve envolver uma equipe, que precisa se engajar e acreditar na proposta, além de conquistar o respaldo da diretoria. Acima de tudo, é necessário que a inovação faça parte da cultura da empresa. Também é preciso se cercar de parceiros capacitados, com experiência, que acompanhem a rotina e estejam próximos das necessidades dos colaboradores. É o parceiro que fará a otimização dos processos e verificará se algo não está indo de acordo com o combinado em um determinado projeto, por exemplo.

Com uma equipe alinhada, é preciso estabelecer prazos e metas para que a gestão de projetos aconteça de maneira ágil e eficiente e os resultados sejam alcançados. Nesse sentido, as chamadas metodologias ágeis, como OKR, Scrum e Kanban para a estrutura de desenvolvimento, controle de metas e trilha de trabalho, fazem toda a diferença. Observar o compliance ligado à organização das demandas, realização de reports e de sólidas rotinas de acompanhamento é essencial para a obtenção de resultados efetivos. Contar com ferramentas e tecnologias que colaborem para que o negócio possa ser impulsionado de maneira ágil também é extremamente válido para validar determinada solução e reduzir incertezas.

Se necessário, é válido contar com clientes e parceiros que ofereçam produtos e serviços em áreas que não fazem parte das especialidades da empresa. Afinal, hoje a economia é feita de forma colaborativa, nenhuma empresa consegue evoluir sozinha. Um estudo da Visa, em parceria com a Americas Market Intelligence, que elegeu as 20 empresas mais inovadoras da América Latina, apontou que elas realizam em média 15 parcerias com startups ao ano e criaram 57 provas de conceito em média nos últimos três anos.

Por fim, falando em startups, é preciso entender que as mudanças acontecem de forma muito acelerada. A mentalidade dessas empresas de fazer e realizar os ajustes necessários ao longo do trajeto sem ficar travado pelo medo de errar ou de perder muito tempo com longos e exaustivos planejamentos é algo em que as empresas devem se inspirar e começar a adotar aos poucos. Afinal, como dizem, antes feito do que perfeito.

Os riscos existem e situações de insegurança podem ocorrer. Mas com bons parceiros, conhecimentos e as ferramentas necessárias, além de uma dose de ousadia, é possível amenizar as instabilidades e ter mais propriedade na hora de investir em inovação e alcançar resultados efetivos.

 

Quer impulsionar a inovação do seu negócio junto com a Gateware? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

 

KNOW TOO: Salto no mercado de inovação
Facebook
Twitter
LinkedIn
See too
Gateware - GW Solution - Quem precisa fazer a Prova de Vida

Prova de Vida 2025: Quem precisa fazer?

Gateware - GW Outsourcing - Erros ao contratar profissionais de TI

7 maiores erros na contratação de profissionais de TI

Gateware - GW na Mídia - Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

We call you +55 41 3180-0019
Matriz
  • Av. Cândido de Abreu, 776 Centro Cívico - Curitiba - PR
  • +55 41 3180-0019
Filial
  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 Pinheiros - São Paulo - SP
Rio de Janeiro
  • Rua Conde de Bernadotte, 44, sala 808. Leblon - Rio de Janeiro
Argentina
  • Ruta Juramento, 2089 Piso 4 - Oficina 409 Manzana - Buenos Aires - AR
  • + 54 11 3708 1350
United States
  • 1191 E Newport Center Dr. #103 Deerfiel Beach Florida 33442 - EUA
gateware-group-laranja-e-branco
Stay on top of news
Linkedin Instagram Facebook Youtube Twitter Icon-tiktok Telegram
Sitemap
  • Home
  • Privacy Policy
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
Submit your resume here
Sitemap
  • Home
  • Privacy Policy
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
Submit your resume here