Já não existe mais um setor que não tenha passado por transformações nos últimos anos, como resultado da rapidez dos avanços tecnológicos. E como é de se esperar, essas transformações trazem também uma série de novos desafios.
O setor de seguros enfrenta uma pressão para inovar, impulsionada, principalmente, por novos padrões de comportamento do consumidor. Os desafios vão desde atender à expectativa por serviços online rápidos e personalizados até reduzir o número de fraudes e vazamentos de dados sensíveis, que têm um alto custo financeiro e de reputação para as seguradoras.
Por falar em fraudes, com o aumento delas, especialmente em apólices de vida e saúde, as seguradoras se veem na obrigação de implementarem métodos mais seguros e ágeis de autenticação de identidade.
Isso sem contar que muitas empresas ainda precisam desenvolver e integrar novos sistemas e canais de atendimento (como aplicativos móveis e chatbots), mas essa integração pode ser complexa e envolver desafios como a compatibilidade com sistemas legados e a adaptação dos fluxos de trabalho dos colaboradores.
A transformação digital é, evidentemente, uma necessidade para as empresas do mercado de seguradoras, mas em meio a esses desafios, como é possível a elas modernizar suas operações, reduzir custos e fortalecer a relação com seus clientes?
É o que você vai conferir a seguir.
Tendências tecnológicas para seguradoras
Antes de qualquer coisa, é importante entender, em meio a tantas inovações, quais são as principais tendências tecnológicas que ganharam espaço no setor de seguros.
1. Inteligência Artificial e Machine Learning
É até difícil falar de inovação sem pensar em Inteligência Artificial, não é mesmo? Essa tecnologia se popularizou tanto que chegou a ser eleita a palavra do ano, pelo dicionário inglês Collins.
Embora toda essa popularidade esteja muito relacionada a chatbots, como ChatGPT e Gemini, ou então por discussões sobre possíveis plágios com a utilização de IA em tarefas mais criativas, essa é uma tecnologia que proporciona infinitas possibilidades – e algumas vão de encontro às necessidades do setor de seguros.
A Inteligência Artificial, em conjunto a tecnologia de Machine Learning, vem sendo aplicada em processos de automação e análise preditiva, o que permite uma abordagem mais ágil e precisa. Por exemplo, o processo de avaliação de sinistros, que costuma envolver análises complexas e minuciosas, é tradicionalmente moroso e exige bastante mão de obra. Com a IA, as seguradoras podem automatizar partes dessa análise.
No caso das fraudes, que dissemos ser um grande desafio enfrentado no setor, a IA ajuda a identificar padrões ao analisar uma quantidade massiva de dados, algo que seria impossível com processos manuais. Algoritmos de Machine Learning são treinados para detectar anomalias e alertar sobre transações suspeitas, prevenindo fraudes antes que causem danos.
Ambas as tecnologias também estão sendo aplicadas no mercado de seguradoras para prever o risco de sinistros e calcular prêmios mais precisos. Analisando dados comportamentais, como padrões de direção em seguros automotivos ou hábitos de saúde em seguros de vida, as seguradoras conseguem oferecer preços mais personalizados e justos para seus clientes. Essa personalização atrai novos clientes e mantém os atuais mais satisfeitos.
2. Atendimento e experiência do cliente personalizada
A experiência do cliente é outro ponto que merece atenção em um mundo digitalizado, e as empresas que se atentam a investir em tecnologias que aprimorem esse aspecto, além de se destacarem no mercado, conseguem personalizar o atendimento e melhorar a experiência dos segurados.
Muitas seguradoras adotaram chatbots para responder perguntas, agilizar processos e oferecer suporte 24/7. Quando bem implementada, essa tecnologia auxilia o segurado a fazer uma cotação de seguro, entender detalhes de sua apólice ou até registrar um sinistro inicial de forma rápida e sem a necessidade de uma interação humana.
Isso sem contar que, quando trabalhada com as tecnologias que mencionamos anteriormente, como Machine Learning, as seguradoras conseguem oferecer produtos e serviços que se alinham ao perfil específico de cada cliente. Por exemplo, uma seguradora de vida pode criar planos voltados para jovens que praticam atividades de risco ou personalizar seguros de automóvel para motoristas que dirigem em áreas de risco.
