Tem algum profissional de tecnologia que você considera verdadeiramente inspirador? Sabe aquela pessoa cujo trabalho, postura e trajetória parecem irradiar confiança, liderança e influência? Você pode até ter pensado em alguém que é um mestre em alguma habilidade específica, como “saber tudo de Python”, mas, não é apenas isso que torna um profissional memorável.
Quando lembramos de alguém inspirador, dentro e fora do ambiente de trabalho, o que costuma vir à nossa mente é algo como:
- “Essa pessoa se conecta de verdade com os outros”
- “Ela se comunica de um jeito que faz a equipe andar”
- “Ela lida com problemas com leveza, sem perder a eficiência”
Ou seja, o que, de fato, coloca essas pessoas em um patamar elevado não é uma proficiência isolada em ferramentas ou linguagens, mas sim em suas Soft Skills, as habilidades comportamentais que permeiam ambientes ocupados por códigos e linhas. Comunicação, colaboração, adaptabilidade e liderança são os amplificadores da capacidade técnica e o que faz com que profissionais se destaquem e sejam lembrados. Sem elas, até o melhor código chega com menos impacto.
A seguir, você confere quais são as habilidades comportamentais que mais diferenciam profissionais de tecnologia hoje e como você pode se preparar para se tornar um profissional inspirador também.
Confira a seguir
Por que as Soft Skills importam?
De acordo o Relatório sobre o Futuro do Emprego 2025, do Fórum Econômico Mundial, 39% das habilidades-chave exigidas no mercado vão mudar até 2030, com a tecnologia acelerando (IA, Big Data, Cibersegurança etc.), mas também com o crescimento da necessidade por habilidades como pensamento criativo, resiliência, flexibilidade, curiosidade, aprendizado contínuo, liderança e influência social, gestão de talentos e pensamento analítico. Ou seja, é necessário desenvolver o lado técnico e o humano ao mesmo tempo.
Ainda segundo esse relatório, a combinação de tendências deve criar 170 milhões de novos empregos, mas também deslocar 92 milhões de papéis nesta década, o que reforça a necessidade de requalificação e desenvolvimento de habilidades transferíveis.
Quando olhamos para a quantidade de novas possibilidades que tecnologias como a Inteligência Artificial traz, a tendência é pensar que as habilidades que mais precisamos desenvolver estão relacionadas ao uso de novos recursos e ferramentas, mas, de acordo com o LinkedIn Workplace Learning Report 2024, 91% dos profissionais de L&D (Aprendizagem e Desenvolvimento, que se dedica a promover o crescimento e o desenvolvimento contínuo dos funcionários) concordam que as Soft Skills são cada vez mais importantes para lidar com as demandas e oportunidades da era da IA.
Ou seja, quem combina conhecimento técnico com comportamental consegue lidar melhor com as mudanças, entregar valor em contextos voláteis e se torna mais “alocável” e desejado em diferentes times.
As Soft Skills de um profissional inspirador
Agora que você já entende a importância das Soft Skills, vamos conferir quais são as habilidades que você precisa desenvolver se quer se tornar esse tipo de profissional essencial para as empresas.
1. Comunicação autêntica e empática
Em ambientes remotos, híbridos ou presenciais, tudo é influenciado pela forma como nos comunicamos. Um desenvolvedor pode ser excelente em frontend, mas se falhar ao explicar suas ideias, seu impacto diminui.
Já parou para pensar na diferença entre um relatório extremamente técnico e um que conta uma história com começo, meio e fim? No segundo, a liderança entende o problema, a solução e percebe seu engajamento.
Transparência técnica aliada à clareza na forma como você se comunica, por exemplo, ao explicar um bug para uma pessoa leiga ou um stakeholder, é decisiva. Desenvolver sua comunicação não tem a ver com aprender a falar bonito, mas com diminuir a entropia e transformar ideias em entendimento compartilhado.
Uma forma de desenvolver essa Soft Skill é utilizando um framework como o STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) para estruturar explicações, seja num Stand-up, numa reunião de status ou, até mesmo, em uma entrevista de emprego onde você quer demonstrar que seu diferencial não está apenas no currículo.
2. Capacidade de conexão
Mais poderoso que dominar Python como ninguém é saber se conectar com as pessoas de maneira genuína. Isso inclui a relação com colegas, clientes e gestores.
Algumas pequenas atitudes fazem muita diferença e te destacam como profissional. Dê atenção ao colega que está começando ou tire um tempo para tentar entender a dor do Product Owner, da pessoa de Infra ou do DevOps. Essas atitudes constroem confiança e cooperação.
Faça check-ins regulares com as pessoas do seu time e você vai ver que um simples “bom dia, como você está?” tem mais peso do que parece. Durante as reuniões, pergunte sobre como outra pessoa está lidando com um novo requisito, por exemplo, isso abre espaço para um compartilhamento genuíno e te fazem ser visto como um profissional inspirador.
3. Resiliência e resolução de problemas
Um profissional inspirador não é aquele que não enfrenta problema, mas o que lida com eles de maneira leve e equilibrada. Profissionais inspiradores mantêm a calma sob pressão, escutam com ponderação e propõem soluções eficazes. Em conflitos técnicos, a capacidade de ouvir, ponderar argumentos racionais e propor alternativas deixa em evidência quem realmente é resiliente e sabe encontrar soluções.
Sabe aquilo que todo mundo diz sobre respirar fundo? Isso é algo que vai te ajudar muito a desenvolver esse tipo de habilidade. Adote a técnica “Pause-Breathe-Respond”, que consiste em respirar fundo, pensar antes de responder num impasse técnico ou discussão, evitando reações impulsivas. Dominar esta técnica também vai te ajudar demais em uma entrevista de emprego, principalmente quando você travar. Inclusive, no conteúdo a seguir você confere nossas dicas do que fazer caso trave na entrevista de emprego.
