O Conflito de Gerações é um dos principais pontos de dificuldade das empresas durante projetos estratégicos, devido à diferença nos valores e receios de cada geração.Isso é uma questão vital para a Gestão de Mudanças, porque gerenciar o estresse e motivar a equipe durante o desenvolvimento de um projeto inclui diversas variáveis, acentuadas pelo Conflito de Gerações.Dessa forma, a Gestão de Mudanças apresenta técnicas e boas práticas para lidar com equipes multi gerações, tirando o melhor de cada indivíduo envolvido no projeto.Nesta publicação, você entenderá:
O Conflito de Gerações está presente em ambientes de trabalho onde pessoas com diferentes faixas etárias precisam trabalhar em conjunto, pois utilizam formas distintas de trabalho.O atrito nem sempre se manifesta por discussões ou desentendimentos no trabalho, mas também pela falta de engajamento da equipe, o que influencia na motivação dos colaboradores com a Cultura Organizacional.O Conflito de Gerações pode ser solucionado por meio do cultivo de uma Cultura Organizacional que entende quais são as divergências e impulsiona o melhor de cada indivíduo.A Diferença de Gerações não gera apenas resultados negativos!Uma equipe que tem profissionais de diversas gerações, se bem gerida, pode trazer resultados fenomenais, justamente por contar com pontos de vista e maneiras diferentes de trabalhar.É importante que os profissionais estejam engajados e alinhados ao propósito da empresa, para assim desempenharem em seu melhor nível. Desse modo, é possível tornar algo que antes poderia ser danoso à organização em um de seus combustíveis para o sucesso.Entender qual é a importância das gerações é o primeiro passo para promover um ambiente harmonioso.Dessa forma, projetos estratégicos ganham pontos para chegar ao sucesso, pois segundo a pesquisa realizada pela Gallup, times engajados com o propósito da empresa alcançam até:
Redução de 24 a 59% no turnover;
10% de aumento nas avaliações de clientes satisfeitos;
Lucros 21% maiores;
Produtividade 17% maior;
Redução de 41% nas faltas.
Com esses indicadores fica difícil ignorar a importância da gestão do Conflito de Gerações, né?Então agora vamos entender mais sobre o que é importante para cada geração!
O que é importante para cada geração
No mercado de trabalho, vemos uma variedade de gerações trabalhando em conjunto. Por isso, compreender as necessidades de cada grupo é um fator determinante para que haja harmonia no dia a dia da organização.De acordo com o artigo da Forbes, escrito pela socióloga Tracy Browner, as necessidades das gerações têm se alinhado cada vez mais, e o que deve ser analisado não é a idade, mas sim o estágio da vida de cada indivíduo.“É importante olhar não para a idade, mas para o estágio da vida. Por exemplo, quando você está começando sua carreira, sem filhos ou família, o foco pode estar em crescer na carreira, construir capital social e encontrar oportunidades. À medida que você envelhece e tem um parceiro, filhos ou familiares mais velhos para cuidar, o foco geralmente é fazer um ótimo trabalho com a máxima eficiência. E, à medida que você se torna mais sênior, a prioridade é compartilhar o que você sabe, orientar, contribuir para a memória organizacional ou deixar um legado.”Confira o artigo completoPor meio da análise individual do estágio de vida do colaborador, é possível compreender o que cada um preza.Esse processo deve ser feito com prudência e estratégia, uma vez que a cultura, história de vida e outros fatores podem influenciar no que é mais valorizado por cada pessoa.Em uma pesquisa realizada pela Randstad, as gerações perdem o interesse no trabalho devido à:
Baby Boomers (1955 – 1964)
Geração X(1965 – 1984)
Geração Y(1985 – 1994)
Geração Z(1995 – 2001)
33% pela falta de flexibilidade
37% pela falta de reconhecimento
22% devido a poucos benefícios
25% pela falta de desafios
Lembrando que a relevância dos itens podem variar a depender do contexto em que cada pessoa está inserida.Por isso, realizar uma análise sistêmica periodicamente é fundamental para manter o engajamento dos colaboradores em dia.
Conflito de Gerações em projetos
Lidar com mudanças trazidas por projetos estratégicos é uma tarefa árdua, acentuada pelo Conflito de Gerações.As diferenças das necessidades, objetivos e inseguranças das gerações podem influenciar em conflitos e no desengajamento durante as mudanças organizacionais.Entender a importância do status quo para cada geração se torna um desafio, pois o nível de adaptabilidade varia e é maior nas gerações mais novas, como por exemplo a Y e Z.O que é acompanhado pelo aumento da possibilidade do abandono de projetos por colaboradores que fazem parte dessas gerações, visto que, em geral, não demonstram tanto senso de lealdade.Diferente das gerações mais velhas (Boomers e X), o apego ao status quo é maior.Com essas informações, a liderança deve colocar em pauta ações para suprir as necessidades de ambos os grupos.Por meio de boas práticas da Gestão de Mudanças é possível conceder o senso de pertencimento e reconhecimento no trabalho desejado pelas gerações mais jovens, enquanto comunica e inclui os Boomers e a Geração X na mudança.Vamos conhecê-las?
