Entre os fatores determinantes nos resultados que serão obtidos por uma companhia ao elaborar um Projeto Estratégico, está a Cultura Organizacional.
Ela é o conjunto de valores, crenças, hábitos e experiências que definem o que é uma empresa, norteando como as lideranças e os colaboradores atuam no dia a dia.
A Cultura Organizacional é fundamental para a execução de Projetos Estratégicos, pois é uma peça-chave da aceitação da transformação necessária na empresa.
No decorrer desta leitura você entenderá mais sobre:
1. O que é a Cultura Organizacional |
2. O Impacto da Cultura Organizacional em Projetos Estratégicos |
3. Como a Gestão de Mudanças lida com a Cultural Organizacional |
O que é Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional é aquilo que a empresa respira no dia a dia, seus símbolos, princípios, mitos, cerimônias, tabus, costumes, hábitos, crenças, valores e comportamentos praticados.
Porém, um fator muito importante que deve ser mencionado é que a Cultura Organizacional é mais afetada por aquilo que é feito diariamente do que pelo que é comunicado.
Em outras palavras: a cultura é resultado do que se faz, não do que se diz.
A expressão da Cultura Organizacional, na prática, é ainda mais importante para as lideranças, a fim de transmitir o exemplo de como agir no ambiente da companhia.
Uma Cultura Organizacional bem-definida traz vantagens competitivas para as empresas por meio de colaboradores engajados e determinados a entregarem resultados exponencialmente melhores.
Resumindo, é um conjunto de práticas que visa alinhar a missão e o propósito da empresa com aqueles que fazem parte, unindo interesses para que todos alcancem o que desejam.
Outro ponto interessante é que a Cultura Organizacional pode ser traduzida em todas as etapas das relações que a empresa mantém, desde como seleciona, contrata, promove e remunera seus funcionários, até como negocia com seus clientes e parceiros.
Os impactos da Cultura Organizacional são sentidos em todos os aspectos da companhia e são uma parte essencial a ser analisada quando Projetos Estratégicos são sugeridos.
Impacto da Cultura Organizacional em Projetos Estratégicos
Em uma pesquisa realizada pela Prosci, no ano de 2021, 88% dos executivos afirmaram que a consciência da cultura é muito importante para a Gestão de Mudanças, porém apenas 15% reconhecem a Cultura Organizacional de suas empresas como ideal.
Isso mostra como é fundamental a atenção para o tema antes do início de novos Projetos Estratégicos, visto que são idealizados para atingir objetivos importantes para o negócio. Como, por exemplo:
- Aumentar a produtividade;
- Otimizar a mão-de-obra;
- Inovar em sistemas;
- Impulsionar a competitividade;
- Aumentar a confiabilidade de dados;
Por estarem intrinsecamente ligados aos objetivos da companhia, os Projetos Estratégicos também são influenciados pela Cultura Organizacional.
Em decorrência, entender a realidade na qual a empresa se encontra é fundamental antes da execução de um projeto.
Por exemplo: pense em uma empresa que valoriza os colaboradores que têm mais tempo de casa, mostrando a importância de ser familiarizado com procedimentos firmados pelo status quo.
Se nesse ambiente for proposta uma nova ferramenta para alterar procedimentos, esse status quo será quebrado, podendo refletir em resistência para a adoção da mudança, visto que as relações hierárquicas podem ser alteradas.
Porém, é fundamental que os colaboradores entendam que: Mudanças, ao mesmo tempo que podem gerar desconfortos, geram oportunidades.
E apontá-las é essencial para os profissionais mais afetados pela mudança, pois, com a possibilidade de manter a sua posição na empresa, o profissional pode amenizar sua resistência.
É claro que o processo não é fácil e definitivamente é mais difícil do que manter a situação da forma que está. Por isso, comunicar a mudança como inevitável e benéfica é um fator indispensável durante a Gestão de Mudanças com foco na Cultura Organizacional.
O profissional deve ser incluído através de processos participativos e também pode atuar como referência na transição do conhecimento acumulado durante suas experiências anteriores até o novo sistema.