4. Apresentações e reuniões eficazes
Saber apresentar uma proposta técnica com objetividade e impacto potencializa a visibilidade da sua solução (e da sua visibilidade na empresa também). Apresentações e reuniões bem preparadas trazem clareza ao time e à liderança.
Use slides enxutos, com foco em “problema – evidência – proposta – valor”. Evite excesso de texto ou transição confusa. Mesmo que você seja um profissional mais técnico, busque dominar a linguagem de negócios quando necessário, por exemplo, “isso reduz retrabalho em 30%” ou “isso aumenta a eficiência do pipeline em X%”.
Para melhorar suas apresentações, considere usar infográficos simples ou dashboards visuais (como o Power BI), destacados com dados-chave, para atrair atenção e evidenciar valor. Não se esqueça também de ensaiar algumas de suas falas para praticar seu timing e entonação.
5. Adaptabilidade
Áreas de tecnologia evoluem com rapidez. Metodologias, frameworks e ferramentas surgem e desaparecem o tempo todo. Um profissional inspirador não é o que resiste, mas o que se adapta ativamente, sabendo absorver as mudanças e converter isso em oportunidades para a sua equipe.
Seja proativo na adoção de novas práticas, mas, mais do que só absorver, busque aprender com o novo e aplique de forma contextual. Tenha um mindset de “aprender aplicando” ao estudar algo novo, além de fazer retrospectivas pessoais ao concluir algo, refletindo sobre o que aprendeu, como melhorar e que abordagem funcionaria melhor em determinado contexto.
6. Protagonismo e autogerenciamento
Quem inspira se destaca não só pelo que faz, mas pelo modo como assume responsabilidade, seja por um projeto, pelos resultados ou pela própria jornada de aprendizado.
Um profissional inspirador busca soluções antes que o problema exploda, o que demonstra que ele enxerga além da própria demanda. Além disso, ele sempre cuida do próprio plano de desenvolvimento, buscando feedbacks de parceiros e líderes, cursos e mentorias.
Se você precisa desenvolver esta habilidade, comece estabelecendo OKRs pessoais, como apresentar um case técnico ao time até o próximo sprint (já aproveite para colocar em prática as dicas anteriores sobre apresentações eficazes). Busque também integrar na sua rotina ferramentas como Trello, Notion ou similares para organizar suas tarefas e metas e não se perder no processo.
7. Inteligência emocional
Leitura emocional do cenário é algo que quase todo profissional inspirador sabe fazer. Isso significa saber quando propor algo, quando apoiar alguém, quando recuar ou avançar. É o equilíbrio entre sensibilidade e assertividade.
Você vai começar a desenvolver essa habilidade quando aprender a reconhecer gatilhos mentais seus e dos outros, como estresse, ansiedade ou orgulho. Além disso, modelos como o da Comunicação Não-Violenta vão te ensinar a melhor forma de expressar observações, sentimentos, necessidades e pedidos com clareza e empatia.
8. Mentalidade de crescimento e aprendizagem contínua
Profissionais de destaque não veem falhas como uma sentença definitiva, mas uma oportunidade. Eles têm curiosidade ativa e buscam aprender, iterar e crescer. Quando se tem essa mentalidade, um erro em produção resulta em um feedback completo sobre causa e aprendizado, gerando ganho para toda a equipe.
Cultive o hábito de tentar entender o que aconteceu, sem culpas, para realmente aprender. Invista também em comunidade técnica, participando de grupos, palestras, webinars, hackathons ou outros eventos que estimulem aprendizado e networking.
Leituras que te ajudarão a ser um profissional inspirador
Estudos e relatórios
- Relatório sobre o Futuro do Trabalho 2025: excelente para planejar sua trilha de habilidades a partir das previsões para os próximos anos.
- LinkedIn Workpkace Learning Report 2024: dados sobre a ascensão das Human Skills, aprendizado de IA e microlearning.
- Coursera Global Skills Report 2025: panorama global de proficiência (com o Brasil em destaque regional) e Índice de Maturidade em IA. Bom radar de tendências de aprendizagem.
Livros
- Mindset, de Carol S. Dweck: base para cultivar mindset de crescimento aplicado a carreira
- Inteligência Emocional, de Daniel Goleman: clássico sobre autoconsciência/autorregulação
- A Organização sem Medo, de Amy C. Edmondson: guia para criar segurança psicológica para que as pessoas contribuam com suas ideias, o que destrava aprendizado e inovação
- Comunicação Não Violenta, de Marshall B. Rosengerg: ferramentas pragmáticas para conversas difíceis e resolução de conflito
- Sinceridade radical, de Kim Scott: franqueza com cuidado, especialmente útil para code reviews e alinhamento de expectativas
Conclusão
Profissionais de tecnologia que inspiram não são os que sabem tudo, mas os que aprendem rápido, conectam pessoas, comunicam com propósito, tomam boas decisões sob pressão e transformam trabalho em impacto.
Diferente do que muitas pessoas pensam, isso não depende de um talento nato, mas da intenção e prática de cada profissional.
Se você busca se destacar:
- Escolha uma Soft Skill para aprimorar por vez (comunicação assertiva, empatia, adaptabilidade etc.)
- Estabeleça pequenos hábitos práticos para exercitá-la
- Meça seu progresso subjetivamente (como por meio de feedbacks) e, sempre que puder, objetive-o com dados.
- Combine o desenvolvimento técnico com o comportamental
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