A resistência na Gestão de Mudanças deve ser contornada para que o projeto tenha êxito
O universo da Gestão de Mudanças é muito amplo. Envolve cultura, processos, políticas e, principalmente, pessoas. E são justamente as pessoas que costumam ser as mais impactadas e, portanto, a parte que apresenta resistências.
Segundo um levantamento da Prosci, uma das principais referências em Gestão de Mudanças no Brasil, itens como desengajamento, negatividade e fuga são os tipos mais comuns de resistência na Gestão de Mudanças.
A Gestão de Mudanças atua identificando essas resistências e as trabalhando em cada etapa do processo.
É preciso trabalhar como as pessoas compreendem o valor das mudanças, as percepções, experiências e desafios dentro das equipes, com técnicas para tratar o engajamento de modo mais amplo.
A ansiedade e o medo em relação ao novo fazem parte dos comportamentos normais do ser humano. Porém, em alguns casos, essa resistência pode afundar um projeto importante de uma organização.
Por isso, uma das frentes trabalhadas na Gestão de Mudanças é justamente a resistência.
Quer saber mais? Confira abaixo informações importantes que podem te ajudar a lidar com a resistência na Gestão de Mudanças.
Com comunicação eficaz, a resistência na Gestão de Mudanças reduz
O ponto chave aqui é comunicação. Mais precisamente, comunicação eficaz.
Para que um projeto tenha sucesso e afaste resistências, é preciso que todas as pessoas envolvidas estejam por dentro da estratégia, e isso só é possível por meio da comunicação.
Portanto, é necessário entender a diferença entre informar e comunicar.
Planos informativos são aqueles que não fazem parte de uma abordagem maior de Gestão de Mudanças, dando pouca importância às pessoas, suas opiniões e anseios.
Já os planos comunicativos incluem o lado humano, compartilhando os motivos da transformação que está acontecendo e abordando as principais dúvidas e preocupações de todos.
É por isso que é fundamental a empresa proporcionar um ambiente de escuta, no qual todas as ideias serão ouvidas e, na medida do possível, executadas.
As mudanças organizacionais só acontecem quando cada pessoa adota e usa as novidades em seu dia a dia, e isso só vai acontecer a partir do momento em que a comunicação for objetiva e honesta.
Para complementar seu conhecimento, recomendamos a seguinte leitura:
O poder das reuniões estratégicas para evitar a resistência na Gestão de Mudanças
As reuniões de Gestão de Mudanças servem para organizar o que precisa ser feito nesse contexto e alinhar expectativas, o que impede que muitos indivíduos fiquem com ressalvas sobre os processos.
Esse alinhamento pode ser trabalhoso, visto que as diferentes personalidades e experiências podem entrar em atrito em um cenário de transformações, no qual os envolvidos estão saindo da zona de conforto.
Para colocar tudo e todos na mesma página, é preciso revisar metas e responsabilidades, sem deixar de comentar sobre os resultados esperados com a mudança, dessa forma, ninguém poderá afirmar que esperava mais ou menos do que foi decidido.
Para que essas reuniões tenham sucesso e todas as expectativas sejam atendidas, não basta colocar as pessoas em uma sala e começar a falar. São necessários planejamento, otimização de discurso e tempo, revisão de indicadores e abertura para questionamentos.
Ao verdadeiramente ouvir, torna-se mais fácil entregar o que os outros esperam.
Vale ressaltar que, durante a pandemia e com a adoção do trabalho remoto em inúmeras corporações, o desafio aumentou. Para entender como contornar as resistências, recomendamos a publicação abaixo:
O papel do líder na luta contra a resistência na Gestão de Mudanças
Para aqueles que estão à frente da Gestão de Mudanças, os desafios são ainda maiores e você pode saber quais são os principais neste conteúdo abaixo:
- Os maiores desafios da Gestão de Mudanças e Projetos
- Sua equipe tem medo de mudanças? Trate o problema como um projeto estratégico
- Estratégia de valor: como aumentar o desempenho dos projetos?
Os gestores são os responsáveis por preparar as pessoas para esse processo, lidando com inseguranças e dúvidas que surgem antes, durante e depois da nova implementação.
Um dos principais desafios nesse cenário é a divergência entre o que a mudança é e o que as pessoas fazem em relação a ela. A mudança é um processo, o qual necessita do engajamento de todos os envolvidos para que tenha êxito.
A maioria das pessoas tende a permanecer na zona de conforto, por isso, muitas vezes, tem uma certa resistência às inovações.
Faz parte do papel do gestor escutar, compreender as queixas e resolvê-las por meio da exemplificação dos benefícios que serão trazidos com a mudança.
O descontentamento pode surgir de diferentes formas, do silêncio a ações de sabotagem, portanto, é fundamental uma postura de transparência e escuta.
Cada pessoa é parte fundamental do projeto estratégico. Só é possível aceitar uma mudança quando realmente entendemos o seu motivo, por isso, façamos o máximo para contribuir na transição, explicando as etapas incluídas nessa saída do estado atual para o estado futuro.
E você, como se sente diante de uma grande mudança?
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