3. Soluções mobile
Nos nossos celulares, podemos fazer diversas coisas que antes só eram possíveis se deslocando até um local específico, com uma série de documentos que nem sabemos onde guardamos. Por conta disso, o consumidor de hoje busca por facilidade de acesso em seus próprios dispositivos. Logo, uma forma de oferecer uma melhor experiência, está em desenvolver soluções que simplifiquem esses processos.
O uso de aplicativos móveis permite que os clientes personalizem e contratem seguros sem precisar de interações presenciais e, com a possibilidade de integração com a identidade digital e autenticação segura, o cliente pode finalizar a contratação em poucos minutos.
Para quem já é cliente, passa a existir a possibilidade de ajustar sua cobertura em tempo real, conforme sua necessidade, por exemplo, aumentando sua cobertura temporariamente durante uma viagem e revertê-la ao voltar.
Algumas seguradoras já permitem que clientes iniciem o processo de sinistro via aplicativo, enviando fotos e documentos diretamente, o que reduz os custos e agiliza o processo de forma significativa. Isso também ajuda a melhorar a precisão das informações enviadas, evitando discrepâncias nos documentos apresentados.
4. Blockchain
Outra tecnologia que é tendência no mercado de seguradoras é a blockchain, que amplia os horizontes na segurança de dados e na transparência nos processos, que, como já comentamos anteriormente, são pontos que trazem dor de cabeça para as empresas do setor.
A grande vantagem de investir em uma solução como essa é que, uma vez que as apólices são registradas em blockchain, suas informações se tornam imutáveis e seguras, o que dificulta fraudes e alterações não autorizadas. Isso traz mais transparência tanto para a seguradora quanto para o segurado.
O blockchain também permite o rastreamento de sinistros em uma rede compartilhada por todas as partes envolvidas, como seguradoras, clientes e outras instituições financeiras. Isso aumenta a confiança nas transações, pois todos os registros de sinistros ficam disponíveis para consulta, assegurando a legitimidade das solicitações de indenização.
Como implementar novas tecnologias no setor de seguradoras?
Todas essas novas tecnologias trazem um grande potencial de transformar as empresas e suas operações no setor, principalmente se utilizadas em conjunto. Mas, como é de se esperar, implementar todas essas inovações não é uma tarefa simples, principalmente em organizações que não contam com um departamento de tecnologia que seja capaz de lidar com esses novos recursos enquanto atendem às atuais demandas.
A Gateware, que está no mercado desde 2000, atuando em conjunto com empresas do setor financeiro e de seguros, como Bradesco, BTG Pactual, Cateno, Itaúsa, Cifrão e Braslight, conhece a fundo as necessidades e desafios vivenciados pelas organizações desses segmentos e oferece um conjunto de serviços para apoiar seguradoras na jornada de digitalização, com soluções inovadoras e adaptadas às demandas do mercado.
Conheça como cada uma das nossas soluções agregam valor ao setor de seguros.
GW Value Strategy
Nessa suíte, oferecemos às seguradoras nossos serviços de Gestão de Projetos (PMO) e Gestão de Mudanças (GMO), voltados a lidar com barreiras internas que surgem em empresas que buscam modernizar suas operações, e vão desde a resistência à mudança por parte dos colaboradores até a complexidade de integrar novos sistemas com processos já existentes
A Gestão de Projetos, seja com Metodologias Ágeis ou tradicionais, se ocupa em fazer com que cada etapa da implementação tecnológica seja cuidadosamente planejada e executada. Isso envolve desde o alinhamento inicial de expectativas com stakeholders até o acompanhamento constante da evolução do projeto. Com uma Gestão de Projetos eficiente, as empresas podem minimizar os riscos de atrasos ou falhas durante a transição para novos sistemas.
Já a Gestão de Mudanças busca fazer com que os colaboradores adotem as novas tecnologias de forma positiva, mapeando riscos, administrando o estresse e prestando suporte contínuo durante os projetos. Transformações tecnológicas podem gerar incertezas e até mesmo resistências por parte das equipes. Para mitigar esses riscos, o GMO se ocupa em desenvolver uma estratégia de comunicação clara, preparar treinamentos específicos e oferecer suporte aos colaboradores durante a fase de adaptação.