Boas práticas para gerir o Conflito de Gerações em projetos
No GW Value Strategy, nossa suíte de serviços que oferece Gestão de Projetos e Gestão de Mudanças, desenvolvemos boas práticas para gerir o Conflito de Gerações em projetos estratégicos.Dessa forma, aumentamos o engajamento durante a transformação organizacional, passo determinante para que os objetivos do negócio sejam alcançados.
Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional está diretamente ligada à execução das boas práticas que pautam uma boa gestão de Conflito de Gerações.Uma empresa com cultura forte, valoriza seus colaboradores e os capacita para que estejam preparados para a transformação organizacional.Conheça mais sobre como a Cultura Organizacional pode ser um fator determinante para o sucesso de projetos estratégicos e na harmonia entre gerações:
Comunicação
Esse ponto é importantíssimo para todas as gerações, com atenção especial para os Baby Boomers e a Geração X.Como essas gerações têm maiores propensões ao apego no status quo, a mudança pode ser algo impactante e, saber comunicar a importância da transformação organizacional, ajuda na compreensão de que aquilo será benéfico para todos.Enquanto que para as Gerações Y e Z, a comunicação eficaz é um complemento no senso de pertencimento, uma vez que valorizam o propósito no trabalho e, consequentemente, comunicar como a transformação organizacional irá impactá-las pode minimizar o desengajamento.Vale ressaltar que não há problema em realizar reuniões e comunicados direcionados para públicos diferentes, ok? Contanto que a mensagem seja pensada nas necessidades e anseios de cada grupo, abordando suas preocupações e mostrando como aquela parte da mudança será benéfica.Isso facilita a compreensão dos colaboradores de diferentes gerações sobre como as transformações poderão trazer oportunidades no curto, médio e longo prazo.
Entender as habilidades de cada indivíduo
Outro ponto fundamental que deve ser levado em consideração são as habilidades de cada indivíduo.Por isso, é importante ter em mente que cada geração terá um tempo de adaptação para novas responsabilidades e funções.Por exemplo: Pense em um colaborador mais novo (Geração Y) que assumirá um papel de liderança em certa etapa. Para ele, essa função pode não ser confortável ou conhecida, gerando maior resistência.Agora, pense em um colaborador mais experiente (Geração X) que passará a concluir uma atividade em um novo sistema. Pode ser um desafio, pois não são todos os indivíduos dessa geração que têm facilidade com novas tecnologias.Considere que eventualmente ele poderá executá-la com facilidade, mas a curva de aprendizado pode ser mais demorada.Lembre-se que as pessoas são peça-chave para o sucesso do projeto, por isso é necessário ponderar essas questões para definir quanto esforço será alocado à preparação de cada um a novas funções.Uma pesquisa realizada em 2022 pela Livecareer apontou quais são as habilidades que cada geração tem mais aptidão.
Baby Boomers (1955 – 1964)
Geração X(1965 – 1984)
Geração Y(1985 – 1994)
Geração Z(1995 – 2001)
Pensamento crítico
Resolução de Problemas
Comunicação
Conhecimentos gerais de informática
Liderança
Comunicação
Resolução de Problemas
Falar em público
Falar em público
Conhecimentos gerais de informática
Conhecimentos gerais de informática
Comunicação
Resolução de problemas
Pensamento crítico
Pensamento crítico
Liderança
Comunicação
Liderança
Liderança
Resolução de Problemas
Promover a troca de conhecimentos
Ainda na mesma pesquisa da LiveCareer, 89% dos participantes sinalizaram que a diferença de gerações é algo positivo. E 87% apontaram que ela traz a chance das gerações trocarem conhecimentos!A troca de conhecimentos permite que todos da empresa cresçam em conjunto e favorece a possibilidade da solução criativa de problemas.Essa diversidade traz diversas perspectivas para a solução de problemas, resultando em resultados criativos e únicos.Devido a isso, promover a troca de conhecimentos é algo benéfico, não apenas para os colaboradores, mas também para a organização.Assim, promover uma Cultura Organizacional onde as diferentes gerações se entendem, torna- se ainda mais importante.
Conclusão
O Conflito de Gerações acontece em todas as empresas. Equipes multi gerações bem geridas valorizam a cultura da empresa e promovem a troca de conhecimentos, resultando no desenvolvimento de soluções criativas.É importante entender as necessidades de cada geração, não olhando apenas para a idade, mas também para o estágio de vida.Gostou da abordagem da Gestão de Mudanças para o Conflito de Gerações? Que tal ler mais sobre o tema? Se liga nas recomendações:
Agora, para entender a fundo sobre como lidamos com o Conflito de Gerações em nosso serviço de Gestão de Mudanças, preencha o formulário abaixo. Ficaremos felizes em explicar tudo 🙂