Lembre-se, nenhum conhecimento é perdido.
Se o profissional estiver comprometido com a multiplicação do novo modelo de operação, a mudança, que antes poderia ser uma substituição, pode resultar no reconhecimento como referência em uma determinada atuação, superando o status de conhecimento sistêmico e de processos que antes o colocava como ponto único na empresa.
O colaborador pode sair de uma posição onde era respeitado apenas por seu conhecimento técnico dos procedimentos até o patamar de ser reconhecido por entender profundamente as necessidades estratégicas da companhia.
Muito mais valioso, você não concorda?
Análises como essas são possíveis quando um profissional de Gestão de Mudanças Organizacionais atua ao lado da empresa que está executando um Projeto Estratégico.
Cada realidade é única e merece um olhar pessoal e cuidadoso.
E é dessa forma que a Gestão de Mudanças atua nos Projetos Estratégicos.
Em nosso blog também temos um artigo sobre como evitar resistência na Gestão de Mudanças. Acesse o link a seguir para se aprofundar no tema:
Como a Gestão de Mudanças lida com a Cultura Organizacional
A Gestão de Mudanças entende a importância da Cultura Organizacional durante a transformação nas empresas.
Os GMOs (Gestores de Mudança) fazem análises sistêmicas para diagnosticar a cultura de cada organização.
Dessa forma, encontram pontos críticos que podem comprometer a operação e definir quais são as ações necessárias para contorná-los.
Algumas das atitudes práticas realizadas pelos GMOs para a análise de Cultura Organizacional, são:
- Circular pela empresa e observar o ambiente físico, avaliando os elementos explícitos e tácitos da cultura;
- Realizar entrevistas, conversas informais e elaborar o diagnóstico da cultura organizacional e seu potencial reflexo na mudança planejada;
- Avaliar e relacionar elementos da cultura organizacional, elencado-os como fatores de antagonismo ou engajamento para a mudança planejada;
- Avaliar e relacionar os riscos da característica da cultura para a mudança planejada e alimentar Mapa de Riscos do projeto;
- Traçar plano de gestão de reflexos da Cultura Organizacional nas mudanças e discutir com lideranças dos projetos.
Na Gateware, com o GW Value Strategy, nossa suíte que oferece Gestão de Projetos e Gestão de Mudanças, atuamos diretamente com essas práticas.
Sempre tendo em mente que cada empresa possui uma realidade, aplicando soluções desenhadas para cada caso.
Com a análise de Cultura Organizacional realizada pelos GMOs, as ações práticas são colocadas em pauta. Podendo ser:
- Treinamentos para colaboradores, diminuindo o medo da substituição;
- Promoção de uma comunicação transparente, para conscientizar todos os envolvidos das motivações e objetivos da mudança;
- Alinhamento de líderes, para promoverem a transformação aos seus liderados.
- Conquista de apoio dos Stakeholders.
Essas são apenas algumas das ações gerais que são realizadas, mas muitas outras podem entrar na realidade da empresa. Assim, a Cultura Organizacional acompanha a transformação que irá acontecer ou está acontecendo no negócio.
Dessa forma, a aceitação e o apoio da mudança promovida pelo Projeto Estratégico aumentam, promovendo um fator essencial para o sucesso: o engajamento!
Conclusão
Bom, deu para entender que a Cultura Organizacional é uma peça-chave para o sucesso de sua organização, né?
Ela está presente no dia a dia da empresa e se for manejada corretamente, cria um ambiente harmonioso e produtivo para todos os colaboradores.
E nos Projetos Estratégicos, é um ponto fundamental para que os objetivos de negócio sejam alcançados.
A Gestão de Mudanças trata a Cultura Organizacional com toda a importância que tem, para assegurar que a transformação seja alcançada com sucesso.
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- Gestão de Mudanças: O que é e Como é Implementada?
- Gestão de Mudanças e Projetos | 5 Maiores Desafios
- Gestão de Mudanças: Entenda o impacto da vaidade no trabalho
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