Por que a Prova de Vida Digital é melhor que a presencial?

Até pouco tempo, a realização da Prova de Vida era um dos momentos mais traumáticos na vida de qualquer aposentado ou pensionista, já que a única forma de cumprir com essa obrigação era comparecendo em bancos ou agências, que nem sempre eram acessíveis.

Nos últimos anos, houve um grande investimento em transformação digital que mudou esse cenário e, hoje, o modelo de Prova de Vida Digital tornou o procedimento muito mais simples e confortável, tanto para beneficiários quanto para as instituições.

A seguir, vamos conferir como se deu essa mudança e quais as vantagens que isso proporcionou.


Por que a Prova de Vida Presencial acabou?

A Prova de Vida é um procedimento obrigatório e necessário para quem recebe benefícios como aposentadoria e pensão, seja no INSS ou em outra instituição privada. Mas, como comentamos no início deste conteúdo, há alguns anos, o beneficiário precisava comparecer presencialmente em uma agência bancária ou do órgão pagador e apresentar um documento oficial com foto, ou então realizar esse processo em terminais de autoatendimento do banco pagador.

O grande problema dessa forma de realizar a Prova de Vida (além do inconveniente de ter que sair de casa para cumprir essa obrigação e não ter seu benefício suspenso), é que uma parcela considerável do público que recebe esses benefícios são pessoas com dificuldade de locomoção, ou até mesmo incapazes de saírem de casa. A situação era ainda mais grave quando o local onde os beneficiários precisavam comparecer ficava longe de suas casas e/ou não tinham uma estrutura física para receber essas pessoas com limitações em sua mobilidade, que, muitas vezes, precisavam enfrentar longas filas e perder horas do seu dia.

Em alguns casos, era possível que um servidor autorizado (no caso do INSS) fosse até a residência, hospital, ou outro local onde o beneficiário estava, mas, além desse recurso não ser concedido a todos, continuava exigindo a mobilização e deslocamentos, dessa vez de agentes e recursos da instituição.

Pois é, a Prova de Vida Presencial é ruim até mesmo para as instituições de previdência, que têm um custo grande com manutenção de equipes, equipamentos, funcionamento de agências e logística operacional.

Ou seja, a Prova de Vida é um processo burocrático, demorado e dispendioso para todos os envolvidos.


A revolução da Prova de Vida Digital

Apesar desses inconvenientes causados pela Prova de Vida Presencial serem alvo de reclamações durante muitos anos, foi apenas com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, que o cenário mudou.

Com a impossibilidade do comparecimento dos beneficiários em agências, por conta das restrições impostas para evitar a propagação do vírus, as instituições de previdência se viram obrigadas a encontrar novas maneiras para realizar o procedimento e evitar pagamentos indevidos.

Uma solução pioneira que a partir daí foi amplamente adotada ao redor do Brasil foi o LivID, uma ferramenta utilizada por mais de 500.000 brasileiros que combina as tecnologias de Reconhecimento Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning, possibilitando que o beneficiário realize a Prova de Vida com o celular, em menos de um minuto.

O aplicativo foi desenvolvido pensando, primeiramente, nos idosos, por isso mesmo, seu funcionamento é bem simples e exige apenas uma foto do rosto do beneficiário, uma foto do documento e uma foto do beneficiário segurando o documento. Essas fotos são imediatamente analisadas e validadas pelo sistema em questão de segundos. E o melhor: isso pode ser feito em qualquer lugar, no Brasil ou fora do Brasil, contanto que tenha um smartphone e acesso à internet.

Imagine aquela pessoa aposentada há muitos anos, que saía de casa para ir à instituição financeira com receio de filas ou de sofrer com as dificuldades para andar, agora podendo garantir a continuidade do seu benefício apenas com um celular. Essa é a revolução que o LivID trouxe para a Prova de Vida. Sentado na poltrona de casa, esse mesmo aposentado pode realizar a Prova de Vida sem estresse, sem deslocamento e sem medo de atrasos no pagamento.

Na sua nova versão, lançada em 2025, o LivID ficou ainda mais inclusivo e fácil de usar, como explica a Executiva de Contas, Rosangela Haidinger.

