Procedimento de Consulta de Óbito evita o pagamento indevido de benefício
Cerca de 36 milhões de brasileiros aposentados e pensionistas, todos os anos, precisam realizar a Prova de Vida para continuarem a receber seus benefícios, seja por meio de instituição pública ou privada. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento aos beneficiários.
Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas passaram por dificuldades para realizar o procedimento, tanto pela questão de deslocamento até a entidade bancária, para aquelas que ainda não utilizam a Prova de Vida Digital, quanto para solicitar o benefício por conta das complicações causadas pelo novo vírus.
Todavia, para a Prova de Vida ser segura, algumas medidas precisam ser tomadas, visto que existem diversos casos já identificados em que foi possível burlar sistemas para obter o pagamento de forma indevida.
A Consulta de Óbito é uma dessas medidas. Quer saber mais sobre esse dispositivo que traz mais segurança à realização da Prova de Vida? Continue a leitura!
A importância da Consulta de Óbito na Prova de Vida
Um dos motivos de a Prova de Vida ter sido criada, foi porque quando o pensionista ou o aposentado falecia, muitas famílias não comunicavam o óbito – de propósito ou não – e continuavam a receber o benefício.
Esse comportamento gerava prejuízo às instituições e fundações de previdência. Pensando nisso, o procedimento foi criado e, junto com ele, a possibilidade de averiguar nos cartórios nacionais os registros de pessoas que faleceram no país.
Assim foi criada a Consulta de Óbito, na qual o sistema, após a etapa de reconhecimento facial, analisa pelo nome do beneficiário se ele ainda está vivo e se pode continuar a receber sua pensão/aposentadoria. Vale lembrar que continuar a receber o benefício de uma pessoa falecida configura crime de estelionato, com pena de um a cinco anos de prisão e multa.
Consulta de Óbito no livID
Você sabia que o livID, solução pioneira da Bexpo, empresa do Grupo Gateware, conta com a Consulta de Óbito? Com o aplicativo, a Prova de Vida e o Recadastramento são feitos de forma totalmente digital, com segurança criptografada durante o reconhecimento facial e da validação de documentos, bem como a análise de beneficiários falecidos.
As instituições e fundações ganham acesso a diversas informações rastreáveis, que ficam arquivadas em nuvem, e são avisadas quando há algum indício de fraude. Com a solução, é possível agilizar o processo para garantir mais economia e segurança para a entidade de previdência, além de maior comodidade para o participante.
Saiba mais sobre o livID:
Quer saber mais sobre o livID e a Consulta de Óbito? Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato com você!