Essa nossa expertise faz com que as empresas que passam por momentos de mudança e transformação digital consigam acelerar o processo de adoção de novas ferramentas e, consequentemente, colher os benefícios da tecnologia de forma mais rápida e eficiente, como aconteceu na implementação do SAP na Enaex Britanite, que conseguiu acelerar o ROI do projeto e aumentar a receita já após Go Live, como você pode conferir no case de sucesso a seguir:
GW Outsourcing
Outra dificuldade que as empresas do setor de seguros podem encontrar está na contratação e manutenção de profissionais de TI, que é um grande desafio, tanto pela escassez de talentos no mercado quanto pela necessidade de conhecimentos específicos que nem sempre estão disponíveis. É por isso que o Outsourcing de Profissionais de TI é uma excelente solução.
Ao terceirizar a contratação de profissionais especializados, as empresas conseguem acesso a pessoas com expertise em diferentes áreas da tecnologia, sem a necessidade de um investimento fixo e de longo prazo em recursos internos. Além disso, a terceirização permite que as empresas escalem rapidamente suas equipes de acordo com a necessidade de cada projeto, adaptando-se de forma ágil às mudanças no mercado e nas demandas tecnológicas.
Na KPMG, que precisava de muita agilidade e flexibilidade na contratação de profissionais para o Projeto SAP, o GW Outsourcing foi a única solução que conseguiu suprir essa demanda. Nas palavras de António Andrade, Sócio-diretor SAP da KPMG, “A Gateware foi a consultoria de Outsourcing que mais cresceu com a KPMG, porque quando apresenta o currículo, ele já está alinhado à demanda […] cada projeto e cada cliente tem necessidades específicas e, por isso, ter capacidade para atuar entre realidades distintas é um fator decisivo no Outsourcing.”
Confira este case de sucesso:
GW Labs
Como nós já vimos no decorrer deste conteúdo, o desenvolvimento de softwares personalizados é uma necessidade para as seguradoras que buscam maximizar a eficiência de seus processos.
Para lidar com essa demanda, muitas empresas do setor de seguros têm recorrido a Fábricas de Software especializadas, capazes de desenvolver sistemas sob medida para otimizar suas operações.
O desenvolvimento ágil de software possibilita que as empresas testem e implementem novas soluções de forma rápida e eficaz, adaptando-se às mudanças e às novas necessidades do setor. Isso significa que, à medida que o mercado evolui, as empresas podem atualizar e melhorar suas soluções continuamente.
Confira como o GW Labs, a Fábrica de Softwares Multiplataforma da Gateware, ajudou o Banco Finaxis a inovar no setor financeiro.
GW Solution
Por fim, através do GW Solution, oferecemos às empresas do setor de seguros, a possibilidade de automatizar processos de verificação de identidade com as tecnologias de Reconhecimento Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning.
Nessa suíte, contamos com o aplicativo LivID, que faz a Prova de Vida, Recadastramento Digital e Consulta de Óbito por meio de cruzamento de dados em instituições financeiras e verificações do beneficiário. Além de proporcionar maior comodidade aos beneficiários, essa solução permite um maior controle dos dados, possibilita aumentar a confiabilidade das informações dos beneficiários e eleva o compliance da empresa.
Além disso, o IDSYNC, outro aplicativo que integra essa suíte, realiza o registro e controle de presença em concursos públicos e eventos, ajudando a diminuir o número de fraudes. A plataforma pode ser utilizada por empresas que realizam eventos no geral, concursos públicos, vestibulares e escolas.
Conclusão
A transformação digital, embora desafiadora, proporciona grandes oportunidades para as empresas do mercado de seguradoras. A Gateware, com seu grande leque de soluções, está preparada para ser uma parceira estratégica nesse processo.
Se sua empresa está pronta para explorar novas oportunidades e acompanhar a evolução do setor de seguros, aproveite para entrar em contato agora mesmo.
Contar com um parceiro experiente pode fazer toda a diferença.
Agora que chegou até aqui, que tal conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse?
- Conheça a história de sucesso da Gateware
- Como a Gateware contribui com o Pacto Global da ONU no Brasil
- Expertise da Gateware em projetos de Transformação Digital
- Vagas Afirmativas, Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho
Quer receber mais informações sobre a Gateware no seu e-mail? Preencha o formulário a seguir.