Aplicativos como o LivID vem contribuindo com a vida de milhares de pessoas ao realizarem remotamente o recadastramento digital de participantes de empresas de previdência. E eles são úteis por um motivo principal: permitem que a atualização dos dados cadastrais do participante ou assistido seja feita diretamente de casa. A realização do recadastramento por App foi uma das medidas adotadas na pandemia por vários Fundos de Pensão, uma vez que não poderiam deixar de dar continuidade à atualização dos cadastros.
Umas das instituições que já está nessa realidade é a Fundação REFER, que tem um patrimônio social de R$ 9 bilhões e é uma das pioneiras no mercado brasileiro de previdência complementar. A Fundação administra os Planos das seguintes patrocinadoras: RFFSA (Rede Ferroviária), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR), Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RIOTRILHOS), além da própria Fundação REFER.
A Fundação REFER realizou a primeira etapa de implantação do LivID, com o objetivo de atualização cadastral dos participantes ativos, vinculados e autopatrocinados. Nesse segundo semestre de 2022, será concluída etapa dos ativos e iniciada a funcionalidade de prova de vida junto aos assistidos.
Conforme Antoniela Marques, diretora de Seguridade da Fundação REFER, a empresa investiu na tecnologia proposta pelo App LivID para melhorar os serviços, aproximando a Fundação dos seus participantes. Ela destaca a importância da atualização permanente dos dados para as avaliações atuariais e conquista da confiabilidade das informações e registros para os participantes, assistidos e seus beneficiários. “O processo de recadastramento digital facilita ainda mais o alcance dos serviços aos participantes, de forma prática e segura”, diz.
A implementação do LivID na REFER contou com a condução de Edson Oliveira, gerente de Atendimento e Cadastro, e Elaine Fogaça, integrante da equipe técnica de benefícios. “Da customização do App até o efetivo recadastramento, que já é executado agora, foram três meses para atingir o produto pretendido”, relata Elaine Fogaça. “Nesse período, a equipe técnica por trás foi incansável no suporte, complementa Edson oliveira.
Atualização cadastral com o LivID é um procedimento simples e rápido
Para começar a utilizar o app para atualização cadastral, basta o usuário clicar em “Iniciar” e preencher com os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, entre outros. Também é possível alterar alguma informação clicando em “Alterar”, posicionamento ao final da tela. Depois desse passo, é seguir as indicações do aplicativo. “O aplicativo tem fácil manuseio e a operacionalização”, registrou a equipe da REFER, envolvida na implantação.
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais: