Um processo automatizado de recrutamento gera redução de custos e melhoria na comunicação, entre outros benefícios
Calma, antes de tudo precisamos deixar claro que o processo automatizado de recrutamento não é algo feito por robôs.
Quer dizer, algumas etapas são realmente feitas por eles, mas as entrevistas, o cerne do processo seletivo, ainda são – e acreditamos que sempre serão – feitas por pessoas, afinal, quem melhor para se relacionar com outras pessoas, não é?
Agora sim, podemos seguir. O processo automatizado de recrutamento está relacionado ao gerenciamento ágil das informações, velocidade no retorno aos candidatos (com status do processo seletivo) e banco de talentos qualificado e sempre atualizado para várias oportunidades.
Tornar processos seletivos mais estratégicos é o foco aqui. O que é pior para uma empresa do que encontrar um excelente candidato e logo em seguida “perdê-lo” para a concorrência porque o processo de recrutamento demorou muito tempo?
Aqui na suíte GW Outsourcing, nossa seleção e recrutamento são agilizados, unindo processos automatizados à expertise de nossos profissionais.
Segundo Karla da Silva, nossa Gerente de RH, essa forma de atuação proporciona satisfação tanto para o candidato quanto para a empresa contratante: “Isso gera, por consequência, maior engajamento e melhores resultados para o negócio, com redução de turnover”, conta.
Outro ponto fundamental no processo automatizado de recrutamento é o equilíbrio entre capacidades técnicas e comportamentais, ou seja, entre as hardskills e as softskills.
Karla explica que essa parte é a mais delicada, por se tratar de expertises raras de se encontrar. “Observamos mais o perfil comportamental, porque o técnico é mais fácil de ser treinado”, diz.
E para você conhecer um pouquinho melhor como funciona um dos processos de contratação aqui na Gateware, confira este vídeo sobre o Outsourcing:
As principais vantagens de um processo automatizado de recrutamento são:
1. Agilidade no processo de seleção e contratação
Com a automatização de processos a agilidade é aumentada, trazendo um retorno mais rápido para a empresa e o candidato.
Nos finais de ano é muito comum que diversas empresas estejam na busca de novos colaboradores e muitas das vezes o que é um fator determinante para que bons candidatos escolham uma empresa é a agilidade no processo seletivo.
2. Comunicação constante durante o processo seletivo
Além da agilidade ser importantíssima, também é essencial que a comunicação durante o processo seletiva seja eficiente e assertiva. Uma das grandes pedras no sapato dos candidatos às vagas é a falta de transparência na comunicação dos processos seletivos, tanto nos retornos positivos, quanto negativos.
3. Maior colaboração entre os envolvidos no processo seletivo
Muitas vezes os processos seletivos não incluem apenas uma pessoa. É muito comum que tenhamos funcionários do RH, do time de People e também os encarregados do time que está contratando (Desenvolvimento, Marketing, etc).
E a comunicação, e troca de informações entre estes profissionais é essencial para que a decisão feita sobre quais candidatos devem ser contratados seja a correta.
4. Acompanhamento do status do processo seletivo
Este é um fator importante tanto para os candidatos quanto para os envolvidos na decisão de contratação.
Ao automatizar e criar etapas específicas para o processo fica muito mais simples de compreender em quais termos e por quem o candidato deve ser analisado na etapa em questão.
5. Feedbacks em tempo real
Os feedbacks, assim como o acompanhamento, também são essenciais tanto para a equipe que está realizando o processo seletivo automatizado quanto para o candidato.
Ao saberem o que foram pontos positivos e negativos enquanto o processo está ocorrendo todos os profissionais podem se adaptar para fazer o melhor trabalho possível, deixando todas as partes do processo mais satisfeitas no fim.
6. Melhor experiência aos candidatos
Como já conversamos nos tópicos anteriores, todos estes passos aumentam a satisfação dos candidatos que passaram pelo processo seletivo, visto que a transparência e agilidade é melhorada em muitos níveis.
Assim, mesmo que o candidato receba uma resposta negativa ele ainda se mantém no banco de talentos da empresa sem ressentimentos, e caso surja uma oportunidade que se encaixe ao perfil dele, no futuro é muito mais fácil que o contato seja retomado.
7. Redução de custos e tempo, sobretudo do setor administrativo
Ao automatizar processos a comunicação e retornos, tanto para a equipe, quanto para o candidato, se torna mais simples e diminui a carga de trabalho necessária para o setor administrativo.
Além de aumentar a eficiência do processo diminuindo o número de etapas do processo seletivo, reduzindo o tempo necessário e consequentemente os custos também.
8. Aumento na produtividade
Visto que o gestor da empresa contratante pode dedicar seu esforço e sua competência técnica à atividade fim da empresa.
Na Gateware, com a suíte GW Outsourcing, já cuidamos deste ponto para nossos clientes!
Tecnologia alinhada no processo automatizado de recrutamento
Para ter qualquer processo automatizado, é preciso contar com a tecnologia, certo?
Isso vale principalmente nos sistemas de informação do setor de Recursos Humanos (RH). Tecnologia é um dos principais investimentos de uma organização, por isso, não poupe esforços para ter o que há de mais moderno e assertivo em relação a esse ponto.
Na Gateware, o time de atração de talentos trabalha com ferramentas que minimizam diversos esforços.
“Hoje, conseguimos realizar a gestão de uma vaga avaliando como está sua evolução, onde está nosso funil de assertividade e retornos”, diz Karla.
E também: “Conseguimos também realizar triagens avançadas com um perfil bem detalhado e, com a expertise do time de seleção no momento da entrevista, reduzir ao máximo o número de etapas para essa seleção”.
Quer saber mais sobre como funciona o processo automatizado de recrutamento na Gateware? Preencha o formulário abaixo!
VEJA TAMBÉM: Saiba mais sobre o Engagement Circle da Gateware |