“A versão 3.0 é mais didática, tanto para a instituição quanto para o participante. As letras são maiores, mais claras e muito mais fáceis de manusear, porque sabemos da dificuldade apresentada pelo aposentado ou pensionista, além da resistência à utilização de aplicativos. Então, o LivID foi desenvolvido da melhor forma para atendê-lo e, posteriormente, facilitar a vida da instituição previdenciária”.

Caso o beneficiário não tenha acesso ou realmente não possa utilizar um aparelho celular ou computador, a instituição pode realizar a Prova de Vida de forma presencial. Por meio de um celular administrativo do próprio instituto responsável, um agente autorizado registra as informações, seja na residência do participante, no hospital ou até mesmo na própria instituição. A modalidade preserva a acessibilidade mesmo para aqueles que não dispõem de recursos tecnológicos ou conhecimento para operar a ferramenta.


A Prova de Vida Digital é segura?

Quando um procedimento tão desconfortável como a Prova de Vida passa a ser feito de uma maneira tão prática e simples, é natural que haja desconfiança sobre sua eficácia ou segurança.

Dessa forma, outro ponto em que o LivID merece reconhecimento é que ele sempre se preocupou com a proteção dos dados dos usuários e continua recebendo atualizações de segurança. Inclusive, o aplicativo ostenta o Selo Resh de Cibersegurança, que atesta que os beneficiários e as fundações estão protegidos contra fraudes.

Para as instituições de previdência, há ainda uma outra vantagem quando o assunto é segurança e prevenção de fraudes uma vez que o LivID também conta com uma funcionalidade de Consulta de Óbito, que por meio de uma API própria, imediatamente faz o cruzamento de informações e notifica o pagamento irregular dos benefícios.

Essa tecnologia trouxe segurança e economia para várias empresas que aderiram à ferramenta, como o caso de uma grande companhia de aço do país. “Instalamos a solução, inserimos os dados e a ferramenta logo identificou pagamentos indevidos na Consulta de Óbito. Ou seja, existiam pessoas na lista de previdência complementar que já tinham falecido e, mesmo assim, recebiam os pagamentos indevidamente”, conta o Arquiteto de Softwares da Gateware, Adilson Cruz.


Vantagens da Prova de Vida Digital

Entre os benefícios alcançados pelas pessoas assistidas e instituições de previdência, podemos destacar:


Comodidade e autonomia

A Prova de Vida pode ser feita sem sair de casa, o que é importante principalmente para pessoas com baixa mobilidade ou que residem em locais remotos.

Além disso, o tempo economizado importa muito, tanto para quem precisa fazer a Prova de Vida e não precisa mais lidar com as filas e deslocamentos, quanto para os funcionários da instituição, que não precisam perder tempo com relatórios e outros procedimentos manuais que passam a ser feitos automaticamente pelo aplicativo.


Eficiência operacional

Realizar a Prova de Vida por meio de um aplicativo faz com que esse processo seja otimizado ao mesmo tempo em que é possível reduzir despesas já que, por ser digital, não há necessidade de uso de papel e gastos com logística.

Além disso, o LivID é integrado aos sistemas da fundação previdenciária, e proporciona acompanhamento em tempo real, painéis de desempenho e tela de administração dos participantes.


Segurança contra fraudes

A tecnologia de Reconhecimento Facial utilizado pelo LivID minimiza o risco de fraudes já que consegue identificar características específicas de cada pessoa.

Além do Reconhecimento Facial, a IA também pode executar a detecção de vivacidade (liveness), ou seja, verificar se a pessoa está realmente viva e presente durante o processo de verificação.

Sem contar que, com o módulo de Consulta de Óbito, é possível identificar o falecimento de um beneficiário mesmo que a família não comunique o acontecimento, evitando pagamentos indevidos.


Conclusão

O modelo digital já se consolidou como uma alternativa superior ao antigo modelo em termos de conforto, agilidade, segurança e economia.

Para as entidades que ainda não aderiram à Prova de Vida Digital, é hora de investir nessa transformação e adotar esse formato que conquistou espaço por mostrar que mesmo procedimentos inconvenientes podem ser realizados com qualidade, conforto e segurança para todos.


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