Cada projeto é único e nem sempre a Metodologia Ágil ideal será a mesma. Cada uma carrega cerimônias e fundamentos distintos, trazendo formas específicas de trabalho.
Conhecê-las para entender os pontos fortes e fracos é o primeiro passo em direção à escolha da mais indicada para sanar as necessidades.
E, após isso, é necessário ter em mente que a metodologia escolhida só trará os resultados esperados caso seja praticada diariamente.
Nesta publicação, mostraremos quais são os fundamentos das Metodologias Ágeis mais utilizadas no mercado.
Esse é um pequeno guia para entender qual Metodologia Ágil poderá melhor se adequar ao seu negócio.
Vamos começar!
O que é uma Metodologia Ágil
O conceito de Metodologia Ágil surgiu para quebrar paradigmas estabelecidos por métodos tradicionais de desenvolvimento.
A rápida evolução do mercado tornou obsoleta a utilização de metodologias tradicionais onde o desenvolvimento do projeto era rígido e imutável.
Por exemplo: em métodos antigos, um projeto era determinado a ser executado em um ano, onde era desenhado um escopo para sanar alguma dor específica do cliente.
Durante esse ano, a equipe desenvolveu o projeto e chegou ao produto final, mas sem receber feedbacks dos usuários.
Em decorrência, foi criada uma solução que não resolvia a necessidade, tanto pela falta de feedbacks, quanto pela transformação que ocorreu durante o período de desenvolvimento.
Agora, com uma Metodologia Ágil, a realidade muda.
Isso porque, os próprios valores e princípios que norteiam o desenvolvimento de um projeto com Metodologias Ágeis, asseguram que o item a ser criado atenderá as expectativas.
São desenvolvidas entregas contínuas e incrementadas. Com métodos colaborativos, criativos e transparentes.
Em equipes que utilizam Metodologias Ágeis, é comum a presença de pessoas desenvolvedoras, de negócios e especialistas na gestão de projetos com o framework escolhido.
Portanto, a Metodologia Ágil é uma nova forma de se pensar na entrega de soluções para a sociedade, onde equipes trabalham em conjunto para assegurar que a demanda do cliente será solucionada, com procedimentos, ferramentas e cerimônias que otimizam o trabalho da equipe para entregar o dobro na metade do tempo.
Segundo o relatório Agile Project Delivery Confidence, desenvolvido pela PWC em 2017, projetos que utilizam a abordagem das Metodologias Ágeis têm 28% mais sucesso do que projetos com abordagens tradicionais.
Agora, vamos conhecer as Metodologias Ágeis mais populares!
Qual Metodologia Ágil escolher para o seu projeto
Entender como funciona cada Metodologia Ágil é o primeiro passo para definir qual delas será empregada em seu projeto.
Cada metodologia segue preceitos para alcançar um resultado específico, mas, em sua maioria, seguem os mesmos valores e princípios do Manifesto Ágil.
Das características das Metodologias Ágeis, as que se destacam são:
- Passos incrementais no desenvolvimento;
- Colaboração entre a equipe e os clientes;
- Entregas de alto valor;
- Flexibilidade no escopo;
- Valor agregado para o cliente em cada entrega;
- Alto nível de adaptabilidade e inovação.
Com isso em mente, vamos aos detalhes das Metodologias Ágeis!
Metodologias Ágeis
Metodologia Ágil Scrum
O Scrum é uma das Metodologias Ágeis mais conhecidas e utilizadas no mercado. Sua abordagem engloba todos os valores do manifesto ágil e visa criar entregas incrementais e constantes.
Um projeto que utiliza o Scrum possui papéis, artefatos e eventos definidos para assegurar que a metodologia será utilizada corretamente.
Papéis do Scrum | Definição |
Product Owner (PO) | Responsável por garantir que a solução irá atender as necessidades do negócio. |
Scrum Master (SM) | Responsável por pessoas, processos e ferramentas. |
Desenvolvedores | Responsáveis em transformar as necessidades do negócio em um produto de valor. |
Artefatos do Scrum | Definição |
Product Backlog | Lista onde constam os requisitos de negócio da solução. |
Sprint Backlog | Lista que define quais itens do Product Backlog serão realizados na Sprint. |
Incremento | O resultado da Sprint. |
Eventos do Scrum | Definição |
Sprint Planning | Reunião inicial para definir qual incremento será desenvolvido. |
Daily Scrum | Reunião diária para o compartilhamento do estado atual da Sprint. |
Sprint Review | Reunião de apresentação de tudo que foi desenvolvido na Sprint. |
Sprint Retrospective | Reunião de revisão para a definição de qual será o próximo incremento na solução. |
O Scrum tem como objetivo ser uma Metodologia Ágil que cria soluções de forma empírica, com o time aprendendo cada vez mais sobre as necessidades e possibilidades do produto a cada Sprint.
Os ciclos de desenvolvimento tendem a ser curtos, de 1 a 4 semanas, para que a solução se adapte às necessidades dos clientes.
