Realizar a Prova de Vida é uma obrigação para aposentados e pensionistas que recebem benefícios de Entidades Previdenciárias.
Tradicionalmente, esse procedimento exigia a presença física do beneficiário, gerando deslocamentos, filas e inconvenientes, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida.
Para simplificar esse processo e oferecer mais comodidade, as tecnologias de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial têm sido amplamente adotadas.
O aplicativo LivID é um exemplo de como a inovação pode transformar a experiência dos beneficiários, permitindo a realização da Prova de Vida em menos de um minuto, diretamente pelo celular.
Vantagens da Prova de Vida Digital
- Comodidade: os beneficiários podem realizar a Prova de Vida sem sair de casa, evitando deslocamento e filas.
- Rapidez: o processo é concluído em menos de um minuto, economizando tempo precioso.
- Segurança: a tecnologia de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial proporcionam muito mais precisão e segurança do procedimento.
- Acessibilidade: beneficiários com dificuldades de locomoção não precisam se preocupar em sair de casa.
- Redução de fraudes: o uso de tecnologias avançadas dificulta a ação de fraudadores, garantindo que os benefícios sejam pagos apenas a pessoas elegíveis.
Passo a passo para fazer a Prova de Vida pelo celular com o LivID
Com o LivID, fazer a Prova de Vida Online é fácil e rápido.
Caso a Instituição de Previdência ou Fundo de Pensão tenha contratado a ferramenta, basta que o segurado faça o download da solução na loja de aplicativos do celular – mediante orientação da fundação previdenciária – e siga estes passos:
1. O aposentado ou pensionista deve realizar login na plataforma
Primeiro, o beneficiário deve fazer login na plataforma do LivID utilizando o CPF e a senha gerada pela Fundação de Previdência ou Fundo de Pensão.
2. Fotografar o rosto
O segundo passo consiste em tirar uma selfie do rosto. O participante não pode estar usando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra o rosto.
3. Fotografar o documento
Em seguida, o beneficiário deve fotografar o documento selecionado.
4. Fotografar o rosto enquanto segura o documento
Na quarta etapa, o aposentado ou pensionista deve tirar uma selfie enquanto segura o documento selecionado.
5. Enviar feedback para o aplicativo e a fundação
Na quinta etapa, a Prova de Vida é finalizada e será exibida uma tela onde o beneficiário pode deixar um feedback para o procedimento.
Ela é muito importante para que o aplicativo continue com atendimento de excelência a todos os beneficiários das instituições e fundações que utilizam o LivID.
6. Acompanhar via chat no aplicativo
Após finalizar a Prova de Vida e relatar a experiência, o aposentado ou pensionista pode acompanhar o status do processo com um funcionário da Entidade de Previdência.
Muito simples, né?
Segurança e proteção de dados
A segurança dos dados dos beneficiários é uma prioridade para o LivID, por isso, outra grande vantagem de optar em adotar o aplicativo é que ele utiliza criptografia avançada e está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, o LivID ostenta o Selo Resh de Cibersegurança, garantindo que as informações dos usuários estão protegidas contra fraudes.
Confira mais detalhes sobre essa certificação:
Além de proporcionar mais conforto e segurança para os beneficiários, a digitalização da Prova de Vida traz benefícios significativos para as entidades previdenciárias, como eficiência operacional, economia de recursos, controle mais rigoroso e preciso sobre o processo de Prova de Vida, além de fortalecer a imagem da instituição junto aos beneficiários e ao mercado.
Conclusão
Embora muitas instituições ainda optem por manter a forma antiga de verificação da Prova de Vida, a realização desse procedimento digitalmente é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção, tanto para o aposentado ou pensionista, que não precisa mais se deslocar até outro lugar – muitas vezes sem ter condições para isso -, quanto para as instituições, que podem contar com um sistema seguro, como é o LivID, e poupar os próprios funcionários de todo o estresse diário provocado pela realização da Prova de Vida em seus prédios.
Agora que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Fui convocado para fazer a Prova de Vida, e agora?
- Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial são seguros?
- Como o LivID Transforma a Vida de Aposentados e Pensionistas
- Prova de Vida com segurança perante à LGPD
Se você se interessou pela nossa solução e quer receber, em seu e-mail, mais informações sobre o LivID, preencha o formulário abaixo.