Empresa de tecnologia une performance e criatividade para promover transformação e impactar negócios e pessoas, engajadas no valor estratégico dos negócios
Todo negócio, por mais tecnológico que seja, precisa da atuação de pessoas em diferentes etapas. A Gateware, empresa curitibana que nasceu em 2000 com o propósito de auxiliar outras empresas usando a tecnologia como ferramenta, compreende a importância de seus talentos para entregar estratégias e soluções assertivas para seus clientes.
A companhia, fundada pelo atual presidente Francisco Ferreira, vem deixando sua marca no mercado nos últimos anos. Desde 2017, vem investindo em novos mercados e estados, além de atrair novos talentos, reforçando a sua presença e marca no mercado nacional e internacional.
A Gateware, parceira SAP Partner Open Ecosystem e patrocinadora do evento, reforça sua presença no SAP NOW Brasil 2021, maior evento do mercado para networking e fechamento de negócios em tecnologia, para compartilhar seu protagonismo e know-how em projetos de inúmeros portes.
A Gateware no universo SAP
A Gateware despertou o interesse da SAP na parceria SAP Partner Open Ecosystem em função da sua expertise em Gestão de Projetos, uma vez que sua atuação tem gerado produtividade, segurança, eficiência e performance na Entrega dos Objetivos Estratégicos. A partir de sua suíte GW Value Strategy, gera valor combinando a Gestão de Mudanças (GMO) e Gestão de Projetos (PMO).
Know-how em projetos e soluções sob medida
A Gateware aportou sua expertise em projetos na implementação do SAP em uma das maiores líderes globais no setor de painéis em MDF e MDP. A multinacional buscava maior governança de dados na avaliação da auditoria interna e visibilidade perante a acionistas, em especial sobre a qualidade dos informes financeiros, e contou com o apoio do GW Value Strategy no projeto de georreferenciamento com SAP.
Além de mapear todos os obstáculos que poderiam impedir o sucesso do projeto, a união do PMO e GMO gerou ganhos ao estabelecer táticas que, por meio de uma comunicação assertiva e estratégia avançada, geraram engajamento e asseguraram não só a entrega da estratégia, mas também melhorias que, inicialmente, não estavam previstas.
Atuação estratégica que aumenta o prestígio global
Na Enaex Britanite, líder no mercado brasileiro de explosivos civis e na prestação de serviços em fragmentação de rochas, a Gateware também recebeu a missão de fazer a gestão estratégica do processo de implantação SAP, fundamental para acompanhar o crescimento da companhia.
O primeiro desafio foi conciliar a complexidade técnica de rollout do ERP em três empresas do grupo que possuíam níveis de capacidade de execução de projetos diferentes. Além disso, foi necessário preencher gaps estruturais relacionados à implementação do sistema, não trabalhados na contratação do ERP, com objetivo de diminuir riscos e impactos nos prazos e em toda a cadeia de execução. Outro desafio era consolidar o prestígio da operação Brasil da Enaex Britanite na execução de projetos estratégicos com excelência junto à matriz global, no Chile.
Entre os benefícios alcançados estão o aumento do prestígio dos executivos envolvidos e a aceleração do ROI do projeto, trazendo aumento de receita após o go-live e em um cenário de crise, causado pela pandemia.
Otávio Cordeiro Júnior, Gerente de Administração e TI da Enaex Britanite, comenta: “A Gateware, por meio de sua estrutura de trabalho multidisciplinar na gestão de projetos, atuou apoiando a implementação deste novo sistema, sempre altamente comprometida em salvaguardar os interesses da Enaex Britanite”.
Transformação digital com foco no engajamento das pessoas
Já na Lavoro, especialista na comercialização de sementes, defensivos e fertilizantes com soluções para todas as fases da lavoura, a implementação do SAP S/4HANA somada ao GMO da Gateware resultou em transformação digital e cultural.
Segundo Ariel Kollross, gerente de mudanças da Gateware, além da implementação do SAP S/4HANA, que incluiu o módulo de ACM para a gestão de commodities com melhorias de alta complexidade para o controle do processo Barter, também foram realizadas integrações com outros sistemas especialistas, entre eles o Salesforce, implementado em apenas três meses e já integrado ao SAP para a equipe de vendas.
O go-live foi realizado em julho de 2021 com sucesso e consolidou alterações profundas de políticas comerciais, com novas regras de negócio e padronizações em procedimentos operacionais que visavam controlar os processos core do grupo, elevando o padrão de qualidade da informação por meio da consolidação em uma única base de dados.
Para Dannia Guedes, diretora responsável pela área de infraestrutura, tecnologia e centro de serviços compartilhados da Lavoro, a realização desse projeto era prioridade. Contou com um time parceiro, envolvido e focado em proporcionar a transformação necessária para a empresa. “A entrega foi maior do que imaginávamos e um marco construído pelas pessoas que fazem o dia a dia da Lavoro. É inacreditável como a equipe se engajou, e o que sempre digo é: quem conhece o sistema são as pessoas que trabalham nele, e cada uma precisa ser valorizada. Nesse sentido, o GMO foi essencial”, acrescenta.
Gateware e a tecnologia que conecta inovação, negócios e pessoas
Combinando negócios e tecnologia, embasada em uma metodologia própria que utiliza as melhores práticas do SAP ACTIVATE, PMI, HUCMI e Prosci, a Gateware oferece suítes de serviços que se complementam: com o GW Value Strategy, fornece serviços com valor agregado e engajados na estratégia de cada cliente por meio da Gestão de Mudanças (GMO) e da Gestão de Projetos (PMO); com o GW Labs, apresenta sua Fábrica de Softwares, com desenvolvimento multiplataforma; com o GW Outsourcing, realiza o hunting e a alocação de profissionais de T.I.; e com o GW Solution, oferece sua solução pioneira, o livID, aplicativo que possibilita a realização de Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do Reconhecimento Facial e Validação de Identidade e/ou CNH.
Com esse portfólio, a Gateware se posiciona como uma empresa que busca sempre mais ao superar desafios corporativos, sempre levando em consideração o FIT cultural e viabilização do ROI & Paybacks engajados na estratégia e crescimento. Atualmente, conta com duas unidades no exterior, uma nos Estados Unidos, na Florida, e outra na Argentina, em Buenos Aires. Em solo nacional, a empresa conta com unidades em Curitiba (matriz), São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre tantos investimentos, a empresa projeta crescimento de 70% ainda em 2021.
Serviço
SAP NOW Brasil 2021
Data: 14 e 15 de setembro
Horário: Início às 9h
Local: On-line
Inscrição e demais informações: https://sapnow.com.br/
Matéria elaborada pela Smartcom e publicada nos portais:
VEJA TAMBÉM: Implementação do SAP S/4HANA somada ao GMO resulta na transformação digital e organizacional da Lavoro |