Aplicativos de Reconhecimento Facial se tornaram grandes reforços como tecnologias de segurança e antifraude.
Os sistemas realizam a confirmação biométrica da identidade do usuário, podendo ser utilizados em diversos segmentos para o resguardo de procedimentos exclusivos a apenas uma pessoa.
Dentre tantas aplicabilidades, podemos destacar procedimentos como: processos seletivos, prova de vida, controle de acesso em portarias, entre outros.
Existe uma infinidade de usos para os sistemas de Reconhecimento Facial. E nesta publicação, explicaremos como essa tecnologia funciona e quais são as suas aplicações.
Reconhecimento Facial
O Reconhecimento Facial é uma tecnologia que, por meio de algoritmos, reúne informações presentes no rosto do usuário para gerar uma “assinatura” única.
Essas informações, por serem coletadas por traços singulares na face da pessoa, são praticamente imutáveis e, contanto que o usuário siga as instruções de uso da aplicação, o resultado terá um alto nível de precisão.
Em decorrência, existem diversas aplicações para esse tipo de tecnologia e ela é mais presente em nosso dia a dia do que pensamos.
Até mesmo aplicativos simples que utilizamos em nossos celulares fazem o uso dessa tecnologia, sendo possível o reconhecimento facial em vídeos, fotos ou em tempo real.
Usos da Tecnologia de Reconhecimento Facial
Confira alguns aplicativos que utilizam essa tecnologia:
Desde 2010, o Facebook utiliza tecnologias de reconhecimento facial para a ferramenta de sugestão de marcação em fotos. O sistema utiliza as fotos carregadas pelos usuários e monta um banco de dados com as imagens.
A partir disso, a tecnologia compara as fotos carregadas na plataforma e faz a sugestão de pessoas que podem estar presentes nas publicações.
Google fotos
O Google Fotos, por meio do sistema de reconhecimento facial, também realiza marcações nas fotos que contam com pessoas conhecidas na base de dados.
Snapchat
O Snapchat é uma das precursoras dos aplicativos de reconhecimento facial. Por meio da tecnologia, são criados os famosos filtros de fotos.
Esses são alguns exemplos de usos simples. Porém, existem utilidades únicas para os sistemas de reconhecimento facial que podem trazer diversos benefícios para os negócios.
Acompanhe a seguir.
Tecnologia Antifraude em processos seletivos
Em processos seletivos para concursos públicos, por exemplo, o reconhecimento facial pode atuar como uma tecnologia antifraude, assegurando que o candidato que realizou a prova é o mesmo que tomará posse do cargo, caso seja aprovado.
Dessa forma, a probabilidade de fraude é reduzida, visto que o reconhecimento facial utiliza algoritmos baseados na composição facial do participante.
Prova de Vida em Fundações de Previdência
Assim como nos processos seletivos, na Prova de Vida, o aplicativo de reconhecimento facial pode atuar como uma tecnologia antifraude.
Mas nesse caso, comprovando a vida do participante por meio de fotografias do documento e do rosto, onde a face do beneficiário é comparada para assegurar que a pessoa realizando o procedimento é a mesma que consta nos documentos selecionados.
Com isso, as Fundações de Previdência e Fundos de Pensão atestam a vida dos participantes para manter os benefícios ativos, em um procedimento simples realizado em poucos minutos e que necessita apenas de um smartphone atualizado com acesso à internet.
Tudo isso facilita a vida dos beneficiários e das Instituições Previdenciárias. E caso você queira saber mais sobre o uso do Reconhecimento Facial para a Prova de Vida, recomendamos essa publicação:
Prova de Vida: O que é necessário para o procedimento?
Controle de acessos
Sistemas de Reconhecimento Facial também podem ser diferenciais para a segurança de prédios, fábricas, laboratórios, estádios, etc.
Atualmente, já é comum o acesso em portarias por meio de tecnologias de Reconhecimento Facial e esse é um de seus principais usos.
Com essa tecnologia, as instituições têm a certeza de que todos que estão entrando e saindo do local estão devidamente registrados.
Dessa forma, conseguem ter um controle dos horários de entrada e saída de cada pessoa com tranquilidade.
Como funciona o aplicativo de Reconhecimento Facial LivID
O LivID é um aplicativo do GW Solution, suíte de soluções próprias da Gateware, que conta com tecnologias de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial para realizar procedimentos anti-fraude.
Como funciona o Reconhecimento Facial do LivID
1. O usuário deve realizar login na plataforma
Com a senha gerada organização o usuário fazer login na plataforma.
2. Fotografar o rosto
O segundo passo consiste no usuário tirar uma selfie, ele não pode estar utilizando óculos escuros ou qualquer objeto que cubra o rosto.
3. Fotografar o documento
No próximo é necessário tirar uma foto de um documento de identificação com foto, pode ser o RG ou a CNH.
4. Fotografar o rosto enquanto segura o documento
Na quarta etapa, será solicitada uma selfie do participante enquanto ele segura o documento selecionado.
5. Acompanhar via chat no aplicativo
Com o procedimento finalizado, o usuário pode acompanhar o status do procedimento.
Como o desenvolvimento do LivID foi realizado em módulos, o aplicativo de Reconhecimento Facial permite a customização para que a solução atenda a qualquer demanda, independentemente do segmento.
Conclusão
Nessa publicação você conheceu um pouco mais sobre a tecnologia de Reconhecimento Facial e quais são suas possíveis aplicações.
Definitivamente, o futuro caminha para que soluções como o LivID façam cada vez mais parte de nosso dia a dia, trazendo confiabilidade para dados que antes eram difíceis de serem obtidos e segurança para procedimentos que possuíam muitas etapas de análise.
É incrível o quanto a tecnologia pode fazer a diferença em nosso dia a dia. Por isso, caso você queira saber mais sobre como o LivID beneficia a vida de mais de 300.000 brasileiros, recomendamos esta publicação:
E se preferir entrar em contato com algum de nossos especialistas, basta preencher o formulário abaixo!