Agilidade, confiabilidade e segurança. Esses são alguns dos benefícios que os projetos de desenvolvimento de softwares têm ao contar com um Núcleo DevOps.
A colaboração entre a equipe de desenvolvimento e de operações traz resultados fenomenais para os negócios e se torna cada vez uma necessidade para manter a competitividade no mercado.
Essa forma de trabalhar é definida por procedimentos de trabalho que, coletivamente, planejam, desenvolvem e entregam softwares seguros, em alta velocidade.
As práticas de DevOps permitem que os desenvolvedores e a equipe de infraestrutura atuem com automações, colaborações, feedbacks em tempo real e melhorias interativas.
Nesta publicação, você irá conferir como o Núcleo DevOps é fundamental para o sucesso dos projetos de desenvolvimento de softwares.
O que é DevOps
A definição de DevOps pode ser resumida como uma cultura essencial que une os integrantes do desenvolvimento com as equipes de infraestrutura para harmonizar o processo de entrega de soluções.
Uma cultura que valoriza um ambiente colaborativo em todos os estágios de desenvolvimento, combinando a cultura da empresa, ferramentas e boas práticas para mais agilidade na entrega das soluções.
Em núcleos de DevOps, as equipes de operações e desenvolvimento trabalham lado a lado, criando um fluxo de trabalho diferente do que era feito antigamente.
Antes, por exemplo, era necessário um tempo de espera entre as fases de desenvolvimento e testagem devido à falta de integração e comunicação entre os desenvolvedores e a equipe de operação.
Hoje em dia, o procedimento é feito em um ciclo contínuo onde os desenvolvedores estão em constante contato com o time de infraestrutura e testagem para que o feedback seja realizado em tempo real.
Quais são os benefícios do Núcleo DevOps
O valor agregado às empresas que contam com um Núcleo DevOps pode ser resumido em alguns pontos: Velocidade, Confiabilidade, Escala, Colaboração e Segurança.
A cultura de trabalho em conjunto provida pelos procedimentos de DevOps segue diversos conceitos do Manifesto Ágil e alguns benefícios estão diretamente ligados.
1. Velocidade
Com entregas contínuas em ciclos curtos de desenvolvimento que utilizam metodologias ágeis, como o Scrum, as empresas se adaptam mais rapidamente às necessidades do mercado, aumentando os resultados e a competitividade da solução.
E o uso de automações, que antes eram manuais e trabalhosos, acelera a rotina das equipes de desenvolvimento, pois entregam protótipos em poucas semanas.
2. Confiabilidade
Em um Núcleo DevOps, o time de infraestrutura está em contato direto com o grupo de desenvolvimento. Essa interação pode aumentar a qualidade das entregas, pois cria um processo de integração contínuo, onde a equipe realiza testes extensivos em todas as alterações de código, realizadas pelo desenvolvimento.
E todos os testes são realizados seguindo práticas de monitoramento e registros em logs, para que as informações fiquem em fácil acesso para toda a equipe, facilitando tomadas de decisões assertivas e ágeis para os próximos passos no desenvolvimento da solução.
3. Escala
Em um processo ágil, onde as equipes de desenvolvimento e operações possuem uma comunicação eficiente e documentação extensiva sobre os testes realizados, nasce a possibilidade do gerenciamento de sistemas complexos e dinâmicos com mais facilidade.
E práticas como a infraestrutura como código permitem que os desenvolvedores trabalhem diretamente com os servidores e a infraestrutura em nuvem, sem precisar da instalação manual dos recursos para a continuidade da criação da solução.
Com isso, os servidores e a infraestrutura podem ser facilmente atualizados, ou até mesmo duplicados, visto que podem ser tratados da mesma forma que o código da aplicação pelos desenvolvedores.
Dessa forma, as soluções são escaladas naturalmente, pois os ambientes de implementação, teste e criação podem ser repetidos sem problemas à equipe.
4. Colaboração
O Núcleo DevOps cria uma cultura de responsabilidade e propriedade do trabalho. Trabalhando lado a lado, as equipes de desenvolvimento e operações compartilham compromissos e estabelecem fluxos de trabalho conjuntos.
A equipe reduz o tempo entre a transferência dos ambientes de produção e testes, tornando-se mais eficiente e econômica.
5. Segurança
Com as ferramentas utilizadas em DevOps, é possível sinalizar conformidades e políticas de seguranças específicas para o desenvolvimento de uma solução. O código é validado enquanto é produzido e, caso algo esteja fora da normatização, a equipe é sinalizada.
Em alguns casos, também é possível que o código seja corrigido automaticamente, para que a produção seja mais ágil e evite falhas.
Conclusão
Obrigado por ler até aqui! Agora você conhece um pouco mais sobre as vantagens de contar com uma Fábrica de Softwares que tem um Núcleo DevOps!
Ter mais velocidade, confiabilidade, escalabilidade, colaboração e segurança em um projeto de desenvolvimento é algo interessante, concorda?
Agora, para entender ainda mais as sobre boas práticas mais valorizadas pelo mercado, recomendo que dê uma olhadinha no guia de desenvolvimento produzido pela equipe do GW Labs, a Fábrica de Softwares Multiplataforma da Gateware.
A Fábrica de Softwares da Gateware também conta com um Núcleo DevOps. Para conhecer um pouco mais, temos outras duas recomendações.
Primeiro: esta entrevista que nosso CEO, Francisco Ferreira, concedeu a TV Empresários de Sucesso.
E segundo: preencha o formulário abaixo para entrar em contato com nossos especialistas da Fábrica de Softwares!