Skip to content
  • faleconosco@gateware.com.br
  • +55 41 3180-0019
Submit your resume here
Linkedin Instagram Facebook Youtube Twitter Icon-tiktok Telegram
Search
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
RECEIVE OUR NEWSLETTER

Home Gateware / GW Labs / O que é MVP (Produto Mínimo Viável) e o que ele pode fazer pelo seu negócio

O que é MVP (Produto Mínimo Viável) e o que ele pode fazer pelo seu negócio

  • 19 de May de 2021
  • GW Labs, Insights
  • Gateware

Popularmente conhecido no universo das startups, o conceito de MVP pode ser aplicado a todos os tipos de negócios e ajudá-los a obter melhores resultados

 

O que é MVP?

O produto mínimo viável (MVP) significa a versão mais simples de um projeto, aquela que reúne os pontos mais básicos, porém suficientes para que ele seja considerado apto e disponibilizado ao mercado. Ou seja, é a versão que exige menos recursos e desenvolvimento, porém, ainda assim, é viável. Isso significa que não é a versão ideal, mas sim a possível para que o lançamento possa acontecer mais rápido.

A ideia de lançar um produto com uma estrutura mínima de funcionamento e deixar que o mercado diga se é interessante ou não é uma estratégia para ganhar tempo. É muito usado por startups porque, além de lançarem produtos e ideias inovadoras, normalmente são empresas com pouco recurso, que não podem desperdiçar oportunidades. Funciona, mais ou menos, como um teste de viabilidade, no qual, com o mínimo de esforço, é possível fazer testes e melhorar os produtos, o que vai ajudar a entender se é necessário fazer alterações e quais são elas.

 

MVP e validação de um negócio

Apesar de o fator tempo ser muito importante, isso não significa que as empresas devem lançar algo já com a ideia de fracasso. Ao contrário. Existem diversas etapas que devem ser cumpridas com o objetivo de garantir condições de funcionamento e manutenção para que o produto cumpra com o objetivo de resolver as dores do público-alvo. Outro ponto importante é que o MVP não é bom apenas para validar produtos, mas também serve para serviços.

Algumas características de um MVP são as seguintes: ele sempre nasce de um planejamento estratégico bem elaborado, com ações bem amarradas e que têm ligação direta com as suas definições. Além disso, oferece qualidade mínima para que os clientes tenham interesse no produto ou solução e precisa necessariamente de um processo de feedback para entender se ele agrada ou não e em quais pontos evoluir.

 

MVP e a estratégia de negócios

Para começar, o MVP pode ser o primeiro passo para que a ideia saia do papel e ganhe vida. O conceito de MVP mostra que adiar o lançamento de uma ideia pode significar perda de recursos ou até mesmo de mercado, pois o concorrente pode lançar o produto antes de você, quando se trata de uma ideia inovadora os riscos de isso ocorrer são bem grandes.

Entre as principais vantagens do MVP está a validação de ideias para entender se o que você imaginou realmente faz sentido para o mercado e, caso não, pode sugerir caminhos para seguir. Além disso, evita o desperdício de tempo, esforços e recursos, e também ajuda a melhor sua chance de sucesso.

Lembre-se sempre: o MVP é muito importante porque, além de ser parte da sua ideia e produto final, precisa ter valor para agradar e convencer o público de que o que você inventou realmente funciona. É uma forma de entregar todo o valor do seu negócio, porém de maneira mais enxuta.

 

Quer saber mais sobre MVP junto com a Gateware? Preencha o formulário abaixo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
See too
Gateware - GW Solution - Quem precisa fazer a Prova de Vida

Prova de Vida 2025: Quem precisa fazer?

Gateware - GW Outsourcing - Erros ao contratar profissionais de TI

7 maiores erros na contratação de profissionais de TI

Gateware - GW na Mídia - Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

We call you +55 41 3180-0019
Matriz
  • Av. Cândido de Abreu, 776 Centro Cívico - Curitiba - PR
  • +55 41 3180-0019
Filial
  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 Pinheiros - São Paulo - SP
Rio de Janeiro
  • Rua Conde de Bernadotte, 44, sala 808. Leblon - Rio de Janeiro
Argentina
  • Ruta Juramento, 2089 Piso 4 - Oficina 409 Manzana - Buenos Aires - AR
  • + 54 11 3708 1350
United States
  • 1191 E Newport Center Dr. #103 Deerfiel Beach Florida 33442 - EUA
gateware-group-laranja-e-branco
Stay on top of news
Linkedin Instagram Facebook Youtube Twitter Icon-tiktok Telegram
Sitemap
  • Home
  • Privacy Policy
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
Submit your resume here
Sitemap
  • Home
  • Privacy Policy
  • Who we are
    • Our story
    • Why Gateware?
    • Our numbers
    • Certifications
  • Solutions
    • GW Value Strategy | PMO & GMO
    • GW Outsourcing | Allocation of IT Professionals
    • GW Solution | LivID Proof of Digital Life
    • GW Labs | Software Factory
  • Customers
  • Cases
  • Job vacancies
  • Blog
  • Contact
Submit your resume here