Com a Gestão de Mudanças, é possível conscientizar colaboradores sobre os impactos positivos que a diversidade cultural traz
Depois de tantas transformações trazidas pela pandemia, será que estamos preparados para o que vem pela frente? Uma coisa é certa: neste cenário, larga primeiro quem conseguir se adaptar melhor. Diante disso, a Gestão de Mudanças se apresenta como uma das ferramentas capazes de ajudar a assimilar esses movimentos do mercado, principalmente a diversidade cultural nas empresas.
Empresas que investem na diversidade são mais valiosas, tanto para seus colaboradores e sociedade quanto para o mercado. Um estudo da McKinsey sobre o estado da diversidade corporativa na América Latina mostrou que as organizações que adotam esse estilo de gestão são mais saudáveis, felizes e rentáveis: aquelas que aplicam a diversidade em termos de gênero têm probabilidade 93% maior de superar a performance financeira de seus concorrentes na indústria.
4 habilidades para implementar a diversidade cultural nas empresas
Seja no âmbito cultural, criativo e até financeiro, organizações que têm como propósito a valorização de ambientes mais diversos alcançam patamares competitivos mais altos. Além, claro, de contribuir de forma prática na promoção de uma sociedade mais igualitária
Para as empresas que estão buscando um ambiente organizacional mais diverso e enfrentam resistência diante desta mudança, é preciso identificar e estimular nas equipes cinco habilidades: inteligência social, fundamental para lidar com os desafios atuais; transdisciplinaridade, pois absorver o que o outro tem para ensinar é sempre bom; curadoria, para ter uma noção do que está em voga por aí; e colaboração virtual, ainda mais importante durante a pandemia. Esses pontos são desenvolvidos diariamente na rotina de trabalho, na base de muito diálogo e empatia.
A Gestão de Mudanças e a diversidade
Segundo um levantamento, feito em parceria entre a VOCÊ RH e a consultoria Mais Diversidade, embora as empresas tenham recursos financeiros para investir na área de diversidade e inclusão, falta um pensamento estratégico que direcione suas práticas.
Essa falta de estratégia acaba resultando em ações sem eficácia, o que pode ser até ruim para os negócios. Para mudar esse cenário, é preciso entender quais aspectos estão ligados à diversidade e investir em um projeto sólido de governança para que a pauta ganhe o espaço que merece entre os executivos das organizações.
Com a Gestão de Mudanças, é possível preparar e conscientizar colaboradores sobre os impactos positivos que ações afirmativas trazem. Aqui na Gateware, nós proporcionamos um serviço de GMO que se preocupa de verdade com a diversidade cultural nas empresas, apoiando diferentes áreas na identificação das melhores estratégias de execução de iniciativas. Temos uma metodologia própria para Gestão de Projeto e Gestão de Mudança, na qual focamos no fit cultural de cada cliente e na entrega de valor estratégico, neutralizando resistências e promovendo aliança entre os envolvidos.
Sua empresa está pronta para trabalhar esses itens e atuar de forma mais diversa e inclusiva? Venha conversar conosco, temos muitas ideias para tornar as organizações preparadas para as mudanças do novo normal.