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Home Gateware / GW Value Strategy / 5 principais erros na Gestão de Mudanças e como evitá-los

5 principais erros na Gestão de Mudanças e como evitá-los

  • 18 de junho de 2025
  • GW Value Strategy
  • Elias Sousa

Mudanças são, por padrão, desconfortáveis. Elas quebram padrões, exigem adaptações e, geralmente, encontram os mais diversos tipos de resistência.

Em empresas que buscam implementar novos métodos, softwares ou ferramentas, o cenário onde a mudança não acontece da forma como deveria pode ser comum e resultar em um desfecho pouco satisfatório. Projetos falham, cronogramas estouram, orçamentos se perdem e, no fim, aquela transformação que era necessária para a companhia, fica pelo caminho.

Se você já viveu ou está vivendo um processo de mudança na sua empresa, provavelmente sabe o quanto isso pode ser desafiador. Mas será que todos esses problemas são mesmo inevitáveis? 

Pela nossa experiência, não são.

Muitos fracassos em projetos de transformação e mudança organizacional poderiam ser evitados se houvesse maior atenção à Gestão de Mudanças Organizacionais, uma disciplina que ainda é subestimada em muitos ambientes corporativos, mas que pode ser o que separa o sucesso do fracasso.

A seguir, você confere quais são os 5 principais erros na Gestão de Mudanças que levam empresas a desperdiçar tempo, dinheiro e energia em projetos que não geram o impacto desejado, além de conferir como evitá-los.


Por que mudanças falham?

Geralmente, essa pergunta costuma ser feita apenas após o projeto já ter fracassado, mas quando entendemos o que pode dar errado durante uma mudança organizacional, podemos agir preventivamente para evitar que isso ocorra.

E as razões para um projeto de mudança organizacional fracassar são as mais diversas, mas, de um modo geral, ela está associada a uma visão que coloca no centro tecnologias, ferramentas e processos, deixando de lado o fator mais importante de qualquer mudança, que é o lado humano.

Na maioria dos casos, o problema nasce na ausência de uma estratégia estruturada para lidar com o impacto que a mudança provoca nas pessoas. E quando falamos em pessoas, estamos falando de comportamentos, emoções, inseguranças, motivação e, principalmente, de como elas percebem e se sentem diante da transformação. Por conta disso, os principais erros na Gestão de Mudanças estão relacionados à forma como lidamos com as pessoas envolvidas.

Confira como evitar esses erros.


1. Ignorar o lado humano da mudança

Esse erro resume uma boa parte dos fracassos em processos de transformação. Como nós defendemos aqui na Gateware, a mudança antes de ser operacional ou tecnológica é humana.

Ao investir em projetos como a implementação ou migração do SAP S/4HANA, por exemplo, muitas empresas fazem um planejamento impecável da parte técnica do projeto, mas deixam de lado as pessoas que serão impactadas por essa transformação. Isso resulta em insegurança, ansiedade e resistência.

Para evitar que isso ocorra na sua empresa e comprometa seu projeto de transformação, inclua, desde o início, um plano de gestão do lado humano. Identifique quem é impactado direta ou indiretamente e quais são seus medos, expectativas e interesses. Pratique a escuta ativa, e utilize entrevistas, grupos de discussão e pesquisas para compreender como as pessoas estão se sentindo. Fale diretamente com os envolvidos, reconheça desafios e demonstre abertura.


2. Comunicação inadequada ou ineficiente

A falta de uma comunicação clara, consistente e estratégica leva a resultados desastrosos em projetos de mudança.

Informações desencontradas, ruídos na comunicação e silêncio sobre o que está acontecendo, são fatores que abrem espaço para inseguranças, boatos e resistências internas, fazendo com que as expectativas se distorçam, gerando frustrações.

Quando a comunicação falha, as pessoas se sentem ignoradas, desinformadas e, por isso, não se engajam com a nova realidade. Isso pode frear a adoção de processos.

Um plano de comunicação robusto, que previne falhas no projeto, envolve a definição de canais adequados para as comunicações, frequência, tom de voz, pessoas responsáveis e objetivos claros. É importante também segmentar os destinatários e adaptar a linguagem e conteúdo para públicos específicos (líderes, gestores e equipe operacional).

Combinar múltiplos canais de comunicação também ajuda nesse processo. É possível trabalhar diferentes formas de comunicar através de reuniões, e-mails, newsletter, vídeos e postagens internas. E além dos canais para falar, é importante ter canais para ouvir os envolvidos também. Portanto, crie canais para feedbacks, dúvidas e sugestões.

