Outsourcing é uma forma de contratação muito utilizada no mercado de TI. Profissional SAP, quer entender o que os recrutadores buscam na hora contratar? Confira no artigo
Na hora de buscar profissionais para atuar em grandes projetos SAP, as empresas costumam recorrer ao serviço de outsourcing, ou alocação profissional, para ajudar a encontrar a pessoa certa. Se você é um profissional SAP e quer saber quais metodologias precisa dominar para sair na frente em um processo seletivo, este artigo é para você.
Como profissional focado em SAP você provavelmente domina técnicas e a metodologia própria SAP para a gestão de projeto envolvendo seus ERPs, certo? Mas, não deve parar por aí. De um tempo para cá, passaram a ser utilizadas também as metodologias ágeis na gestão de projetos SAP. Sabendo disso, e de como esse conhecimento é valorizado, entenda um pouco sobre a metodologia ágil e como dominá-la aumenta suas chances em um processo de seleção profissional.
Metodologias ágeis
Para começar, é preciso entender que essas metodologias surgiram como uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Inicialmente, eram utilizadas no desenvolvimento de softwares, mas, atualmente, podem ser utilizadas em qualquer tipo de projeto. Por meio das metodologias ágeis, é possível enfrentar as imprevisibilidades dentro de um projeto fazendo as entregas por partes, o chamado desenvolvimento incremental, e iterativas, o que significa fazer vários refinamentos no projeto.
As metodologias ágeis são práticas que têm como objetivo promover uma forma de gestão de projeto que estimula a rápida e frequente adaptação. Para isso, aposta no trabalho em equipe, com a comunicação no centro, além de muita autogestão e uma entrega de valor para o cliente. Ou seja, são voltadas à uma entrega mais rápida e de mais qualidade, levando em consideração o modelo de negócio do cliente, fazendo um alinhamento entre o projeto e o que o cliente precisa.
Quais as metodologias ágeis?
Existem diversos métodos conhecidos como ágeis. Conheça quais são os principais e um pouco sobre a característica de cada um deles:
SAP Activate
Se o assunto é SAP, é mais do que necessário que o profissional domine a metodologia SAP Activate. Considerada uma metodologia ágil, ela é voltada a projetos grandes e complexos de migração do SAP S/4HANA, a metodologia tem de quatro a seis etapas que servem de guia e contemplam do planejamento ao lançamento do projeto. Basicamente, ela foca em três princípios: melhores práticas, configuração guiada e metodologia. A SAP Activate orienta as equipes utilizando processo em si. Para quem está buscando atuar como profissional SAP, é essencial conhecê-la.
Kanban
Um dos métodos ágeis muito utilizados hoje é o Kanban, que se trata de uma forma de gerenciamento ágil e visual. Esse termo é japonês e, traduzindo, significa cartão. Isso já diz tudo. Basicamente ele funciona por meio de um sistema de colunas com cartões, em geral coloridos, que mostram o que precisa ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado. Com ele, fica mais fácil visualizar o status das tarefas, tornando todo o fluxo de trabalho mais eficiente.
Scrum
Scrum é uma das metodologias ágeis mais conhecidas. Inclusive, muitas pessoas quando escutam o termo metodologias ágeis logo pensam nela. Ela é oposta às metodologias tradicionais, que trabalham o modelo waterfall (ou cascata) em que as etapas são divididas e só se pode avançar para a próxima quando a anterior foi totalmente resolvida. Dentro da metodologia Scrum o projeto é dividido em pequenos ciclos chamados sprints e que podem funcionar e interagir simultaneamente.
Lean
Muito utilizada por startups, essa metodologia ágil visa enxugar processos, maximizando as entregas, além de minimizar custos e gastos que não sejam necessários. Ou seja, busca diminuir complexidades, otimizando o tempo de colaboradores e obtendo melhores soluções para problemas. Tudo parte do princípio do que é valor para o cliente, para que seja possível calibrar as ações, de acordo com o que ele precisa, e executando-as de modo que os objetos sejam sempre alcançados.
Smart
Essa metodologia é utilizada pelas empresas para traçar metas para os processos. Por meio dela, é possível criar trajetórias mais claras para atingir a meta planejada. Para entender melhor, podemos começar explicando que SMART é um acrônimo para:
S – Specific
Neste item, é preciso ser totalmente específico em relação à meta. Não basta apenas colocar uma ideia, como: “aumentar as vendas”. É necessário especificar com detalhes.
M – Measurable
A forma mais assertiva de conquistar uma meta é mensurando-a. Isso significa colocar indicadores tangíveis, com números que possam ser contabilizados.
A – Attainable
Aqui significa que os objetivos devem ser atingíveis. Não adianta colocar metas que a sua empresa não terá condições de cumprir. Embora o desafio seja necessário, é preciso ter os pés no chão para saber o que é alcançável.
R – Relevant
Determine objetivos que sejam relevantes para o que você precisa, compatíveis com suas habilidades e com a realidade do mercado.
T – Time
É preciso definir prazos para alcançar as metas e eles devem ser levados a sério e cumpridos pelos times.
Estas são algumas das metodologias ágeis mais utilizadas atualmente. Para um profissional SAP que deseja participar de processos seletivos com empresas de outsourcing, dominar algumas dessas ferramentas é um grande diferencial e pode dar destaque dentre outros candidatos.
Na Gateware, os processos de outsourcing levam em conta as necessidades do cliente e buscam encontrar o profissional certo para cada necessidade.
Quer saber mais sobre como atuamos? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.