Tornar processos digitais propiciou entrada em novos mercados e gerou excelentes resultados
Quando Francisco Ferreira, administrador, economista e analista de sistemas de computação, decidiu assumir sozinho as rédeas da Gateware, empresa fundada em 2000, entendeu que precisava de uma nova maneira de direcionar o negócio. Em 2017, após passar um tempo afastado, comprou as partes dos sócios e reorganizou toda a companhia, atraindo novos talentos e investindo em diferentes mercados e tecnologias.
“Ser empreendedor no Brasil não é fácil, é preciso ter muita coragem, é preciso olhar para o precipício e pular. No meio da queda, você vai aprendendo a voar e, às vezes, conseguir subir além do precipício do qual pulou”, diz Francisco.
Francisco pulou. E neste novo contexto, a digitalização ganhou força: todos os negócios passaram a ser digitais, mudando totalmente a forma de comercializar os serviços. A partir de 2018, portanto, os negócios começaram a ser feitos por meio da internet, inclusive redes sociais.
Atualmente, na Gateware, não há papel. Até os contratos são feitos de forma 100% digital. Os colaboradores trabalham de forma remota, em sistema home office, e quem quiser poder ir até à sede quando sentir vontade ou precisar resolver algo pessoalmente.
Essa forma de gerenciar a empresa tem gerado excelentes resultados: ainda em 2018, a organização alcançou um faturamento na casa dos sete dígitos, crescimento de 110% em um ano. No ano seguinte, chegou a 113% de crescimento. E em 2020, apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, cresceu 76%.
Para 2021, a perspectiva de crescimento é de 71% em relação a 2020, o que deve representar oito dígitos no faturamento da companhia, que foi assertiva em sua gestão digital e estratégica de negócios e pessoas.
A união entre marketing e vendas
Dentro dessa expectativa de avanço dos negócios para o mundo digital, a Gateware percebeu a importância de unir duas áreas cruciais para o sucesso da empresa: marketing e vendas. Ambos os setores são responsáveis pela conversão e pela conquista de novos clientes, por isso, a adaptabilidade para o digital começou nesses times.
De acordo com Elvis Gomes de Matos, Diretor de Negócios Latam da Gateware, essa união de forças aumentou a assertividade, melhorou os resultados, consolidou a marca, gerou novos negócios e fortaleceu a relação com os clientes.
“O time de marketing, já inserido nessa jornada digital, busca, com métodos mais eficientes e voltados para uma melhor qualificação, absorver e compartilhar conhecimentos com a equipe de vendas. Dessa forma, explicam como os leads foram identificados, atraídos e captados, promovendo uma visão mais clara e abrangente para que a equipe de vendas possa dar continuidade ao processo, atingindo as expectativas de vendas e trabalhando para a satisfação dos clientes”, explica Elvis.
Não existe uma “fórmula do sucesso”, mas, seguindo boas práticas e contando com excelentes talentos, a Gateware vem crescendo cada dia mais, trilhando seu caminho em diferentes mercados e sempre ofertando o que há de melhor para seus clientes.
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