O agro é um dos setores que mais dependem e mais investem em tecnologia ultimamente. Confira a seguir a importância da tecnologia no agronegócio e como a Gateware tem se tornado a maior aliada de empresas do setor.
Quem ainda acha que o agro é um setor muito tradicional – para não dizer atrasado ou antiquado – está muito por fora do que está acontecendo nos campos.
É verdade que quando a gente pensa em tecnologia, o que vem em nossa mente costuma ser grandes corporações ou startups disruptivas, mas também é verdade que um dos setores que mais investem em tecnologia hoje é na verdade o setor do agronegócio.
O agro está cada dia mais hi-tech, e os motivos para isso são os mais diversos. Por exemplo, um relatório já um tanto antigo da ONU, aponta que a produção de alimentos precisa crescer em 70% até o ano de 2050 para dar conta da demanda crescente.
Outro ponto importante é que, mesmo em queda, o setor ainda foi responsável por 25% do PIB brasileiro em 2022.
Seja para atender a demanda de alimentos nos próximos anos, seja para continuar contribuindo com a economia nacional, o setor depende do investimento e da implementação de novas tecnologias que deem conta de todos os problemas que envolvem a produção de alimentos.
Confira a seguir:
1. A importância da tecnologia no agronegócio |
2. Desafios na implementação de tecnologia no agronegócio |
3. Como a Gateware trabalha com tecnologia no agronegócio |
A importância da tecnologia no agronegócio
O agronegócio tem se reinventado nos últimos anos, abraçando inovações tecnológicas para impulsionar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade.
Tecnologias como drones e maquinários autônomos não apenas já são uma realidade no agronegócio brasileiro como estão se tornando até comuns por aqui (e contam com preços cada vez mais acessíveis, também).
Esses equipamentos, por si só, já elevam o padrão da produção e garantem um futuro mais promissor ao setor, mas a inovação não para por aí.
Para alcançar seus objetivos, o agronegócio também depende da implementação de novas tecnologias que integrem todos os processos da cadeia produtiva, e o uso estratégico de sistemas robustos como o SAP torna possível unificar dados e transformá-los em informações confiáveis e rastreáveis, levando em consideração determinadas particularidades de cada departamento ou negócio.
A cada dia, fica cada vez mais comum grandes empresas do ramo optarem pela adoção do ERP da SAP, como foi o caso da NovaAgri, empresa do Grupo Toyota, que recentemente obteve sucesso na implementação do SAP S/4HANA, após a condução do projeto que durou 16 meses.
A implementação de projetos como esse trazem inúmeras vantagens para as empresas, mas a tecnologia no agronegócio também acaba gerando benefícios para toda a região em que essas grandes empresas estão localizadas.
Um grande exemplo disso é o estado de Goiás, que está se desenvolvendo em um ritmo muito acelerado, segundo dados do último censo, e que conta com uma contribuição enorme da evolução tecnológica do agro para conquistar esse desenvolvimento.
Você pode conferir mais detalhes no artigo do nosso GMO Marcelo Martins, que está atuando em um projeto de implementação de SAP S/4HANA em uma cidade do interior de Goiás e que acompanha de perto todas as mudanças que acontecem por lá.
Desafios na implementação de tecnologia no agronegócio
Embora já tenha ficado claro até aqui o quanto o investimento em tecnologia no agronegócio é fundamental, e que diversas empresas já estejam buscando se desenvolver e inovar no setor, implementar essas tecnologias nunca é algo simples – principalmente em empresas de grande porte, com muitos setores e processos diferentes.
O agronegócio é um setor com características únicas, que não podem ser encontradas em nenhum outro segmento, logo o que funciona em grandes centros não funciona da mesma forma no agro.
Entre todos os desafios, o maior talvez esteja em preparar a organização para que ela faça o melhor uso da tecnologia que está sendo adquirida, isso porque as organizações normalmente entendem a necessidade de realizar uma mudança em algum processo ou de implementar alguma nova tecnologia, mas sem ter a certeza de que estão realmente prontas para passar por esse processo de mudança.
Por geralmente não estarem atentas a esse desafio, muitas empresas acabam por não tomar medidas que assegurem que o investimento que está sendo feito vá mesmo gerar os resultados esperados.
