Desde 2004, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, busca celebrar o orgulho, a existência, a conscientização e a resistência da comunidade trans e travesti, além de trazer atenção para as reivindicações desse grupo.
Grupos minoritários, como é o caso da comunidade trans e travesti, enfrentam diversos preconceitos e resistências em muitas situações, inclusive no momento de conquistar uma vaga de emprego.
O crescimento do número de vagas afirmativas ou exclusivas nos últimos anos vem como uma forma de contornar esse problema, buscando minimizar a falta de oportunidades que os integrantes de grupos sociais minoritários precisam enfrentar.
Como uma empresa que sempre adotou uma postura de inclusão de todas as pessoas em seu quadro de colaboradores, queremos contribuir também com a conscientização a respeito da importância da adoção de práticas que estimulem a diversidade dentro das organizações.
No decorrer desta leitura, você irá ficar por dentro da importância das vagas afirmativas, da inclusão e diversidade no mercado de trabalho, além de conhecer algumas medidas que a Gateware adotou nos últimos anos.
A importância da diversidade no mercado de trabalho
Quando pensamos em diversidade nas empresas, primeiramente temos que ter em mente que isso é algo que pode proporcionar oportunidades para pessoas que normalmente são rejeitadas pelo mercado por conta de algumas de suas características. Incentivar a diversidade é, antes de tudo, pensar nas pessoas.
Por conta disso as vagas afirmativas estão sendo cada vez mais adotadas pelas empresas para combater discriminações e promover mais oportunidades para grupos minoritários no mercado de trabalho.
Mas a diversidade no mercado de trabalho também vai além de uma questão de justiça social, já que pode ser um fator estratégico que pode impulsionar a inovação e criar ambientes de trabalho mais produtivos e criativos.
Uma equipe social e culturalmente diversa, que conte com pessoas de diferentes formações, experiências, idades, classes sociais, culturas e raças, tende a ser mais produtiva também.
Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que empresas com equipes plurais alcançam resultados até 21% maiores em relação àquelas em que tal fator não é prioridade. E não apenas isso. A diversidade pode causar impactos profundos a ponto de oferecer à empresa uma mudança de posicionamento, de atuação ou da criação de novos produtos e serviços.
Nas palavras da nossa COO, Niviani Rudek, a diversidade é importante para o “DNA das empresas”. Inclusive, se você quer se aprofundar sobre as vantagens que as organizações e profissionais podem ter ao adotar práticas que incentivem a diversidade no seu quadro de funcionários, confira este artigo:
Desafios para criar uma cultura de diversidade e inclusão
Criar uma cultura de diversidade e inclusão em uma empresa não é uma tarefa fácil e exige um compromisso sério da liderança, a adoção de práticas inclusivas e ações diárias por parte de todos da organização para reforçar essa cultura.
Entre os desafios que existem para a criação dessa cultura, podemos listar alguns como:
Viés inconsciente
O preconceito inconsciente que pode levar a uma situação de discriminação. Superar o viés inconsciente costuma ser um grande desafio, mas a implementação de treinamentos regulares e práticas que promovam a conscientização podem ajudar os colaboradores a lidar com diversas situações.
Um exemplo de ação que pode ser adotada nas empresas é o que fazemos no Gate of Learning, nossa plataforma exclusiva de gestão de aprendizagem, que conta com uma Academia de Diversidade e Inclusão, onde nossos tripulantes têm acessos a trilhas sobre inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, etnias e raças, equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e muito mais.
Falta de representatividade
Não é segredo para ninguém que as empresas ainda são compostas em sua maioria por homens brancos heterossexuais. O que não representa a maior parte da população brasileira.
A ausência de representação pode prejudicar os esforços de inclusão, portanto é preciso que as organizações implementem políticas que garantam oportunidades iguais de desenvolvimento e avanço para todos os colaboradores.
O mercado de tecnologia está abrindo cada vez mais espaço para as mulheres, e na Gateware não é diferente. Quando promovemos vagas afirmativas para mulheres, como a vaga de PMO SR que chamou muita atenção nesta semana, é porque realmente acreditamos na importância de acabar com a falta de representatividade e colocar as mulheres em posição de destaque.
Não foi à toa que recebemos até um destaque na mídia por contar com mulheres em metade dos cargos de liderança.
Recentemente, nossa PMO, Karina Sena, conversou com a Jovem Pan Curitiba para falar sobre o poder que as mulheres têm no mercado de tecnologia e a importância de garantir mais espaço para elas. Confira a entrevista a seguir:
E não é apenas a participação feminina que a gente busca aumentar na nossa nave, nossa preocupação com a diversidade racial e com a inclusão LGBT também já foi destaque na mídia recentemente.
Falta de comprometimento da liderança
Seja qual for a cultura que uma organização busca promover, é necessário que toda a liderança abrace a iniciativa e se comprometa com ela. É a liderança que ajuda a promover uma cultura que apoia a diversidade e inclusão, dando exemplo aos demais colaboradores ao falar abertamente sobre a importância da diversidade, ao tomar medidas para abordar a discriminação e o assédio e ao criar oportunidades para que todos se sintam incluídos.
Como por exemplo, podemos lembrar sobre uma discriminação que as mulheres enfrentam desde sempre no mercado de trabalho e que ocupou os espaços de debate nos últimos meses é em relação à maternidade. Não são poucos os casos de mulheres que são simplesmente desligadas de seus empregos após retornarem da licença maternidade ou, como noticiado no início deste ano, perdem uma bolsa de pesquisa por uma suposta falta de produtividade decorrente da maternidade.
Situações como essa podem ser evitadas por uma liderança mais empática, como acontece aqui na Gateware. Um exemplo que algumas pessoas que já tiveram a oportunidade de participar de um processo seletivo da Gateware pode ver recentemente é o da nossa Tech Recruiter Letícia de Faria, que após retornar da licença maternidade não apenas recebeu todo o suporte necessário para continuar com seu trabalho, como também tem o seu filho participando das entrevistas de emprego em seu colo.
Políticas públicas insuficientes
É um fato que as políticas públicas no Brasil ainda não dão conta de promover a diversidade e inclusão, nem no mercado de trabalho, e nem em qualquer outro meio social. Ainda faltam meios que realmente consigam lidar com a discriminação e conceder uma chance para que todas as pessoas possam ser quem são e sem preocupações.
Mas se as políticas públicas não dão conta disso, cabe às empresas implementar ações que valorizem a diversidade e promovam a inclusão. É essa a postura que a Gateware adota hoje e que faz com que nossos tripulantes se sintam seguros e confortáveis de trabalhar aqui sendo quem são.
Conclusão
O caminho para que alcancemos a igualdade entre todas as pessoas, independente de qualquer característica, ainda é muito longo e parece longe de ser alcançado, mas existem ações e atitudes que as empresas podem adotar para que, pelo menos no mercado de trabalho, todos possam encontrar o seu espaço.
A Gateware sempre se posicionou e sempre irá se posicionar a favor da diversidade e da inclusão.
Agora que você chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem te interessar?
- Como é ingressar na Gateware? Conheça o dia a dia na empresa!
- 6 coisas que os tripulantes mais gostam na Gateware
- Persistência e networking são pilares do sucesso de mulheres no universo da tecnologia
- Inclusão LGBTQIA+ deve ser constante nas empresas
Se após conhecer um pouco mais sobre a nossa atuação você se interessou por fazer parte da nossa nave, preencha o formulário abaixo e receba, toda semana, nossas vagas em seu e-mail.