Entenda quais são os maiores desafios no acompanhamento de colaboradores externos e quais estratégias são necessárias para superá-los.
Não é segredo para ninguém que as empresas que mais se desenvolvem são as empresas que investem em pessoas. Mais do que as habilidades técnicas, é o relacionamento de um profissional com sua gestão e com a empresa como um todo que fará a diferença no seu desempenho.
Mas e quando o assunto é outsourcing? Será que é possível investir em um relacionamento mais próximo? Como acompanhar esses profissionais no dia a dia? Como garantir que ele esteja alinhado à cultura organizacional da empresa?
A Business Partner da Gateware, Karina Keler, que é responsável por acompanhar os profissionais alocados nos clientes, respondeu a essas perguntas e compartilhou como funciona a gestão por trás do sucesso da alocação de profissionais de TI na Gateware.
Confira a seguir:
Desafios do gerenciamento de equipes externas
Já falamos, aqui em nosso blog, sobre como a cultura organizacional é capaz de influenciar os resultados de um projeto estratégico. E, quando falamos em alocação de profissionais de TI, é justamente a diferença de culturas (a cultura do cliente e a cultura da empresa que realiza a alocação) que pode causar atritos que influenciam na entrega de resultados.
Para Karina, que acompanha os tripulantes da Gateware alocados em diversas empresas ao redor do Brasil, ter um alinhamento cultural é o maior desafio do outsourcing, uma vez que cada colaborador está imerso em culturas e realidades diferentes, o que exige uma atenção e cuidados especiais para conseguir mantê-lo alinhado com a cultura de ambas as empresas, e proporcionar oportunidades para que essa pessoa consiga se desenvolver também.
“Quando a gente fala de acompanhamento de colaboradores e gestão focada no desenvolvimento desses profissionais, precisamos estar abertos a entender qual a necessidade de cada empresa e o que cada uma defende”, afirma Karina. “É necessário estar pronto para ter uma gestão mais assistida, levando em consideração o que o cliente quer, do que uma gestão ativa, desenvolvendo os objetivos da empresa. A gente precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre duas realidades, duas culturas – da Gateware e do cliente -, para poder desenvolver os profissionais.”
Leia também sobre o papel da cultura organizacional em projetos estratégicos:
Cultura Organizacional em Projetos Estratégicos
Como manter os colaboradores alinhados à cultura da empresa
Para manter uma equipe de colaboradores alinhados à cultura da empresa, é necessário ter uma agenda de acompanhamento mensal desses profissionais, prezando sempre uma comunicação aberta e transparente, com foco na satisfação dentro do projeto em que eles estão inseridos. Para Karina, isso permite que cada colaborador consiga se manter alinhado à cultura da empresa e se desenvolver ao máximo dentro dela.
“O que tem feito bastante diferença é justamente essa proximidade, que permite entender quem é esse profissional, entender o que ele tem feito, e escutar quais as necessidades, tanto técnicas quanto pessoais”, esclarece a Business Partner da Gateware. “Junto com os dados e histórico de conversas que temos na nossa plataforma de gestão, nós conseguimos manter um relacionamento mais próximo ao colaborador e, aí sim, tomar qualquer tipo de decisão em relação a ele.”
Além da comunicação com o colaborador, manter um alinhamento com os seus respectivos gestores também é essencial nesse processo. De acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio de Comunicação Interna nas empresas, sendo apontado como um desafio por 73% dos participantes da pesquisa.
Quando envolvemos o trabalho com profissionais alocados em outras organizações, esse desafio pode ser ainda maior, por isso há a necessidade de manter um relacionamento próximo com a gestão local dos profissionais e de coletar e analisar dados sobre eles. É aí que se torna importante contar com uma plataforma de gestão dedicada a entregar dados e relatórios sobre os profissionais.