Um ponto que deve estar sempre claro para as organizações é que quem irá utilizar toda tecnologia que for implementada são pessoas, e o que faz um projeto dar certo é entender o lado humano da mudança.
Durante a implementação de uma nova tecnologia, também é necessário pensar no desenvolvimento de habilidades que permitam que os colaboradores da empresa se adaptem com maior velocidade a toda essa inovação tecnológica.
Para inovar no agro, é necessário pensar em pessoas como a parte mais estratégica da adoção da tecnologia, ao invés de pensar na tecnologia por si só.
Há muitos anos atuando com tecnologia no agronegócio, a GW desenvolveu uma metodologia própria para superar os desafios que envolvem a inovação no setor, combinando competências da Gestão de Projetos com a Gestão Humana da Mudança, levando em consideração as características e os desafios específicos de cada projeto e de cada organização.
Nossa COO, Niviani Rudek, foi convidada pela Rádio CBN de Ribeirão Preto para falar um pouco sobre a importância de pensar na implementação de novas tecnologias focando primeiramente em pessoas. Você pode conferir a entrevista, na íntegra, a seguir.
Em uma entrevista com a TV Terra Viva, Niviani explicou como o uso estratégico da tecnologia pode impulsionar empresas do agronegócio. “O que faz um projeto estratégico dar certo é nós compreendermos o que o lado humano interfere dentro da dinâmica da mudança. É preciso ter experiência em outros projetos para garantir o êxito de qualquer mudança, implementação de tecnologia, e isso a Gateware tem,” conta Niviani.
Como a Gateware trabalha com tecnologia no agronegócio
Nossa expertise em Gestão de Mudanças e Gestão de Projetos, aliada ao nosso profundo conhecimento de todos os processos que envolvem a produção agrícola tem sido reconhecida por diversas empresas do setor que buscam inovar com eficiência, trabalhando estrategicamente o lado humano da tecnologia.
Uma dessas empresas é a Lavoro, especialista na comercialização de sementes, defensivos e fertilizantes, que busca se tornar o maior player de distribuição da América Latina.
Para alcançar esse objetivo, o grupo contou com uma estratégia robusta para implementar o SAP S/4HANA em mais de 100 filiais de nove empresas do grupo num período bem curto, de apenas 10 meses.
O projeto foi desafiador, principalmente por acontecer no auge da pandemia e exigir muita adaptação de todos os envolvidos.
Sabendo que o foco deveria estar nas pessoas para garantir o sucesso da implementação do ERP, a Lavoro contou os serviços de PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças da suíte GW Value Strategy da Gateware, que atuaram como braço direito dos principais líderes de empresa e hoje está um passo mais próxima de alcançar seu objetivo para os próximos anos.
Para conhecer mais detalhes sobre nossa atuação na Lavoro, acesse o link a seguir e faça o download do case de sucesso.
Outra atuação marcante da GW no agro foi na implementação do SAP S/4HANA e Salesforce no AgroGalaxy, empresa fornecedora de insumos agrícolas brasileira.
A Gestora de Mudança (GMO) da Gateware Juliana Klimkowski foi alocada para preparar a equipe à mudança. Ela destaca que o GMO, em projetos dessa magnitude, são os grandes elos de ligação na empresa, preparando-a por meio do engajamento e do acolhimento da equipe.
“A busca otimizada das informações dentro do sistema foi a principal solução tecnológica implantada, além da segurança e credibilidade dos dados”, explica Juliana.
Para entender ainda mais a fundo como foi a atuação da Gateware no AgroGalaxy, confira esta entrevista concedida ao canal do AgroRevenda por nossa COO, Niviani Rudek:
Conclusão
Investir em tecnologia não é mais uma opção, é uma necessidade para qualquer empresa do agro. E, mais do que implementar novos processos e novas ferramentas, é fundamental pensar no papel que o lado humano desempenha na adoção de novas tecnologias.
Contar com uma empresa que entende todas as particularidades do setor e é especializada em trabalhar com tecnologia no agro, com uma metodologia própria que leva em conta os fatores humanos por trás das mudanças, além de trabalhar de maneira personalizada, de acordo as características e necessidades de cada projeto e empresa, pode fazer toda a diferença no resultado final.
Se a sua organização também quer contar com nossa expertise em Gestão de Projetos e Gestão de Mudanças, preencha o formulário abaixo.