Esse é um resumo do Scrum, caso você queira entender mais a fundo o que ele é, quais são seus fundamentos e conhecer as boas práticas para a utilização, recomendamos essa publicação:
Metodologia Ágil Kanban
O Kanban também é uma Metodologia Ágil muito utilizada e mesmo tendo sido criada nos anos 60 pela Toyota, se enquadra nessa definição.
É um método de desenvolvimento com foco na visualização do fluxo de trabalho por meio de um quadro onde as tarefas são representadas por cartões movidos entre colunas de status do projeto.
No Kanban, não há a necessidade de divisão de cargos, visto que a metodologia tem o foco na visualização de tarefas por meio do quadro.
O uso é indicado para projetos onde as demandas possuem prioridades variadas, pois o quadro ajuda na visualização do fluxo de trabalho por meio de um relatório atualizado de tudo que necessita ser feito, está em progresso e foi finalizado.
Metodologia Ágil Lean Inception
Com foco na criação de um Produto Mínimo Viável (MVP), o Lean Inception se tornou uma Metodologia Ágil de referência para Startups e novos produtos no mercado.
Com foco em uma produção enxuta, essa metodologia visa entregar um produto utilizável aos usuários em pouco tempo, com poucos recursos.
Essa maneira de pensar na gestão diminui os gastos, tempo e mão de obra necessários para o desenvolvimento.
Conheça mais sobre o Lean Inception:
Metodologia Ágil Design Sprint
Essa Metodologia Ágil foi criada pelo Google Ventures e tem como objetivo validar um protótipo em 5 dias.
Com uma checklist específica para adiantar a validação do produto e diminuir os gastos na produção, a metodologia pode aumentar a capacidade competitiva da solução antes do lançamento.
Essa metodologia é indicada quando a ideia da solução ainda não está totalmente definida e serve como um guia para a equipe de desenvolvedores e designers.
Ela visa ter, no máximo, 40 horas para o desenvolvimento do protótipo, e junta o máximo de informações possíveis para um possível desenvolvimento real da solução.
Saiba mais sobre o Design Sprint nessa publicação:
Metodologías Híbridas
Muitas vezes apenas uma Metodologia Ágil não supre todas as necessidades de um projeto.
Por isso, é comum que times de desenvolvimento utilizem Metodologias Híbridas para alcançarem os resultados desejados.
Ao combinar o melhor de dois mundos, fica mais fácil alcançar o que se é desejado e agora daremos exemplos de Metodologias Híbridas comuns em projetos.
Mas lembre-se que existe sempre uma possibilidade para utilizar recursos de diversas metodologias. Dessa forma, você adapta a forma de trabalho às necessidades do seu negócio.
Scrumban
O Scrumban é uma mistura do Scrum e Kanban e tem como objetivo aproveitar o melhor de cada uma delas.
Utilizando o fluxo de visualização do Kanban e a organização dos períodos de desenvolvimento do Scrum, o time de desenvolvimento é beneficiado com mais organização e transparência nas informações.
As características que serão utilizadas de cada Metodologia Ágil podem variar, mas, no geral, têm esse foco.
Entenda mais sobre as diferenças do Scrum e Kanban e sua aplicação conjunta:
Híbrido Design Sprint e Lean Inception
Como as duas metodologias têm um viés parecido, sua aplicação também pode ser conjunta. Em todo caso, vale ressaltar que os resultados são diferentes.
Enquanto no Design Sprint é criado um protótipo, no Lean Inception é criado um MVP.
A aplicação conjunta pode ser feita de duas formas:
- Utilizando do processo do Design Sprint para criar um protótipo que será incrementado até se tornar um MVP;
- Utilizando do planejamento do Lean Inception para criar um MVP que será validado por meio de um protótipo desenvolvido com o Design Sprint.
Seguindo um desses fluxos, os pontos fracos dessas metodologias são atenuados, permitindo o desenvolvimento de uma solução mais assertiva
Veja mais sobre o Design Sprint e o Lean Inception nessa publicação:
Conclusão
Agora você conhece algumas das principais Metodologias Ágeis!
Com essas informações, ficará mais fácil tomar a decisão de qual metodologia será empregada nos seus projetos, ou até mesmo quais metodologias, caso você opte pela abordagem híbrida.
Entender as novas formas de desenvolvimento é fundamental para criar soluções que realmente atendem ao mercado.
E se alguma das metodologias que citamos chamou a sua atenção, que tal conhecê-la mais a fundo? Separamos publicações específicas e com mais detalhes sobre:
- Scrum: O que é, Fundamentos e Aplicações Práticas
- Scrum vs Kanban: quais as diferenças?
- O que é Lean Inception | Entenda a Metodologia de Produtos
- Design Sprint x Lean Inception: diferenças e aplicações
Muito obrigado por chegar até aqui. Caso queira tirar dúvidas sobre como as Metodologias Ágeis podem ser benéficas para os seus projetos, preencha o formulário abaixo.
Será ótimo poder ajudar! 🙂