O processo para morar em outro país é sempre trabalhoso e gera muita dor de cabeça pela quantidade de documentações que precisamos correr atrás. Para quem é aposentado ou pensionista, existe também uma outra preocupação em relação à manutenção dos seus benefícios.
A Prova de Vida é um processo obrigatório para qualquer beneficiário, pois ela ajuda a confirmar que nenhum pagamento está sendo realizado de maneira irregular e, em caso da não realização desse procedimento, o benefício pode até mesmo ser suspenso.
Apesar de ser incômodo passar por essa verificação com certa frequência, ela é necessária para evitar custos provenientes de pagamentos irregulares que podem prejudicar a fonte de renda de milhões de pessoas que, em muitos casos, não possuem mais condições de trabalhar.
Mas como fazer a Prova de Vida fora do Brasil?
Prova de Vida através de representação consular brasileira
Uma das opções para realizar esse procedimento, para quem recebe benefício do INSS, é realizar o procedimento da Prova de Vida por meio da representação consular brasileira.
Para isso, é necessário comparecer à Embaixada ou Consulado do Brasil mais próximo, com os seguintes documentos:
- Documento de identidade válido com foto (passaporte brasileiro ou carteira de identidade brasileira);
- Documento que comprove o recebimento do benefício (carnê de pagamento ou extrato bancário).
Além disso, também será preciso preencher o formulário de atestado na presença de um funcionário consular. Por isso, é importante entrar em contato com a Embaixada ou Consulado para confirmar datas e horários possíveis para o comparecimento.
Prova de Vida pelo Formulário de Atestado de Vida
Outra alternativa que o INSS oferece aos seus beneficiários, é a possibilidade de fazer a Prova de Vida por meio de um formulário disponível no site da instituição.
Caso opte por realizar dessa maneira, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/formularios);
- Baixe o “Formulário de Atestado de Vida para Comprovação Perante o INSS”;
- Preencha o formulário;
- Leve o formulário a um cartório no país onde você reside;
- Assine o formulário na presença de um cartorário;
- Envie o formulário original apostilado para o INSS no Brasil.
Prova de Vida através do Reconhecimento Facial
Muitos Fundos de Pensão e Instituições de Previdência Privada contam com a possibilidade de realizar a Prova de Vida pelo celular, utilizando tecnologia de Reconhecimento Facial.
Essa alternativa é vantajosa tanto para quem precisa fazer a Prova de Vida fora do Brasil quanto para quem está em território nacional. Afinal de contas, fazer o procedimento dessa forma evita deslocamentos desnecessários, a espera em longas filas e até mesmo facilita o trabalho dos funcionários dessas organizações.
Algumas instituições, como a Fundação Refer, a Cifrão, a Raízen e muitas outras, contam hoje com o LivID para realizar a Prova de Vida de aposentados e pensionistas.
O LivID é um aplicativo para realização da Prova de Vida Digital, que utiliza tecnologias de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial, para permitir que os participantes realizem a Prova de Vida em poucos minutos, com apenas algumas fotos feitas em um smartphone.
Atualmente, mais de 500.000 brasileiros contam com a comodidade de realizar a Prova de Vida Digital com o LivID sem sair de casa. Vale ressaltar que a solução conta com o Selo Resh de Cibersegurança, que atesta que tanto os beneficiários quanto as fundações estão protegidos contra fraudes.
Como fazer a Prova de Vida fora do Brasil com o LivID
Se a instituição previdenciária que realiza o pagamento do seu benefício conta com o LivID, basta baixar o aplicativo indicado pela respectiva fundação e seguir os passos abaixo:
- Login na plataforma: primeiro, o beneficiário precisa efetuar o login na plataforma do LivID que foi personalizada com a identidade visual do respectivo cliente, utilizando o CPF e a senha gerada pela instituição.
- Fotografar o rosto: o próximo passo é tirar uma selfie do rosto. O participante não pode estar usando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra o rosto.
- Fotografar o documento: na terceira etapa, o beneficiário deve fotografar o documento selecionado.
- Fotografar o rosto enquanto segura o documento: na quarta etapa, o assistido deve tirar uma selfie enquanto segura o documento selecionado.
- Feedback para o aplicativo e para a fundação: na quinta etapa, a Prova de Vida é finalizada, e será mostrada uma tela onde o beneficiário pode deixar um feedback sobre o que achou do procedimento.
- Acompanhar via chat no aplicativo: por fim, após finalizar a Prova de Vida e relatar a experiência, o aposentado ou pensionista pode acompanhar o status da Prova de Vida com um funcionário da Entidade de Previdência.
Acompanhe o procedimento completo aqui:
Conclusão
Embora os beneficiários temam pelos seus benefícios toda vez que novas regras surgem no INSS, muitas dessas mudanças facilitam procedimentos que costumam ser morosos, como é a Prova de Vida.
E no caso das previdências privadas, hoje existem ainda mais alternativas para realizar esse procedimento de forma rápida e segura.
Agora que você já sabe como fazer a Prova de Vida fora do Brasil, que tal conferir outros conteúdos que podem te interessar?
- Fui convocado para fazer a Prova de Vida, e agora?
- Prova de Vida INSS 2024: como evitar golpes
- Gateware reforça segurança em Reconhecimento Facial e dados sensíveis com certificação cibernética
- Em tempos de Chat GPT, aplicativo facilita a prova de vida mostrando benefícios da IA
Se você se interessou pela nossa solução e quer receber, em seu e-mail, mais informações sobre o LivID, preencha o formulário abaixo.