Para entender mais sobre o tema, confira o conteúdo a seguir e entenda como o GMO lida com problemas de comunicação.

  • Como a Gestão de Mudanças lida com problemas de comunicação em projetos?


3. Não prevenir a resistência à mudança

Uma certeza que temos na Gestão de Mudanças é que, independentemente do tipo de transformação enfrentada, sempre haverá resistência. Isso porque qualquer mudança gera desconforto e a resistência surge como uma reação natural a um cenário desconhecido e incerto.

Mas se já sabemos que haverá resistência, é um grande erro não buscar preveni-la e apenas adiar uma solução. Quando essa resistência aparece sem que haja uma estratégia pronta para lidar com ela, o projeto desacelera, encontra barreiras e, muitas vezes, perde a força.

Evidentemente, prevenir a resistência à mudança não elimina os desafios, mas aumenta o índice de aceitação e permite que as barreiras sejam enfrentadas com melhor preparo, menos estresse organizacional e menos impactos negativos sobre clima, performance e moral da equipe.

No conteúdo a seguir, você confere como prevenir a resistência à mudança na prática, além de conferir um case de sucesso da Gateware.

  • Prevenção da resistência: por que esse deveria ser o foco da Gestão de Mudanças?


4. Não reforçar a mudança

Uma das funções do GMO durante o processo de transformação é a de trabalhar no reforço da mudança, um componente que busca fazer com que os novos comportamentos e processos se tornem permanentes.

Isso porque implementar uma nova ferramenta, processo ou cultura não se resolve em apenas uma etapa. Se a mudança não for reforçada, acompanhada e sustentada ao longo do tempo, o risco de retrocesso é enorme. O famoso “sempre foi assim” tende a reaparecer quando não existem mecanismos de reforço e acompanhamento dos novos comportamentos. O resultado é o “efeito rebote”, que é quando as pessoas recuam, retomam hábitos antigos e minam ganhos de produtividade, qualidade ou eficiência conquistados.

Para evitar que todo o progresso seja perdido, é necessário contar com um bom plano de reforço de mudança, que é composto por um conjunto de ações e medidas que consolidam as transformações feitas durante o processo de mudança. Ele pode incluir campanhas de comunicação contínua, treinamentos adicionais, sessões de feedback e, principalmente, o reconhecimento de comportamentos que estão alinhados com a nova direção da empresa.

No conteúdo a seguir, você confere como os GMOs lidam com os reforços da mudança.

  • Como o GMO atua com reforços da mudança


5. Falta de engajamento da diretoria e demais lideranças

Assumir que apenas equipes técnicas e gestores operacionais são suficientes para sustentar a mudança e deixar a diretoria distante da Gestão de Mudanças é um erro fatal.

Quando a diretoria não se engaja, não comunica, não participa e não dá o exemplo, surge um clima de desconforto entre os colaboradores que passam a se questionar se deveriam levar a mudança a sério sendo que nem mesmo quem está no topo parece se preocupar com isso.

A liderança precisa estar presente em todos os momentos-chaves da mudança, não apenas concedendo sua assinatura, mas agindo como promotores da transformação que buscam ver em sua organização.

Na reportagem a seguir, você confere como a equipe de Gestão de Mudanças da Gateware encontrou soluções para engajar a diretoria no processo de implementação do SAP S/4HANA em um de nossos clientes.

  • Gestão de Mudanças Organizacionais: como engajar a diretoria de negócio na implementação de novas tecnologias?


Conclusão

Hoje em dia, já não é mais segredo que empresas que tratam a Gestão de Mudanças como parte central de sua estratégia de transformação amplificam as suas chances de obter sucesso.

Se a sua organização está passando por um processo de mudança ou planeja uma transformação, é preciso se perguntar:

  • Estamos cuidando das pessoas tanto quanto cuidamos da tecnologia e dos processos?
  • Nossa liderança está realmente comprometida e atuante?
  • Temos uma estratégia robusta para prevenir resistência e reforçar os novos comportamentos?

Desconfortos estarão presentes em qualquer processo de mudança, mas com um trabalho eficiente de Gestão de Mudanças Organizacionais, esse desconforto pode ser transformado em crescimento e inovação.


Se você quer se aprofundar nesse tema, recomendamos a leitura dos conteúdos a seguir:

  • São Salvador Alimentos implementa o SAP S/4HANA somada à Gestão de Mudanças da Gateware
  • Como o GMO envolve os stakeholders
  • Prevenção da resistência: por que esse deveria ser o foco da Gestão de Mudanças?
  • Entenda os riscos de uma liderança resistente em projetos


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