“Conseguimos prover informações para o gestor dentro do cliente, informando como o profissional está se sentindo, quais certificações ele está buscando. Quando o gestor também pede algo, nós perguntamos ao profissional se faz sentido ou não, se esse é o momento dele. Se for necessário mudar de projeto, levamos os respectivos históricos para o projeto novo”, explica Karina sobre a importância da plataforma no acompanhamento e desenvolvimento dos profissionais. “Essa plataforma de gestão é a peça-chave para quem está apto(a) uma promoção, para integração e, se for o caso, até mesmo para a desalocação, caso um profissional não atenda às expectativas.”
Plataforma de gestão e acompanhamento de colaboradores
Se, por um lado, contar com uma plataforma de gestão nesse processo permite ter um melhor acompanhamento dos colaboradores, por outro lado, é preciso ter muito cuidado no momento de definir qual plataforma utilizar. Karina destaca que, para escolher uma plataforma de gestão na Gateware, optou por ter uma plataforma que fosse o mais completa possível.
“As opções que tínhamos nos atendiam, mas não contavam com a parte de resultados de gestão, não traziam relatórios e pesquisas internas, como a plataforma que usamos hoje. Outro empecilho era em relação à contratação dos colaboradores. A plataforma que usamos hoje é a mais robusta, desde os dados relacionados ao Departamento Pessoal, até a parte de gerenciamento”.
Ter uma plataforma que dispõe de tantas funcionalidades e contém informações ricas auxilia no processo de acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores e, principalmente, na comunicação. “Utilizávamos três ferramentas para comunicação e no fim não comunicava o suficiente. Hoje usamos uma plataforma só, com repertório de informações que demonstram se uma pessoa leu ou não leu um comunicado, dessa forma, conseguimos saber quem está ciente de uma situação, o que traz segurança para os dois lados”
Outro ponto importante a respeito dessa plataforma é que ela é capaz de traçar perfis comportamentais, o que permite que o time de Recrutamento e Seleção seja mais assertivo na hora das contratações, gerando resultados excelentes para os clientes.
“A ferramenta faz relatórios com personas. Dessa forma, é possível alinhar qual o tipo de perfil para cada empresa e aumentar a assertividade no processo de recrutamento e seleção
Aproveite para conferir como nosso processo seletivo, aliado à uma excelente gestão dos profissionais, assegurou a alocação de talentos alinhados ao FIT Cultural em todas as etapas dos projetos SAP na KPMG:
Conheça a atuação do Outsourcing da Gateware da KPMG
Acompanhamento de colaboradores na prática
Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar os colaboradores mais de perto e fazer análises precisas sobre as suas necessidades e as expectativas dos clientes. “Fazemos pesquisas, analisamos o clima e acompanhamos jornadas e turnovers, isso sem contar a geração de relatórios e feedbacks que são feitos tanto pela gestão, quanto pelos colegas”, afirma Karina.
Uma empresa que conta com tantos colaboradores trabalhando em diferentes projetos, alocados em inúmeros clientes, precisa estar preparada para lidar com cada objetivo. A partir dos feedbacks e dos acompanhamentos, a Gateware é capaz de garantir que os seus profissionais estejam alinhados aos propósitos dos clientes também.
Na ferramenta, o gestor, junto com o profissional, pode fazer o próprio PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que vai variar de acordo com as necessidades do setor e do projeto. “Conseguimos enxergar como está o desenvolvimento de cada profissional, se ele tem feito o PDI e se ele tem realizado as respectivas atividades”, reforça Karina.
Esse processo permite que a Gateware encontre rapidamente as necessidades de desenvolvimento dos profissionais e consiga preparar treinamentos, cursos e qualquer outro recurso. “Quando os gestores e os profissionais trazem, cada um, o seu PDI, temos informações para saber qual tipo de treinamento a gente precisa colocar na nossa plataforma de cursos”.
Conclusão
O acompanhamento de colaboradores alocados em diferentes empresas traz desafios, mas, com as estratégias corretas, é possível alcançar resultados que, não apenas auxiliam os clientes a alcançarem seus objetivos, mas também permitem que o próprio profissional possa se desenvolver enquanto realiza suas funções.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o nosso serviço de alocação de profissionais de TI? Basta preencher o formulário abaixo para receber mais informações em seu e-mail.