Especialista em tecnologia dá dicas de como candidato júnior pode alcançar a tão sonhada posição
Não vamos fazer suspense sobre o caminho mais eficiente para conseguir a primeira vaga de emprego no mercado de tecnologia da informação (TI): é necessário, em primeiro lugar, ter o eterno espírito de aprendiz. E essa disposição é válida não só para o início de carreira, mas também ao longo de toda a trajetória de quem quer se manter em um dos nichos de emprego mais disputados.
A dica é do arquiteto de software e líder de projetos da Gateware Yuri Lacerda, alocado na Ambev. Ele está no mercado de tecnologia há 23 anos e tem ampla formação, com pós-graduação e MBAs na área, e experiência em empresas do porte também da Ambev, AlmapBBDO, Mercedes Benz, Santander, entre outras. Para ele, o início de março é propício para a busca do primeiro emprego, porque muitas empresas estão recrutando.
“Uma das dicas para quem está começando é criar projetos por conta própria em sites que hospedam essas iniciativas, como o GitHub. Isso pode ser uma ótima vitrine de trabalho criando soluções e gerando um portfólio para quem ainda não teve uma experiência formal”, indica.
Outro meio de obter uma experiência diferenciada é passar um tempo fora do Brasil tanto para dominar uma segunda língua, como para ter vivência em outros mercados. “Hoje está mais fácil ter acesso e morar fora, então, se houver oportunidade, tem que aproveitar enquanto se é jovem”, diz.
Início da carreira é tempo de aproveitar todas as oportunidades online
Aproveitar outras oportunidades online, como cursos, é uma maneira de dar o pontapé inicial para quem ainda não tem experiência. O especialista em Big Data destaca que é possível até mesmo fazer uma pós-graduação totalmente online, e há uma diversidade de cursos que oferecem certificado.
“A cada cinco anos, é bom fazer um MBA ou outra especialização, porque a área de tecnologia tem muitos nichos de aplicação e muitas, mas muitas atualizações mesmo! A cada mês, tem novidades: eu, por exemplo, tenho o costume de estar sempre estudando por meio de artigos e cursos”, ensina o veterano.
Hoje, no caso da tecnologia em nuvem (TI cloud), há três grandes players que dominam essa área: a Google Coud (GCP), Amazon (AWS) e Microsoft (Azure). As três fazem praticamente a mesma coisa, mas é importante saber o conceito por trás das funcionalidades.
Dicas para uma carreira em TI:
– Faça download de tutoriais específicos de interesse para estudo… e estude!
– Mantenha-se sempre curioso sobre as novidades e lançamentos tecnológicos.
– Deixe o perfil na plataforma do LinkedIn atualizado, com as palavras-chave de interesse em relevância, como por exemplo: UIX, sites, dados, apontando a área que domina.
– Tenha uma disposição autodidata para descobrir novas linguagens.
– Busque um período de experiência de estudo ou trabalho no exterior.
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais: